Skip to main content

Carrinho

Entendendo de café

Os melhores cafés de São Paulo: conheça os grãos da região

Por 10 de agosto de 2020novembro 16th, 2020Sem comentários

Quando o assunto é café, separar o grão de sua história é impossível. Esta bebida encontrou, nas terras brasileiras, um nível de prestígio gigantesco graças ao terroir do nosso país. Para te ajudar a compreender melhor do tópico, reunimos informações importantes sobre os melhores cafés de São Paulo.

Assim como as regiões de Minas Gerais e do Nordeste, o Estado paulista tem influência direta na produção de cafés especiais e na consolidação da indústria do grão no território brasileiro.

Antes de conhecer as variedades de cafés especiais em São Paulo e até algumas cafeterias que se tornaram referência na capital, é interessante entender como o grão chegou ao Sudeste do país. Continue a leitura e confira!

A história do café em São Paulo

Hoje, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, sendo considerada uma metrópole global. E este fato só foi possível graças ao nosso pretão: no final do século 19 e início do século 20, o grão se consolidou em terras paulistas.

O início do cultivo foi no Nordeste, no entanto, devido às condições climáticas, logo desceu pela costa brasileira, até o Rio de Janeiro. Do território carioca, abriu caminho ao paulista e logo encontrou, nas montanhas e nos vales da região, um solo fértil para plantio.

A cultura do café gerou novas cidades no Estado de São Paulo, desenvolveu as antigas e o grão tornou possível a construção de uma ferrovia para que o produto, que já vinha se tornando um forte do país, fosse transportado ao porto para a exportação.

Em 1898, estabelece-se formalmente, entre São Paulo e Minas Gerais, a política do café com leite, que concedia o poder presidencial entre os dois Estados. Ao todo, o acordo durou mais de 30 anos, e elegeu seis presidentes paulistas e três mineiros.

Pilhas enormes de sacas de café com homem na frente delas.

A política do café com leite tornou possível a consolidação da indústria do café em todo o Brasil.

Por mais que o café com leite tenha tido seus pontos de crise, a política fez com que ambos os Estados evoluíssem grandiosamente, e consolidou o produto como uma indústria no país.

A importância do grão para a cultura paulista é tamanha que a Prefeitura de São Paulo desenvolveu um roteiro para turistas, que passa por alguns pontos na capital que salientam a contribuição do café para a história do Estado.

O passeio inclui os seguintes pontos turísticos: Palácio da Justiça, Edifício Guinle, Centro Cultural Banco do Brasil, Largo do Café, Edifício Martinelli, Estação da Luz, Painel Epopéia Paulista, Parque da Luz, Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Estação Júlio Prestes e Vila dos Ingleses.

A contribuição econômica do café paulista para o Brasil

O café se tornou, portanto, o carro-chefe para o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, o que influenciou todo o país, visto que, com o tempo, esta indústria influenciou a migração de pessoas e acelerou o surgimento de cidades em todo o território nacional.

Homem despejando grão de café em lata de metal com alça.

Os impactos da produção de café são colhidos ainda hoje e tornaram possível o desenvolvimento econômico do país.

Enquanto São Paulo capitaneava a produção do grão e a sua exportação, o fortalecimento deste produto causou três grandes impactos no país: a imigração intensiva – de pessoas que buscavam empregos, a urbanização e a industrialização.

Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o Brasil é o maior exportador de cafés do mundo há mais de 50 anos e o segundo país que mais consome a bebida diariamente. 

São Paulo ocupa, hoje, a terceira posição na produção do grão, atrás de Minas Gerais e do Espírito Santo. O Estado também abriga o Porto de Santos, que exporta ⅔ do café nacional.

Diversos cafés de São Paulo são considerados especiais, plantados em áreas específicas e que valorizam as características mais saborosas do grão.

Variedades de cafés de São Paulo

Com uma produção bastante tradicional e um cultivo rigoroso de cafés especiais, São Paulo planta, principalmente, o café Arábica e suas variações graças à altitude do Estado.

Homem manuseando máquina agrícola que colhe os grãos de café.

Atualmente, São Paulo é um dos maiores produtores de cafés especiais do país.

Também é muito produzido, no território paulista, o Mundo Novo, um café de alta qualidade, aroma suave e sabor marcante. Existem diversos métodos de preparo para o grão, sendo, inclusive, muito utilizado em drinks e smoothies.

Além destas duas variedades, São Paulo produz, em menor escala, grãos Tupi, Obatã Vermelho, Bourbon Amarelo e Catuaí.

É em solo paulista que é colhido o melhor café de 2019, ganhador do Cup of Excellence, o Catuaí amarelo da Fazenda Pai e Filho, situada na região de Mogiana. Outra área de grande produção no Estado é o Centro-Oeste Paulista.

Descubra cafeterias especiais na capital

Se você está procurando onde provar os melhores cafés de São Paulo, selecionamos cafeterias especiais que servem grãos de qualidade para os clientes. Mais do que a bebida verídica, os espaços também proporcionam uma experiência única.

Futuro Refeitório

O Futuro Refeitório é um café e restaurante criado pelas irmãs Gabriela e Karina com o objetivo de reviver a infância, na qual eram cercadas de plantas, natureza e um bom café passado.

Cafeteria Futuro Refeitório em horário de pico, com mesas de madeira e cadeiras de plástico ocupadas por diversas pessoas.

Cafeteria Futuro Refeitório em horário de pico. Foto: Reprodução | Veja São Paulo

O estabelecimento é um convite para pensar o que se está fazendo pelo mundo enquanto toma uma xícara de pretão. O cardápio é repleto de ingredientes naturais, como legumes, grãos e verduras. 

Com refeições para o dia todo, o café é um espaço delicioso para ir com amigos, família ou quem você mais gosta.

Urbe Café Bar

Para quem gosta de café verídico a qualquer hora do dia, drinks bem feitos e pratos deliciosos, o Urbe é um bom estabelecimento para conhecer na capital paulista.

A cafeteria garante bebidas de qualidade e, para isso, cuida do grão desde o processo de produção. Fica situado na Avenida Paulista e próximo ao metrô Consolação, sendo de fácil acesso.

É indicado para quem quer inovar no consumo de café e para quem gosta da bebida a qualquer hora, já que, nos finais de semana, fecha apenas às duas da manhã.

Coffee Lab

Uma cafeteria que já recebeu o prêmio de melhor café pela Veja cinco vezes. Isabela Raposeiras, a dona do estabelecimento, é responsável por acompanhar toda a produção do grão.

Estabelecimento do Coffee Lab vazio, com iluminação amarela, mesas brancas e cadeiras com almofadas vermelhas.

Vencedor de melhor café pela Veja São Paulo cinco vezes, o Coffee Lab é o espaço perfeito para amantes do grão. Foto: Reprodução | Coffee Lab

O Coffee Lab é um lugar para tomar uma bebida de qualidade, com um cardápio delicioso e um espaço aconchegante. Se você busca cursos de barista, também pode achar aulas lá.

Sofá Café

Para quem não dispensa um ambiente mais tradicional e com aquele gostinho de casa de vó, o Sofá Café é a cafeteria perfeita.

O lugar é um sucesso tão grande que tem filiais no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos, servindo o café brasileiro e verídico em território internacional. Além de poltronas espalhadas por todo o estabelecimento, você pode degustar seu pretão ao ar livre, no jardim verde.

King of the Fork

Também conhecido como KOF, o King of the Fork é um café criado pelos amantes de ciclismo Camila e Paulo. Além de cafés quentes e gelados, lanches e sobremesas deliciosas e um ambiente agradável, você pode comprar equipamentos para bicicletas no estabelecimento.

Para quem gosta de percorrer a grande São Paulo de bicicleta, no KOF você encontra um estacionamento para a bike e ainda consegue se refrescar com cafés gelados incríveis e considerados o forte da casa.

Conheça os grãos paulistas do Moka Clube

No site do Moka Clube, você encontra cafés de qualidade plantados no terroir paulista para preparar em casa. E, se você reside na capital paulista, pode comprar na loja virtual e receber o grão em até 48 horas com o Moka Prime.

Pai e Filho

Premiado como o melhor café do Brasil em 2019 pelo Cup of Excellence, o Pai e Filho é um Catuaí amarelo com perfis de sabor de pera e de mel.

É bem encorpado e com alta acidez, plantado na região de Alta Mogiana a 1.185 metros de altitude. É, sem dúvidas, uma celebração do café brasileiro de verdade e com qualidade.

Clique para comprar o café da Fazenda Pai e Filho no Moka.

Eldorado

Outro café premiado do Moka, o Eldorado é um Catuaí participante do concurso de baristas de 2019, auxiliando os competidores a alcançarem ótimas pontuações.

É bem doce, com alta acidez e corpo médio. No sabor e no aroma, entrega tons de frutas vermelhas e rapadura, perfeito para quem não é mole e gosta de café de qualidade.

Clique e compre o café El Dourado no site do Moka.

Bourbon Whiskey Barrel Aged

Da variedade Tupi, este café é maturado em barris de carvalho nos quais licores do Tennessee descansam. Diferente de tudo que você já provou, é cativante no aroma e no sabor.

A acidez é média e o corpo é denso, com notas de carvalho, baunilha e licor. Quem ama um bom whisky vai amar o Barrel Aged.

Clique e confira o Bourbon Whiskey Barrel Aged na loja virtual do Moka Clube.

Bela Época

Este Obatã vermelho é produzido organicamente, sem adição de agrotóxicos e entrega qualidade e sustentabilidade.

Com aromas e sabores de frutas vermelhas, toffee e baunilha, o resultado do grão é um pretão com acidez média e bem encorpado.

Clique e acesse o café Bela Época no site do Moka Clube.

Irmãos Moscardini

Produzidos pelos irmãos Moscardini, conhecidos por plantarem os melhores cafés especiais do Brasil, este grão da variedade Tupi é complexo e bem doce. 

O perfil de sabor reúne notas de chocolate e tons cítricos, criando um café de acidez mediana e corpo denso.

Clique e compre o café Irmãos Moscardini no e-commerce do Moka.

Mezzanotte

Este Bourbon amarelo é feito para quem não dispensa uma bebida forte, com baixa acidez, bastante corpo e um amargor delicioso.

Com notas sensoriais de chocolate amargo e melaço, é um grão ideal para ser preparado na cafeteira italiana.

Clique para comprar o café Mezzanotte no Moka.

Além de fundamental para a história do café e para que ele se tornasse adorado em todo o país, São Paulo é um dos maiores produtores dos grãos especiais atualmente.

Na hora de provar a variedade paulista, acesse o site do Moka Clube e confira outros tipos de grão para preparar uma bebida com qualidade e verídica. Clique no banner abaixo e acesse!

Clique no banner e acesse a loja virtual do Moka.

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo e garanta o desconto em sua primeira compra.GANHE 15% DE DESCONTO EM TODOS NOSSOS CAFÉS

Site protegido por reCAPTCHA e Google Política de privacidade e Termos de serviço aplicados.