Quem ama café sabe que a passar um pretão não é só uma forma de ganhar energia, mas também de viver uma experiência com o líquido dentro da xícara. E, para que a bebida seja sempre deliciosa, saber como armazenar café é fundamental.
Se o café em grão ou em pó for guardado de qualquer forma pode, com o tempo, perder suas principais características e propriedades, como aroma e sabor.
Quando se tratar de grãos especiais, principalmente, se atentar para a melhor forma de conservar o café na sua casa é importante para não perder nada da experiência sensorial envolvida no preparo da bebida.
O primeiro passo para fazer isso é entender que as formas de guardar o pó de café e o grão são diferentes, já que um está mais processado que o outro. Além disso, algumas atenções a mais serão necessárias se o pretão for especial e verídico.
Confira as dicas para realizar o armazenamento da melhor forma e curtir, assim, um café fresco e delicioso por mais tempo!
Como armazenar café em pó
Ao ser moído, o café começa a perder suas propriedades mais rapidamente. Em questão de três ou quatro dias a partir da moagem, mudanças no paladar e no aroma já terão acontecido.
Nos cafés industrializados, isso começa ao abrir a embalagem original. Por isso, conservá-los da melhor maneira é mais importante ainda.
O café em pó deve ser armazenado em potes bem fechados, de forma a impedir a entrada de luz. Quanto menos incidência de raios solares ele receber melhor para a conservação das suas propriedades.
Os recipientes devem ter boa vedação para impedir que aromas de outros alimentos presentes no armário entrem em contato com o do café.
Como armazenar café em grãos
A maior diferença no armazenamento do grão está no fato de que, quando comprado sem estar moído, o café tende a manter suas propriedades por mais tempo e, assim, tem uma vida útil mais longa.
Conhecido por ser mais saboroso e encorpado, o café em grão é a melhor opção para quem realmente ama café. Na hora de armazená-lo, coloque-o em armários que tenham temperatura ambiente, sem a incidência de raios solares para não esquentar demais.
Alguns cafés, como os do Moka Clube, podem ser mantidos na própria embalagem, já que elas são devidamente preparadas para que o grão não perca suas propriedades.
No entanto, se quiser transferir para um pote, se atente à vedação para que as características do grão sejam mantidas com excelência. Evite, também, moer café para que sobre pó. O ideal é fazer a moagem da quantidade que será utilizada.
Como armazenar café especial
No caso de cafés especiais, a melhor forma de manter a propriedade do grão é conservá-lo em sua embalagem original.
Feitas com papel laminado para manter a temperatura ideal dentro do pacote, elas vêm com uma válvula para que o oxigênio seja retirado quando você apertá-las levemente.
Além disso, elas geralmente vêm com um mecanismo de vedação para garantir que o grão fique isolado. Para que o café seja melhor conservado, é indicado retirar todo o ar de dentro da embalagem e prendê-la com um elástico, de forma que o pretão fique bem compactado.
Como não armazenar café!
Por um tempo, acreditou-se que armazenar o café dentro da geladeira era a melhor opção para preservar suas características. No entanto, essa não é uma boa prática, já que o grão fica em contato com muita umidade.
Outra atenção importante é deixar o café longe de produtos de limpeza, de temperos e outros itens que soltem cheiros fortes. O aroma exalado pode alterar o cheirinho de grão na hora do preparo e diminuir a experiência.
Com essas dicas fica muito mais fácil deixar seu café fresco e saboroso por mais tempo. Para receber mais instruções e curiosidades sobre o mundo do café, inscreva-se na newsletter da marca de café verídico, o Moka Clube!