Skip to main content

Os apaixonados por redes sociais com certeza já ouviram falar nesse preparo com pretão, que é para lá de fotografável. Trend no TikTok com mais de 506 milhões de vídeos produzidos e febre na internet toda, te mostramos tudo sobre o café Dalgona e como fazer essa delícia cremosa — e super famosa. 

É para fazer, se deliciar e, quem sabe, fotografar. Continue a leitura do post e entenda mais sobre o Dalgona Coffee.

Banner para comprar cafés online
O que café Dalgona?

Contents

Aqui na nossa terra Brasil, o Dalgona nada mais é do que o conhecido e saboroso café cremoso, aquele que ficou bem popular nos anos 1980. Porém, o preparo ganhou destaque e ficou famoso com os sul-coreanos, que lançaram essa trend nas redes sociais e que viralizou. 

A história toda começa lá no país asiático em plena pandemia da Covid-19, quando todas as cafeterias da Coreia do Sul fecharam. Dessa forma, o pessoal começou a preparar o Dalgona Coffee e compartilhar a receita nas redes sociais, como Tik Tok, Instagram e YouTube. De lá para cá, o preparo viralizou e o café ganhou destaque no mundo todo.

“Dalgona” pode soar estranho para nós, mas para os sul-coreanos o nome faz sentido. Isso porque ele é uma referência a um doce típico da região, que é parecido com o caramelo e que tem aparência muito semelhante ao café cremoso. 

Café Dlagona e ingredientes

Dalgona Coffee ficou conhecido como “café TikTok” pelo grande sucesso na rede social.

Essa bebida cremosa é bem simples de fazer. A receita de café Dalgona tradicional conta com apenas três ingredientes e pode ser armazenada por até quatro meses no congelador. Dá para perceber por que fez tanto sucesso, não é mesmo?

Café Dalgona: a receita

A primeira coisa que é necessário saber sobre como preparar essa bebida é que não é possível fazer o café Dalgona com café normal. Para esse método, é preferível o tipo liofilizado ou solúvel. 

Fora isso, a receita é bem simples e deliciosa. Os principais ingredientes do café Dalgona são poucos e o preparo não é um bicho de sete cabeças. Para os coffee lovers que amam misturas de café diferentonas e inovadoras, essa é uma boa opção. Veja o passo a passo

Passos para o preparo do café Dalgona

Para o preparo do café Dalgona, são necessários café, açúcar e água.

 

Rendimento: 1 xícara
Tempo de preparo: 10 minutos
Nível de dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de café solúvel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de água quente
  • 1 xícara (chá) de leite (pode ser gelado ou quente e, até mesmo, de origem vegetal)

Modo de preparo

Em um recipiente, junte o café solúvel com o açúcar e a água quente e bata. Pode ser na batedeira ou mesmo na mão com um fouet

Bata bem por cerca de cinco minutos ou até formar um creme com textura de caramelo. Ele precisa estar em picos firmes, ou seja, quando você erguer o fouet é preciso ter o desenho de um suspiro. 

Ponto do café Dalgona

A textura do Dalgona Coffee precisa estar em picos firmes.

Depois disso, é hora de montar a bebida. Na xícara, adicione o leite quente — ou gelado, se preferir — e, em cima, coloque o café Dalgona, como se fosse um chantilly. Para acrescentar um toque a mais de sabor, você pode polvilhar canela em pó ou raspas de chocolate. 

Feito! Seu café Dalgona TikTok trend está preparado e pronto para ser consumido — não vamos te julgar se você quiser tirar uma foto antes. 

Conheça a trend do TikTok

Falamos tanto sobre a trend do TikTok que você pode estar curioso para ver os vídeos que os usuários andam postando por lá. Pois bem, selecionamos os melhores deles para você conhecer mais sobre esse universo e se inspirar. Confira! 

sweatininpink

A sweatininpink preparou um café Dalgona tradicional com café gelado. Para dar um toque a mais de refrescância, ela acrescentou pedras de gelo.

@sweatininpinkis this triggering or nostalgic? I can’t decide ##whippedcoffee ##dalgonacoffee ##plantmilk ##learnontiktok ##tiktokpartner recipe and frother in comments!♬ death bed (coffee for your head) – Powfu & beabadoobee

plantbasedcouple

O casal Johanna e Lenni preparou um café Dalgona com leite vegetal, que também fica supersaboroso e é uma ótima opção para veganos. Além disso, eles bateram o creme com um garfo — agora você não tem desculpa nenhuma para não fazer essa bebida.

@plantbasedcoupleOf course we had to try #coffeelover ☕️ turned out so good😍 #whippedcoffee #instantcoffee #coffee #coffeetime #icedcoffee #coffeeaddict #vegan♬ death bed (coffee for your head) – Powfu & beabadoobee

laviedeyingying

Este perfil mostra como é simples a receita do café Dalgona. No vídeo, é possível ver qual o ponto ideal do creme que é colocado em cima do leite. 

@laviedeyingyingTrả lời @saolailmnhuvayvoitoi Tâm trạng kg ổn thì mình thì hay uống này 🥺 Món này chắc nhiều bạn biết rồi hen #dalgonacoffee #caphebotbien♬ nhạc nền – Feelings Music Official

hanse____

Duvido que você já tenha visto um copo diferentão assim! Este perfil trouxe o café Dalgona em um recipiente para lá de inovador. A ideia era parecer um cogumelo. 

@hanse____😋👍#달고나커피 #홈카페 #dalgonacoffee♬ 오리지널 사운드 – 한세

mateo_y_mateo

Já o Mateo trouxe o café Dalgona feito na batedeira. É uma forma que exige menos esforço físico, além de ser mais prática e rápida.

@mateo_y_mateoDalgona Coffee @ #bogota #fyp #viral #recipe #dalgonacoffee #coffee #recipe #colombia #foodie #tiktokfoodie♬ sonido original – comiendoalcuadrado

Fazer café ganhou um novo significado com o Dalgona Coffee. Prático, rápido, saboroso e bonito, não é à toa que essa bebida ficou tão famosa mundo afora. Experimente preparar em casa e dar seu toque pessoal à receita. Para aqueles que não gostam de açúcar no pretão, uma boa ideia é substituir por canela ou chocolate amargo. 

Com o café Dalgona, as possibilidades são infinitas! Quer conhecer mais novidades e tendências do mundo do pretão? É só assinar a newsletter do Moka Clube para saber tudo sobre o grão mais amado!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório