Carrinho

No café da manhã, no fim de uma tarde nublada ou em um encontro com amigos, um pretão perfeito sempre é uma boa pedida. O melhor é que não é preciso ficar sempre na versão convencional, já que existem diferentes métodos de preparo de café que trazem um toque especial à sua bebida preferida.

Você quer conhecer melhor esses tipos de preparo? Continue a leitura do post para saber mais sobre todos os processos!

Banner para comprar cafés online

Espresso

Este método de preparo é simplesmente um clássico e ocorre por meio da pressão. Os grãos são moídos na hora e submetidos a uma força de 9 bar no filtro da máquina de espresso. Além disso, a água deve estar aquecida por volta de 90 °C de temperatura.

Trata-se de um café encorpado e rico em sabores e em aromas, com espessura consistente e sabor marcante.

Melitta

O método de preparo de café por meio de filtros de papel é um dos mais comuns no Brasil. A técnica é bastante prática: você só precisa colocar o café no filtro e, depois, ir despejando água quente para a pré-infusão. Espere cerca de 30 segundos e adicione o resto do líquido de forma contínua.

O café que passa por esse tipo de processo costuma ser mais leve, pois o coador retém todos os sólidos. Além disso, é uma bebida doce e com acidez acentuada.

Hario V60

O filtro Hario v60 é semelhante ao Melitta, porém conta com uma abertura maior e com uma espécie de “ranhura” em forma de espiral.

Este método de preparo tem início com o escaldamento do filtro com água quente, para que as impurezas do papel sejam removidas. Quando terminar de escorrer, jogue o líquido fora e, depois, coloque os grãos moídos. 

Inicie o processo de pré-infusão com a água em temperatura de 92 °C a 96 °C. Após 45 segundos, adicione o resto do líquido em movimentos circulares.

O resultado é uma bebida adocicada e com sabor suave, na qual fica evidente  todas as nuances delicadas do café.

Moka italiana

Para preparar um café na Moka Italiana, você deve adicionar a água na base do equipamento até o nível da válvula de segurança. O grão do café deve ter moagem média e ser inserido no compartimento adequado. Quando a água aquece, ela entra em contato com o pó e ambos são impulsionados para a parte superior da cafeteira.

Existem diversos tamanhos e modelos de moka, modo italiano de preparar café, e a bebida preparada nela é encorpada, intensa e tem um final marcante.

French press

Com a french press, também conhecida por prensa francesa, a filtragem é feita por meio da separação entre sólido e líquido. Nela, a moagem deve ser mais grossa, uma vez que o utensílio não utiliza filtro de papel, e sim uma tela fina que salienta bastante as características da bebida.

O primeiro passo para fazer o café nesse tipo de prensa é adicionar a água quente no recipiente para deixá-lo aquecido, mantendo assim a temperatura da bebida. 

Depois retire a água, coloque o pó no béquer e, em seguida, volte a despejar água quente. Mexa a mistura e espere até 4 minutos para o processo de infusão acontecer. Passado esse tempo, empurre o êmbolo, responsável pela filtragem, e sirva.

Essa técnica extrai todo o sabor do café, pois conserva seus óleos essenciais — o que resulta em uma bebida suave e rica em características aromáticas.

Coador de pano

Um dos métodos de preparo de café mais consumidos pelos brasileiros, o coador de pano é uma das mais fortes tradições no país. Com um sabor bem característico, remete às lembranças envolvendo as tardes com a família. 

Um dos tipos de coador de café, o de pano também pode ser um método de preparo para cafés especiais. Feito de algodão em formato cônico, possui um anel de metal que serve como um porta filtros para segurar o pano. O resultado é uma bebida cremosa e com um sabor muito completo. 

Café turco

O café turco é um dos métodos de preparo mais antigos do mundo, caracterizado por uma bebida espessa e não filtrada. Decorrente de uma infusão com café pulverizado (uma moagem extra-fina), são adicionadas especiarias para que o pretão fique corpo intenso e com sabor e aroma marcantes e adocicados. 

Para o preparo do café turco, você precisará de um cezve (pequena panela de latão ou cobre com cabo comprido). 

Nesse método, a água é fervida dentro desse utensílio junto com as especiarias e, depois que retirar do fogo, é só acrescentar o pó de café e misturar bem. Em seguida é necessário voltar à ebulição por até três vezes e deixar descansar para que ocorra a sedimentação. 

Chemex

Este método de preparo é um dos que mais resultam em uma bebida limpa e pura. Por meio de um filtro de papel grosso e circular, a tripla camada presente no utensílio faz com que os óleos do café sejam absorvidos. 

Produzido em formato de ampulheta, a jarra de vidro é resistente a altas temperaturas e possui um anel de madeira envolto em um laço de couro. Por ser de material não poroso, o Chemex não interfere no resultado final do café.

Globinho

Criada e patenteada por Loeff de Berlim, em 1830, a cafeteira Globinho usa a física para preparar o café. Também conhecido como sifão, globo, cona vacuum, syphon, vacpot ou vacuum coffee maker, esse método de preparar o pretão oferece uma experiência única e um sabor sensacional.

A Globinho é composta por dois globos de vidro, um na parte inferior, que é onde se coloca água e que recebe o calor, e outro na superior, onde fica o café de moagem grossa.

No funcionamento da cafeteira, usa-se da transferência térmica a vácuo, ou seja, quando a chama esquenta a água e esse vapor sobe, o café entra em imersão. Assim, perdendo o calor, o vácuo acontece e o pretão acaba sendo coado pelo filtro do globo superior, resultando em um bom café.

Aeropress

O espresso feito na cafeteira aeropress é um dos métodos favoritos de preparo do café para quem quer praticidade. Feito pela passagem da água quente em alta pressão pelos grãos moídos, o resultado é uma bebida forte e com notas precisas. 

Para um melhor resultado final, é necessário se atentar a três processos, são eles: os tipos de torra de café, a moagem e a pressão. Com a torragem longa e a moagem fina, é possível que os grãos tornem-se solúveis, o que aumenta o aroma e sabor da bebida. 

Já a pressão é o principal segredo desse tipo de café. Por isso, a água precisa estar quente e deve ser forçada através do café moído. Essa etapa é possível de ser realizada por meio de equipamentos, como você verá abaixo. 

Pressca

Um método de fazer café brasileiríssimo, criado em Santa Catarina por Gerson Prates Amaro, em 2016, a Pressca é uma cafeteira portátil, leve e térmica. Com esse tipo de preparo, o café infusionado preserva os óleos naturais, fazendo com que a doçura e a acidez sejam preservadas e ressaltadas. 

Cafeteira pressca vermelha em frente a estúdio de música

A cafeteira Pressca é muito versátil e prática.

Com cinco componentes principais (a base, o copo exterior, o filtro, o êmbolo e a tampa), na Pressca, a água quente e o pó de café são colocados juntos. Após a infusão, o êmbolo é encaixado e pressionado. Dessa forma, a bebida passa pelo filtro e está pronta.

É importante destacar que, quanto mais tempo o pó ficar infusionado, maior quantidade de cafeína será liberada, deixando a bebida com sabor amargo

Por que há tantos métodos de preparo de café?

Os vários métodos de preparo de café surgem para que a bebida seja explorada ao máximo em todas as suas especificidades, do sabor às características de corpo e acidez, de forma a destacar as qualidades de cada variedade de café.

Para que você descubra qual seu método preferido, o conselho é experimentar e fazer a análise sensorial de café. Assim, você prova os mais puros, aqueles sem os óleos naturais, e os mais encorpados e com sabores intensos. 

Dessa forma, é importante ressaltar que não existe melhor nem pior técnica, mas, sim, aquela adequada à sua vontade. Porém, é claro que, para chegar a resultados incríveis, torna-se necessário ficar atento à moagem ideal para cada preparo, além da qualidade do café e dos utensílios utilizados.

Métodos de preparo do Moka

Para você testar variados métodos de preparo, o Moka Clube possui diversos utensílios que te auxiliam a explorar o universo dos cafés. Confira! 

Hario V60

O Hario V60 tem um design ideal para que a extração do pretão seja mais harmônica e direta. 

hario-v60

Botão para comprar no e-commerce

Moka italiana

Conhecida como Moka, Italianinha ou espresso caseiro, essa cafeteira prepara a bebida por um método simples e que é muito apreciada por vários coffee lovers.

Homem segurando uma cafeteira Moka preta em frente a fogão de lenha.

Botão para comprar no e-commerce

French press

A french press extrai os mais puros óleos e sabores do grão de café. Com um pistão especial do equipamento, quando pressionado, a mistura da água com o pó transforma-se em notas e em uma bebida única no paladar.

French press em cima de uma mesa de madeira.

Botão para comprar no e-commerce

Coador de pano

Um filtro considerado de casa de vó, o coador de pano é bastante utilizado pelo povo brasileiro. O método do Moka é produzido com um tecido 100% algodão, além disso, é ecologicamente correto,  já que pode ser reutilizado por um certo tempo.

Coador de café de pano com xícara embaixo.

Botão para comprar no e-commerce

Aeropress

O Aeropress é um equipamento que permite um controle maior na hora do preparo. Isso acontece pois é possível determinar o tempo de infusão do café e, quanto mais tempo de contato entre café e água quente, maior a extração da bebida.

Cafeteira aeropress ao centro com um copo ao lado direito e um saco de café a esquerda.

Botão para comprar no e-commerce

Pressca

Nada mais prático do que a Pressca para fazer o café que amamos. Com sistema exclusivo de infusão e extração, a cafeteira garante um café delicioso de um jeito simples e rápido. 

Cafeteira pressca amarela em cima de uma mesa com jornal aberto.

Botão para comprar no e-commerce

Neste material, foi possível observar que cada método de preparação de café possui características diferentes, capazes de realçar aromas e sabores, deixando a bebida favorita do brasileiro ainda mais especial.

Agora, você já conhece os principais métodos de preparo de café! Para comprar equipamentos e grãos especiais, acesse o site do Moka Clube e confira os melhores itens. Clique no banner abaixo!

Banner para comprar equipamentos de café no Moka.