Skip to main content

O pretão é tão brasileiro que se tornou a segunda bebida mais consumida pelo nosso povo, perdendo só para a água. E, antes de preparar, conhecer a origem do café e como foi sua chegada ao Brasil pode mudar completamente sua experiência.

Afinal, conhecer a história do alimento muda nossa relação com ele. Esta descoberta faz com que valorizemos os países produtores e o consumo do café.

Quer entender como exatamente foi a jornada do café no mundo até que ele chegasse à sua xícara? Continue a leitura e se surpreenda!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.De onde veio o café?

A origem exata do café é extremamente incerta, mas muitos estudiosos a remetem ao século IX, nas terras altas da Etiópia. Justamente pela incapacidade de encontrar um local específico, diversas lendas sobre o surgimento do grão foram criadas.

A mais famosa é a de Kaldi, pastor que viveu na Etiópia há cerca de mil anos e que notou que, após comerem alguns frutos avermelhados, suas cabras ficavam mais ativas e alegres, conseguindo percorrer quilômetros.

Intrigado, Kaldi levou a informação para um monge, que utilizou os frutos na forma de infusão para, assim, conseguir absorver as capacidades estimulantes dos grãos. Tal prática se espalhou rapidamente pela cidade e a bebida ficou cada vez mais procurada.

Há, ainda uma outra vertente da história, que diz que o monge se assustou com o poder do grão e o jogou no fogo. Ao queimar, nosso amado aroma de café foi liberado, e o cheiro convenceu o monge a preparar um pretão.

Homem passando café no meio do cafezal.

O aroma do café durante o preparo mostra como o grão é delicioso só pelo cheiro.

Independentemente da versão da lenda que você mais goste, uma coisa é fato: com o tempo, as mudas de café começaram a se espalhar pelo Egito e pela Europa, especialmente no século XVI.

Como foi a chegada à Europa?

Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida. Isso porque o cultivo do grão assumiu grande importância econômica e era mantido como um segredo pelos árabes, já que muitos acreditavam em suas habilidades milagrosas.

Aliás, é justamente por ter sido tão popular e importante para a Arábia Saudita que hoje temos o Café Arábica, uma das espécies mais consumidas ao redor do mundo.

Estima-se que em 1570 o café pousou pela primeira vez em terras europeias, precisamente na Itália, graças às viagens realizadas ao Oriente. A primeiro momento, a bebida era proibida para os cristãos e só foi legalizada após o papa Clemente VIII provar e gostar de um pretão bem feito.

Em 1652, é inaugurada, na Inglaterra, a primeira casa de café. Vinte anos depois – em 1672 –, foi a vez de Paris abrir as portas ao grão. Já o costume de colocar açúcar no café – visto por muitos como pecado – começou na França, durante o reinado de Luís XIV.

Com o tempo, o café foi se ramificando por muitos mais países na Europa e se tornou um costume, principalmente entre os intelectuais, consumi-lo em encontros e passeios.

Como surgiu o costume de consumir o café?

A cultura do café teve diferentes perspectivas ao redor do mundo. Para os árabes, a ingestão até mesmo in natura estava relacionada principalmente com as propriedades estimulantes dos frutos.

Homem e mulher na cozinha, preparando um café com o grão especial do Moka em uma prensa francesa.

Hoje em dia, o ato de tomar café reúne amigos, familiares e casais ao redor do mundo todo.

Com o surgimento das primeiras cafeterias, o consumo ganhou um aspecto social e esses lugares se tornaram pontos de encontro entre comerciantes para negócios e lazer.

Na Europa, tomar café virou um hábito associado aos encontros sociais. Considerada uma bebida de prestígio na sociedade, era consumida por pessoas do alto escalão europeu. Também foi nesse continente, mais precisamente em Veneza, na Itália, que se iniciou o costume de coar o café e acrescentar leite a ele.

Como chegou ao Brasil?

A história do grão no Brasil começa no século XVIII, no Norte do país, precisamente em 1727. A primeira muda de café foi trazida clandestinamente pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta, quando fez uma viagem à Guiana Francesa com interesses comerciais

As primeiras plantações começaram no Nordeste, porém, como o clima não era favorável ao plantio, o cultivo do café foi levado para o Maranhão, Rio de Janeiro e, posteriormente, São Paulo e Minas Gerais.

O plantio no Vale da Paraíba (RJ), foi um sucesso tão grande que, em 1860, o Brasil produzia 60% do café mundial, o que tornou possível a popularização do nosso amado pretão ao redor do globo, já que ficou bem mais barato.

No entanto, as terras cariocas logo começaram a se esgotar, e foi assim que São Paulo e a Zona da Mata, em Minas, tornaram-se grandes produtoras do grão. Essa aliança iniciou, inclusive, a famosa política do café-com-leite.

Pessoa com saco para armazenar café ao lado da chaleira, preparando a bebida.

Ainda hoje, Minas Gerais produz cafés especiais e com muita qualidade.

Com o fim do tráfico negreiro e os movimentos abolicionistas ganhando cada vez mais força, imigrantes europeus começaram a se interessar cada vez mais nas lavouras cafeeiras do Brasil. Esse fato fez com que, até hoje, grande parte das torras especiais do país sejam dedicadas à exportação.

Em pouco tempo, os grãos, que já tinham grande valor comercial no mundo, tornaram-se também a base da economia brasileira — fato de extrema importância para o crescimento do país. 

Atualmente, o Brasil é o primeiro colocado na lista de produtores de café. Anualmente, milhões de sacas são produzidas e consumidas no país. Com o surgimento de marcas como o Moka Clube, o café de qualidade e verídico também tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. 

Quando compreendemos melhor como tudo aconteceu, podemos ter uma ideia do papel que esse pequeno grão desempenhou para o desenvolvimento de diversas nações. Na nossa, principalmente, o café gera empregos e movimenta capital.

Para provar do melhor grão do Brasil, é só acessar o site do Moka Clube e escolher o que mais te agrada. Clique no banner e confira as opções!

Clique no banner e acesse a loja virtual do Moka.