Skip to main content

Se você é realmente um apaixonado pelo pretão, aposto que tem ou já teve, pelo menos, um aplicativo de café. Eles ajudam a escolher qual tipo experimentar e servem como uma espécie de diário, no qual você anota tudo sobre as notas de sabor de cada bebida. Enfim, opção é o que não falta. 

Pensando nisso, separamos seis dos melhores apps que coffee lovers precisam ter em seus smartphones! Continue a leitura e confira.

Por que ter apps de café?

Antes de irmos direto para os apps, vale a pena falarmos um pouco sobre o porquê de tê-los. Atualmente, os smartphones desempenham múltiplas funções, muito mais do que apenas telefônica. Com esses aparelhos, podemos facilitar a rotina e o dia a dia, inclusive dos coffee lovers. 

Buscando trazer mais praticidade para os apaixonados por café, os aplicativos auxiliam os usuários a encontrar a cafeteria mais próxima, permitem que os coffee lovers possam compartilhar o amor pela bebida, oferecem jogos sobre o assunto, testam os conhecimentos, dão dicas, entre outros. 

É a facilidade de ter nas mãos — literalmente — informações, entretenimento e muito mais, tudo relacionado ao café!

Convenceu-se de que você precisa ter, pelo menos, um aplicativo no seu celular? Confira essas opções que separamos! 

Os melhores apps para coffee lovers

São infinitas as possibilidades, desde redes sociais a jogos e diários. Separamos os melhores aplicativos de café para coffee lovers. 

 

1. Cupping Lab

Cupping Lab

Um aplicativo cheio de prêmios. Imagem: Reprodução/Cuping Lab

O Cupping Lab é um aplicativo para quem quer degustar e classificar os cafés que toma. O app fez tanto sucesso que foi vencedor do prêmio “Best Choice” da Specialty Coffee Association (SCA) em 2013. 

Com interface simples e bem desenvolvida, é possível dar notas para cada característica do café de forma organizada e rápida. São atributos como uniformidade, doçura, corpo, entre outros. 

Os únicos pontos negativos do aplicativo são o idioma, já que ele é apenas em inglês, e também quanto às informações do que cada característica do café significa. Não tendo nenhuma explicação, um coffee lover inexperiente pode se questionar sobre o que cada coisa é.

Está disponível para iOS e Android

<Baixe agora mesmo>

2. coffee.cup.guru

Coffee.cup_guru

App super útil para todos os coffee lovers. Imagem: Reprodução/coffee.cup.guru

Este é um app que é uma mão na roda para quem adora experimentar novas receitas com café. Com o objetivo de te ajudar a extrair o melhor do pretão, o coffee.cup.guru é repleto de informações sobre como preparar os mais diversos métodos

Tenha as proporções de água e pó na palma da sua mão — literalmente. São mais de 30 receitas cadastradas na plataforma, que utilizam desde AeroPress e Hario V60 até Chemex e French Press.

Além do mais, no app você encontra timers e tem um espaço dedicado à criação das suas próprias receitas. Quer mais? Então, toma: pelo coffee.cup.guru você pode compartilhar seus métodos de preparo do café com os outros usuários, assim como consegue ver o que os outros estão fazendo. 

A única desvantagem é que o aplicativo está disponível apenas em inglês. Há versão para iOS e Android.

<Baixe agora mesmo>

3. 46 degrees Coffee Calculator

46degrees Coffee Calculator

Apesar do nome assustador, esse app é muito útil.. Imagem: Reprodução/46 degrees Coffee Calculator

O 46 degrees Coffee Calculator é um app mais profissional, ideal para baristas e torrefadores. No aplicativo, é possível controlar dosagens, proporções, quantidade de grãos ou pó, entre outros. 

Com ele, fazer café fica muito mais prático, já que a própria interface calcula a dose com a proporção do pó dando o rendimento de extração, o desvio e a diluição. Além disso, o 46 degrees Coffee Calculator sugere ajustes de concentração tendo a receita como base. O resultado é dado de acordo com a metodologia da National Coffee Association (NCA).

Os desenvolvedores recomendam o uso do Total de Sólidos Dissolvidos (TDS) ou então um refratômetro de café, como VST ou Atago, para que as proporções fiquem as mais corretas possíveis.

Os pontos negativos do aplicativo são quanto ao idioma, apenas em inglês, e também ao fato de que só está disponível para sistema Android.

<Baixe agora mesmo

4. Coffeely

Coffeely

Um app brasileiro de sucesso. Imagem: Reprodução/Coffeely

Banner para comprar cafés online

Coffeely é um aplicativo para todos os coffee lovers e tem uma ideia bem legal. Uma das interfaces desse app permite que você conheça todas as características do café, como país de origem, produtor, torra e muito mais com apenas uma foto.

Tudo o que você precisa fazer é fotografar a embalagem e, em segundos, o app identifica informações sobre o café. Além disso, é possível ver avaliações e comentários sobre o produto. 

Além disso, é possível registrar e explorar receitas, conectar-se com os amigos e encontrar baristas, torrefadores e outros profissionais do mundo do café. Sabe o que é o melhor? Tudo em português. 

Disponível apenas para sistema Android.

<Baixe agora mesmo>

5. Coffitivity

Coffitivyti

Esse é um bom app para quem não sai das cafeterias. Imagem: Reprodução/Coffitivity

A cafeteria é um espaço produtivo e bastante agradável. Não é à toa que muitas pessoas vão até lá para trabalhar, estudar e, até mesmo, ler. O ambiente inspira criatividade e, muitas vezes, traz foco para os usuários. 

Pensando nisso, o Coffitivity desenvolveu um app com o objetivo de recriar sons e trazer lembranças do clima das cafeterias.

O app é perfeito para os dias em que você não pode ir até uma cafeteria para realizar suas atividades — ainda mais em uma pandemia. 

O Coffitivity é em inglês, gratuito e está disponível para Android e iOS.

<Baixe agora mesmo>

6. The Great Coffee App

The Great Coffee App

m app bastante conhecido de café. Imagem: Reprodução/The Great Coffee App

Outro aplicativo de café bastante premiado, The Great Coffee App foi o melhor app em  2013 na App Store chinesa, top 1 nos mais baixado da categoria “pago” em oito países, “Editor’s choice” na Coreia do Sul, entre outros. 

Desenvolvido por profissionais do café, fotógrafos e coffee lovers, o aplicativo é perfeito para os iniciantes nos preparos do pretão, já que é repleto de receitas, dicas e truques que deixam a bebida ainda mais saborosa e com jeitinho de barista.

O app é pago e está disponível apenas para iOS, ao preço de US$ 2,99. Além disso, ele é todo em inglês. 

Libera a memória do celular que esses aplicativos são bons demais! Agora que você já conheceu os melhores, aposto que pelo menos um ficou com vontade de baixar, não é mesmo? 

Para ficar por dentro de mais curiosidades sobre o mundo do café especial, como esses apps, assine a newsletter do Moka Clube e receba tudo direto na sua caixa de e-mail. Fácil assim. 

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório