Se você é fã de um bom cafezinho, provavelmente conhece ou já ouviu falar da prensa francesa, também conhecida como cafeteira francesa, french press ou press pot. Ela é famosa por promover uma fusão mais densa entre o café moído e a água, além de permitir que os óleos e sedimentos naturais entrem em contato com a bebida.
E você pensa que precisa ir a algum estabelecimento para degustar uma maravilha assim? Nada disso! Dá para preparar um café para prensa francesa em casa mesmo, aproveitá-lo na sua própria companhia ou oferecer aos amigos uma bebida digna de elogios.
Neste post, nós vamos contar tudo sobre o equipamento. Chega mais para saber como usar a prensa francesa, como escolher o melhor café para ela e quais os métodos de preparo para a bebida perfeita!
O que é prensa francesa
Contents
Foram os franceses Mayer e Delforge os responsáveis pelo lançamento do primeiro projeto da prensa francesa, em 1852. Na época, ela ainda não era como a conhecemos atualmente – o equipamento não tinha o êmbolo. A prensa que usamos hoje em dia surgiu em 1929, criada por um designer italiano.
Ela é um método de infusão no qual os grãos moídos de café entram em contato direto com a água quente, assim como acontece no preparo de chás. O café é feito manualmente, sem necessidade de energia elétrica e de outros materiais como o filtro de papel. Na hora de decidir como preparar café na prensa francesa, o básico necessário é água quente, grãos e uma xícara.
A prensa contém uma jarra, geralmente de vidro, mas que também pode ser feita de cerâmica ou metal. Na parte de dentro, há um êmbolo com uma peneira e uma tela, que substitui o filtro de papel e é responsável pela separação do pó e da água. A terceira e última peça é um suporte que mantém as outras duas partes unidas.
Diferenciais da prensa francesa
Diferentemente de uma cafeteira comum, o modelo francês tem peculiaridades que deixam o café ainda mais incrível. Confira algumas!

O café para prensa francesa é muito mais saboroso e, inclusive, ecológico!
1. Pode ser usada em casa
Há quem pense que é necessário ir a uma cafeteria para degustar um café de qualidade. Porém, como dissemos, é possível usar a prensa francesa em casa para fazer bebidas deliciosas de maneira tão rápida e fácil quanto o preparo de café liofilizado.
2. Faz bebidas encorpadas
O café feito neste equipamento tem sabores complexos e intensos. Ele é mais encorpado, aromático e um pouco mais doce se comparado àqueles em que são usados outros métodos de preparo.
Ao contrário dos filtros de papel, a prensa francesa retém alguns óleos e gorduras presentes no café em grãos que são muito importantes para a bebida.
3. É um método manual
Fazer o café manualmente permite que você controle todos os detalhes do processo, como a temperatura da água e a intensidade do sabor. Por isso, também é importante escolher grãos de qualidade e com a torra adequada – a média é a mais indicada.
4. Não utiliza energia elétrica
A cafeteira francesa funciona manualmente e seu processo é todo mecânico. Assim, você pode preparar uma bebida de qualidade sempre que quiser, sem se preocupar com a conta de energia.
5. Não precisa de filtro de papel
A prensa francesa pode ser considerada um método ecologicamente correto de preparo de café, já que dispensa o uso do filtro de papel e, com isso, reduz a produção de lixo.
Outra vantagem é a presença da tela, que substitui o papel e que permite a entrada dos óleos e das gorduras já mencionados, os quais acentuam o sabor.
6. É de fácil acesso
No passado, esse tipo de cafeteira já foi considerado um item de luxo – era muito comum que os noivos ganhassem o equipamento como presente de casamento. Hoje em dia, é possível encontrar prensas de diversos modelos e com preços para todos os bolsos.
Melhores tipos de café para prensa francesa
O café fino encontrado em supermercados não é indicado para esse aparelho. Saiba qual é o melhor tipo de café para prensa francesa!

Na hora de escolher o café para fazer na prensa francesa, dê preferência para os especiais.
Grãos de qualidade superior
Para a bebida sair deliciosa, é necessário contar com insumos de qualidade. Além da água, que deve ser pura e fresca, utilize grãos de café especial – eles garantem uma experiência diferenciada na hora da degustação.
Grãos moídos na hora
Para que o café não sofra oxidação, o ideal é moer os grãos na hora do preparo. Esse processo preserva as características originais do café, como aroma, doçura e acidez. Hoje em dia, é possível encontrar moedores compactos para usar em casa.
Grãos com a moagem correta
Na hora de moer, é muito importante prestar atenção à espessura do pó. Como a tela que substitui o filtro tem espaços maiores, o pó fino pode passar para a bebida. O ideal é moer o grão até uma textura parecida com a da aveia.
Como fazer café na prensa francesa
O processo de preparação da bebida na prensa francesa é simples, mas precisa de alguns cuidados especiais. O principal deles é o uso de produtos de qualidade — tanto o equipamento quanto o grão. Veja um passo a passo de como preparar o café de maneira correta!
Escalde
Essa primeira etapa é opcional. Encha o recipiente com água quente e depois descarte o líquido. O processo preaquece a prensa e evita que a bebida seja comprometida por grandes diferenças de temperatura
Coloque os grãos
Como foi dito, é indicado escolher grãos de espessura média, que lembrem o tamanho de aveia. Se você ainda não tem noção da proporção ideal entre grão e água, uma boa opção é começar usando 6 g de café para 100 ml do líquido. Depois, pode ir ajustando essas quantidades de acordo com o seu gosto.
Aqueça a água
Para que o café seja extraído corretamente, a temperatura da água deve estar entre 85°C e 95°C. Não tem termômetro? Aqui vai uma dica para não errar: deixe a água ferver e espere cerca de 40 segundos antes de colocá-la na prensa. Para evitar que a bebida transborde, não encha o equipamento até o limite. Utilize sempre água pura e filtrada para ter melhores resultados.
Aguarde quatro minutos
Depois de misturar levemente a água e o café, feche a prensa e aguarde quatro minutos. O período de repouso não deve ultrapassar esse tempo, pois isso pode deixar a bebida amarga demais. Nessa etapa, a haste ainda deve permanecer para cima.
Pressione a haste
Agora é a hora de pressionar o êmbolo até que todo o pó seja prensado. Esse processo deve ser feito com delicadeza. A bebida vai fluir para a parte de cima do filtro e estará pronta para ser degustada. Não deixe o café pronto na prensa por muito tempo — ele vai ficar muito amargo por causa do contato com os sedimentos.
Solucione problemas
Se você ainda não tem muita experiência com a prensa francesa, pode ser que seus primeiros cafés não correspondam às expectativas. Isso é uma questão de adaptação, e é fácil de resolver testando proporções. Confira quais são os principais problemas e saiba como solucioná-los:
- café muito fraco: pode ser que a moagem esteja grossa, então tente moer um pouco mais da próxima vez ou deixar o pó em infusão por mais tempo;
- café muito forte: em vez de esperar os quatro minutos da infusão, procure servir a bebida em apenas três;
- café amargo: talvez o seu grão esteja moído demais, então use um pó um pouco mais grosso na próxima tentativa.
Como escolher a prensa francesa ideal
Antigamente, era comum encontrar apenas prensas francesas feitas de vidro ou plástico. Mas o aparelho se popularizou e, hoje, o mercado oferece essas cafeterias em outros materiais, como aço inoxidável e metal. O preço também varia entre R$ 50 e R$ 500.
Quer saber como escolher o modelo ideal para você e onde comprar prensa francesa? Continue a leitura e confira alguns critérios!
Materiais
É importante frisar que o material pela qual a cafeteira francesa é feita não influencia no sabor da bebida! Na hora de comprar, escolha o que mais agradar a você visualmente. Caso goste de levar sua prensa em viagens ou para o trabalho, evite os modelos de vidro, pois há mais chances de quebrar.
Firmeza
Preste atenção ao filtro. Ele deve ser bem justo nas paredes da jarra, a fim de evitar que o pó passe pelas laterais. O êmbolo também precisa ser firme e apresentar certa resistência ao ser empurrado para baixo. Todas essas características contribuem para um café de maior qualidade.
Tamanho da tela
Atente-se a à tela metálica que funciona como filtro ao escolher um modelo. Ela separa o pó da água quando o êmbolo é empurrado — portanto, quanto mais fina for a tela, melhor. Isso vai evitar que seu café fique com pedacinhos do grão moído e com aquela borra no final da xícara. Esses resíduos são os responsáveis por deixar a bebida mais amarga.
Capacidade
O mercado dispõe de cafeteiras com capacidade para fazer, em média, de três a oito xícaras — de 300 ml a 1 l, aproximadamente. Antes de adquirir a sua, avalie o uso que vai dar ao equipamento. Se toda a família gosta da bebida, os modelos maiores são os mais adequados. Se só quem vai aproveitar é você, os menores dão conta do recado.
Acessórios
Há equipamentos que são vendidos sozinhos, enquanto outros vêm com alguns acessórios, como filtros de reposição, canecas e colheres de medida. Tenha em mente que todos esses itens podem ser bastante úteis, mas não são imprescindíveis para o bom funcionamento da prensa nem para o preparo do café. O produto também pode sair mais caro por causa deles.

Quantos mais acessórios a prensa tiver, mais cara ela tende a ser.
Limpeza
Dê prioridade a modelos fáceis de limpar, como os que podem ser colocados em máquinas de lavar louça. Como é preciso fazer a limpeza sempre que você terminar de usar o equipamento, o ideal é que esse processo não seja muito trabalhoso.
Cuidados com o equipamento
Para que a sua cafeteira dure mais tempo e funcione melhor, alguns cuidados fazem muita diferença. Veja quais são!
Lavagem cotidiana
Depois que a cafeteira estiver fria, remova todo o café do compartimento com as mãos ou com uma espátula — se preferir a segunda opção, use um utensílio de material que não risque a sua prensa.
Encha a jarra de água e adicione algumas gotas de detergente. Em seguida, empurre o êmbolo algumas vezes, até remover todos os resíduos. Para terminar, descarte a água com sabão e enxágue a peça.
Limpeza completa
Para uma limpeza mais profunda, é necessário desmontar a cafeteira depois da lavagem básica para higienizar as peças individualmente. Desenrosque o parafuso do final da haste com cuidado e retire a tela metálica, que precisa estar sempre bem limpa.
A limpeza completa pode ser realizada tanto com sabonete líquido quanto com bicarbonato de sódio. Se escolher o segundo, misture-o com água para formar uma pasta e aplique em todas as peças, uma por uma, com o auxílio de uma esponja macia. Também é possível limpar com vinagre diluído em água em partes iguais, uma solução que remove aqueles resíduos mais difíceis de sair.
Para finalizar, é comum fazer um último enxágue com água quente. É algo dispensável, mas que auxilia na higiene correta. Por ser mais profunda, essa limpeza pode ser feita com menor frequência — uma vez por semana, por exemplo.
Frequência de limpeza
Tem gente que prefere fazer só a lavagem inicial no dia a dia, para economizar tempo. Esse costume não vai prejudicar a sua cafeteira a curto prazo. Caso prefira adotar essa prática, não se esqueça de realizar a limpeza completa pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de resíduos na prensa.
Sem dúvida, essa cafeteira é um utensílio que qualquer coffee lover gostaria de ter em casa para preparar aquele cafezinho especial de forma simples e rápida. Agora que você já sabe como escolher o café para prensa francesa, que tal começar a usá-la para degustar bebidas com sabores e aromas incríveis?
O Moka Clube oferece, para você, prensas francesas, cafés especiais, moedores de café e muitos outros equipamentos para preparar nosso amado elixir negro. Clique no banner e confira!