Skip to main content

Dentre as diversas maneiras de saborear um bom café, o espresso é um dos favoritos. Ele tem esse nome, pois ele é feito pela passagem de água quente em alta pressão pelos grãos moídos. Essa bebida forte nos permite degustar e apreciar suas notas com precisão, mas é importante saber como fazer café espresso para conseguir ter uma boa experiência.

Mas e quando a vontade aparece e não há como visitar uma cafeteria ou você não possui um equipamento profissional? Para esses dias, é possível usar alguns truques para matar o desejo por cafeína! A seguir, mostramos como fazer esse café em casa sem precisar de um grande maquinário. Confira!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Acerte na torra, moagem e pressão

Para conseguir o melhor produto final, é imprescindível dominar três aspectos essenciais na arte de como fazer café espresso. São eles: a torra, a moagem e a pressão. Ao ter um bom conhecimento desses elementos, será mais fácil fazer um espresso em casa sem precisar de um equipamento completo.

Torra

O que torna o espresso tão gostoso, e a experiência única, é o seu sabor encorpado. Para conseguir essa bebida potente, a extração deve ser de acordo com a torra dos grãos. Geralmente ao passarem por uma torra longa, os grãos ficam mais solúveis, o que aumenta o aroma e sabor. Ao final, a extração é mais rápida e com mais pressão, aumentando a percepção de corpo ou de café forte.

Moagem

Para preparar o café espresso, é preciso que os grãos estejam moídos. O ideal é fazer essa etapa na hora, a fim de preservar as características do grão. É necessário que a moagem seja fina, mas sem excessos, já que isso pode bloquear o filtro. Com a moagem correta, há menor penetração de água no café, o que aumenta a pressão e o espresso sai do jeito ideal.

Pressão

O principal segredo para um espresso de sucesso é a pressão. É importante que a água quente seja forçada através do café moído com uma grande força. Em uma máquina profissional, esse processo é facilmente alcançado, porém, dá para emular essa etapa de pressurização em casa com o auxílio de alguns equipamentos.

Kit aeropress com todas os equipamentos separados.

O kit aeropress garante um sabor único para seu café.

Conheça as 7 dicas de como fazer café espresso

A AeroPress é uma alternativa para quem deseja fazer o espresso em casa já que ela adiciona a pressão ao preparo. Apesar de uma pequena diferença na textura, o sabor e a quantidade de cafeína são iguais, ou maiores a uma opção profissional. Para usar esse equipamento da maneira ideal, confira 7 passos indispensáveis!

  1. Utilize um moedor de café e moa os grãos de sua escolha, que devem ser de qualidade e de torra intensa. A quantidade de pó deve ser de 2 colheres de sopa. Reserve;
  2. Esquente 100 ml de água filtrada, sem ferver;
  3. Monte a sua AeroPress e coloque o filtro na tampa. Se possível, acrescente dois para que o fluxo de água seja menor;
  4. Despeje um pouco da água quente para escaldar o filtro;
  5. Coloque o pó do café na AeroPress e a água quente e misture levemente;
  6. Feche a sua AeroPress e coloque-a sobre a caneca ou recipiente desejado aguarde 1min. É importante que ela fique firme;
  7. Por fim, pressione a sua AeroPress até que todo o café seja extraído. Sirva em seguida.

Mas afinal, qual a diferença do espresso e o coado?

Devido à alta pressão que os grãos de café passam no preparo do espresso, a bebida ganha um sabor elevado. Os grãos têm as suas características aproveitadas ao máximo e a qualidade é superior.

O espresso ganha uma leve espuma ao final graças à pressão adequada, diferente do coado. Outro detalhe é que o espresso fica mais consistente e encorpado do que o café coado.

Por entregar o melhor dos grãos, apreciar um espresso é isso: uma experiência! Aprender como fazer café espresso é uma das ótimas formas de degustar essa bebida tão amada. Então, que tal tentar preparar a bebida e aproveitar esse momento saboroso?

Gostou do post? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e mostre para os amigos como fazer um delicioso café em casa!