Skip to main content

Não é segredo para ninguém que o consumo do café acabou tornando-se estilo de vida para muitas pessoas. Desde aquele gole logo de manhã para começar o dia ao  uso dos grãos em acessórios e em vestuário, é possível ver o pretão espalhado por aí em diversos momentos do dia a dia. Mas por que será que essa bebida é tão querida e a segunda mais consumida no mundo todo? 

Continue o post e entenda que o consumo mundial de café é uma das razões pelas quais a bebida é tão popular. 

Produção do café

Para entender o porquê do café ser tão popular, temos que começar discorrendo sobre a produção do grão. Fonte de renda e motor econômico de muitas pessoas e de muitos países, o pretão é muito mais que a bebida quente que você prepara todos os dias. 

O Brasil é o maior produtor de café dos últimos 150 anos, o que trouxe um grande desenvolvimento para o país. Segundo a Farrers Coffee, produzimos em torno de 59 milhões de sacas de 60kg ao ano, nas mais de 300 mil fazendas cafeicultoras espalhadas por todo o território.

Paisagem ampla com montanhas e plantações de café.

São várias as etapas de produção do café até o consumidor brasileiro e o principal importador do país: os Estados Unidos.

Por isso, esse grão está bastante presente no dia a dia dos brasileiros, pois, desde o período colonial, o café vem sendo fonte de desenvolvimento e é responsável pelas buscas por avanços tecnológicos na agricultura. Afinal, a população é um reflexo daquilo que seu país produz. 

Decorrente disso, há muito investimento e avanços na cafeicultura brasileira. Por isso, o café do Brasil é um dos melhores do mundo.

Consumo do café

Claro que, depois de refletirmos sobre a produção do café, vem a melhor parte: o consumo. O pretão é uma bebida bastante antiga e durante milênios vem fazendo pessoas felizes devido aos benefícios presentes nele. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil, apesar de ser o que mais produz, quando se trata do consumo, aparece na segunda posição com 6,02 kg ao ano per capita, atrás dos Estados Unidos. Em geral, no mundo inteiro, são servidas por dia mais de 400 bilhões de xícaras de pretão.

Não é à toa que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Logo, já dá para entender toda essa cultura, não é mesmo?

Dados sobre o grão

Existem mais de 60 grãos de café no mundo, mas apenas duas variedades são comercializadas: a de melhor qualidade, a Arábica, e a Robusta. Geralmente, as bebidas vendidas em mercados são um blend desses dois tipos que se equilibram e harmonizam muito bem. 

Banner para comprar cafés online

O grão de café ocupa a segunda posição no ranking das mercadorias mais comercializadas no mundo, perdendo apenas para o petróleo. Ou seja, o pretão está sempre muito presente ao redor do globo e no dia a dia das pessoas.

Principais consumidores

Apesar do café ser a segunda bebida não alcoólica mais ingerida no Brasil, o país que é o número dois na lista dos que mais consomem o pretão, é o único da América do Sul bem classificado neste ranking. 

A Organização Internacional do Café realizou uma pesquisa que comprovou que, com a exceção do Brasil e Estados Unidos, os países europeus ocupam os outros primeiros lugares em relação à quantidade per capita de pretão bebido. 

O Brasil e o café

Ainda que, na segunda posição do ranking dos países que mais consomem o pretão no mundo, o Brasil tem uma cultura do café muito forte. É muito comum oferecer uma xícara da bebida verídica como sinônimo de boas-vindas e de acolhimento. 

Apenas uma chance para você adivinhar qual o tipo de método de preparo de café preferido dos brasileiros… e ele é… o em pó! Segundo o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, com voto de 81% das pessoas, o pretão liofilizado é o que mais agrada a população do Brasil. 

cafe liofilizado

O liofilizado é o principal método de consumo de café no Brasil.

Já os espressos também são bastante queridos e aparecem em segundo lugar, com 19% de aprovação. 

Os coffee lovers

Para os coffee lovers, não importa qual a classificação do café. No coração deles, a bebida sempre será a número um. Com guia de viagens, bares, livrarias e espaços dedicados a ele, o pretão já é estilo de vida e hábito de consumo

O Moka Clube entende essa paixão e sempre busca trazer os melhores equipamentos, grãos e todos os materiais necessários para manter os coffee lovers felizes e satisfeitos com os produtos. 

Como vimos, o café é muito importante para a economia mundial e está muito presente no cotidiano das pessoas. Dessa forma, não é difícil entender essa cultura do pretão. 

Para tomar cafés especiais e continuar por dentro desse universo, não deixe de assinar a newsletter do Moka Clube. Dessa forma, você fica por dentro de todas as novidades sobre os melhores grãos. 

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório