Você sabia que existem benefícios no café descafeinado? Apesar de muito subestimado, esse pretão possui as mesmas qualidades que um tradicional e com uma vantagem: sem os efeitos colaterais.
Saiba tudo sobre essa bebida e entenda por que ela é uma boa opção para quem sofre com transtornos de ansiedade e insônia.
O que é café descafeinado?
O café descafeinado, assim como o nome sugere, possui pouquíssima cafeína se comparado a um tradicional. Apesar de muitos acreditarem que ele tem zero desse composto, na verdade, ele possui 3% na sua composição.
A cafeína é uma substância muito encontrada em bebidas, como cafés, refrigerantes e chás e, em doses pequenas, provoca sensação de bem-estar. No entanto, caso seja consumida em grandes quantidades, há consequências desagradáveis, como dores de cabeça, cansaço e insônia.
Por essa razão, muitos amantes de café preferem desfrutar da bebida sem a cafeína, já que ela tem benefícios parecidos, mas sem os efeitos indesejados.
Um estudo comprovou que em uma xícara de café pode conter de 70 mg a 140 mg de cafeína. Já no descafeinado, esse composto cai para 3 mg; uma queda drástica e bastante significativa para quem quer evitar os efeitos colaterais da substância.
Café cafeinado x café descafeinado
O processo de descafeinação faz com que algumas propriedades do grão do café se percam. Dessa forma, a bebida sem cafeína fica com composição diferente da tradicional.
O grão, rico em antioxidantes, depois que passa pela descafeinação, perde cerca de 15% dessas substâncias. No entanto, os compostos mais importantes, como os ácidos polifenóis e hidroxicinâmicos, se mantêm.
Além disso, em uma xícara preparada no estilo americano de café descafeinado, é possível encontrar 4,8% de potássio, 2,5% de niacina ou vitamina B3 e 2,4% de magnésio.
Então, qual é o melhor?
Essa resposta depende de cada um. Há aqueles que não abrem mão de um café comum — e até juram que o descafeinado tem sabor diferente.
Já os que tomam sem cafeína confessam que, depois que mudaram, nunca mais voltaram para o regular — e garantem que o sabor do café é o mesmo.
O importante é experimentar e decidir qual dos pretões mais se adequa ao paladar e à rotina. Há até a possibilidade de beber ambos no mesmo dia. Caso opte, deixe para tomar café descafeinado à noite, assim, seu sono não ficará comprometido. Já os tradicionais podem ser consumidos de manhã e à tarde.
Como o café descafeinado é produzido?
Uma das maiores dúvidas dos consumidores do descafeinado é como essa bebida consegue ser produzida e se é segura para o consumo.
Já para os produtores e comerciantes deste tipo de café, a indagação é outra. Um dos maiores desafios é tirar a cafeína sem alterar as características do grão, como notas de sabor, aroma e coloração.
Dessa forma, a tecnologia vem para responder todas essas perguntas. Há três tipos de técnicas para deixar o café descafeinado. A primeira é o método com gás carbônico, em que são utilizadas as moléculas desse composto para atrair a cafeína e, dessa forma, removê-la sem alterar os outros componentes.
Há também a técnica realizada com solvente alimentício. O acetato de etila é bastante utilizado e possui substâncias que conseguem puxar a cafeína para fora do grão. No entanto, esse método precisa de cuidados, pois, se não for aplicado da maneira correta, pode alterar os componentes do grão e modificar o sabor da bebida.
Outra forma de fazer café descafeinado é com a lavagem dos grãos. Para essa técnica, é preciso mergulhar o pretão em uma água rica em extrato sem cafeína. Dessa forma, o composto é atraído naturalmente para fora das partículas sem alterar o sabor final da bebida.
Quais os benefícios do café descafeinado?
Assim como o café tradicional, o descafeinado possui diversos benefícios, que incluem alívio de estresse e proteção do cérebro.
Diminuição do risco de diabetes tipo 2
O café descafeinado já se mostrou um bom companheiro quando o assunto é redução do risco de adquirir diabetes tipo 2. Segundo estudos da área, a cada dose diária de pretão, há 7% de chance de reduzir o risco da doença.
Isso acontece porque o café descafeinado pode conter grandes quantidades de magnésio, de cromo e de outros minerais que auxiliam o organismo a utilizar a insulina. Dessa forma, o pretão é um ótimo aliado para regular os níveis de açúcar no sangue.
Redução no risco de doenças no fígado
Outro estudo comprovou que o consumo moderado do café acaba realizando uma função protetora no fígado, diminuindo as enzimas hepáticas. Isso acaba reduzindo as chances de cirrose e até de câncer.
Fortalecimento do sistema neurológico
O sistema neurológico acaba sendo muito beneficiado com o consumo moderado de café descafeinado. De acordo com os pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o pretão cria uma camada protetora ao redor dos neurônios, prevenindo doenças, como Alzheimer e Parkinson.
Além do mais, pacientes que já possuem essas doenças tiveram melhora significativa quando começaram a ingerir de três a cinco xícaras de café descafeinado por dia.
Pesquisadores afirmam que o consumo do pretão sem cafeína pode ser maior que o tradicional, pois não há o risco de sentir os efeitos indesejados de uma superdose desse composto, como acontece quando tomamos café descafeinado e a gastrite aparece logo em seguida.
- Feito para você: Conheça os principais benefícios do café para a saúde
O Descafeinado do Moka Clube
Entre a grande variedade de cafés do Moka Clube, um único descafeinado se destaca. Produzido no sul de Minas Gerais e de variedade Bourbon amarelo, esse pretão é pensado especialmente nos coffee lovers do time cafeína free.
O Descafeinado Moka é um produto de qualidade, que utiliza o método Swiss Water para a extração da cafeína. Dessa forma, não há químicos envolvidos e, além disso, o grão leva todo um tratamento na hora da torra. O resultado é um puro, saboroso e aromático pretão.
O perfil sensorial do Descafeinado é composto por notas de chocolate e caramelo, com baixa acidez.
O descafeinado é tão saboroso e rico em benefícios quanto os tradicionais. Ainda mais vantajoso para aqueles que não querem ter os efeitos colaterais da cafeína, esse produto é o queridinho de muitos coffee lovers.
No entanto, se esse não é o seu caso e você quer saber mais sobre os cafés, o Moka Clube possui variedade de grãos com notas de sabor diferenciadas. Clique no banner abaixo e confira.