Skip to main content

O mundo do café pode parecer algo complexo e, por isso, explorá-lo é uma forma de conhecer mais sobre esse grão tão amado pelos brasileiros. Para fazer isso, existem livros sobre café que os coffee lovers vão amar ler para conhecerem mais sobre o assunto, manterem-se atualizados e expandirem seus conhecimentos.

Para te ajudar na missão de explorar as terras cafeeiras, separamos alguns livros para fãs de café conhecidos e procurados pelos apreciadores da bebida. Confira!

1. Brasil: do café à indústria, de Roberto Catelli Jr

Contents

Um livro que mostra a importância do café na indústria brasileira ao analisar o papel desse grão durante o processo de industrialização no país. Também explica como ele foi o motor da economia nacional até 1929. 

O autor narra acontecimentos históricos de uma forma bastante simples, passando pela transição do plantio de café escravo para o trabalho livre, de forma centrada no processo de produção paulista e como ele transformou o café em uma verdadeira indústria.

Brasil: do café à indústria faz parte de uma coletânea de livros chamada Tudo é História, que conquista historiadores e coffee lovers ao redor do mapa do nosso país.

2. Dicionário gastronômico: café com suas receitas, de Giuliana Bastos

Em seu dicionário, Giuliana Bastos apresenta toda a história do café por meio de lendas antigas e folclóricas, organizadas em verbetes que vão de A a Z. A escritora faz uso da literatura para tornar o grão uma arte, criando uma obra que demonstra como esse elixir conquista corações.

Ainda traz várias técnicas de preparo e receitas em que o café é o protagonista, pensadas para os mais diferentes gostos e paladares. Você não vai se arrepender de ler essa obra, que mistura história com ilustrações e fotos incríveis, além de pratos deliciosos feitos com o grão.

3. Sou barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto

Este livro conta sobre a origem do café e sua expansão para o mercado, o surgimento dessa profissão e as suas técnicas mais essenciais. Também traça um panorama sobre o mercado cafeeiro no Brasil, desde o plantio, passando pelo preparo até a comercialização do grão.

O mais legal sobre a obra é que pode se tornar livro de cabeceira de quem curte o café e de quem trabalha com ele, com técnicas e ensinamentos incríveis.

4. Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito, de Edgard Bressani

O guia traz conteúdos sobre o caminho que o café percorre das fazendas até o barista. Além disso, aborda dicas e receitas de drinques à base de café para que você possa prepará-las adequadamente. 

O autor da obra foi o primeiro juiz brasileiro a receber o certificado de World Barista Championship, uma competição anual de baristas. Por isso, é um livro que precisa estar na estante de todo amante de café!

5. Café com design: a arte de beber café, de Miriam Gurgel e Eliana Relvas

Este livro é para quem ama café, arquitetura, design e arte, e novas tecnologias, pois une as visões da arquiteta Miriam Gurgel e da barista Eliana Relvas para falar dos locais onde o café costuma ser servido. 

A obra explora como, antigamente, esses lugares foram privilegiados e onde se reuniam intelectuais da sociedade, construindo uma ponte para a atualidade, onde reuniões são feitas em cafeterias e encontros marcados para que o café una corações.

Além de um convite para conhecer mais sobre a história do grão e de onde ele é servido, Café com design é uma verdadeira viagem estética.

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.6. História do Café, de Ana Luiza Martins

Escrito pela historiadora especializada em Patrimônio, Cultura e em História do Café, este livro é para quem quer ver o grão brasileiro ser elevado em seu mais alto patamar de apreciação.

A obra conta como o café chegou ao Brasil de forma charmosa, elegante e bem-humorada, o que a torna perfeita para os mais diversos tipos de leitores e entusiastas do universo cafeeiro.

É uma forma de pensar como cada gole do nosso amado pretão vem recheado de história e de trabalho.

7. Café, de Carlos A. Andreotti

Este livro é tão bem escrito e detalhado que ganhou, no ano de lançamento, o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Gastronomia. Mais do que uma coletânea de receitas, ele traz preparos inusitados utilizando o grão como ingrediente que realça sabores.

Para quem gosta de inovar na cozinha, Café ensina a usar o grão para preparar carnes, massas e até peixes. Além disso, traz dicas para reconhecer um café de qualidade de forma facilitada.

8. O Sonho do Café, de Andrea Illy

O Sonho do Café foi escrito pelo empresário que comanda uma das maiores marcas de café espresso ao redor do mundo.

Na obra, Andrea demonstra como a xícara de pretão reúne culturas, aromas, exotismo, história, arte, viagens e muita paixão. São os sonhos e pensamentos de um apaixonado pelo grão escrito para outros apaixonados pelo grão.

9. O Livro do Café, de Anette Moldvaer

Um guia sobre o café que vai se tornar seu dicionário de informações. O Livro do Café fala sobre a origem do grão, sobre as diferentes espécies, reúne informações sobre plantio e apresenta um roteiro global sobre o grão mais amado e verídico do mundo.

Mulher peneirando os grão no terroir de café paranaense.

A obra de Anette é um convite a pensar em toda a produção do café.

Claro, também não poderiam faltar receitas incríveis para serem preparadas em diferentes métodos. E para que a experiência seja completa, há um roteiro para degustação e ilustrações das xícaras e canecas mais adequadas para servir cada tipo de café.

10. Café: Um Guia do Apreciador, de Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro

Para quem busca um livro que vai do preparo ao aroma do café, este guia é uma boa pedida de leitura.

Café: Um Guia do Apreciador reúne curiosidades, dicas para escolher e preparar o melhor grão, cuidados na hora da compra, no armazenamento, e muito mais em uma coletânea curta e completa.

11. Perfume de Sonho, de Sebastião Salgado

Para quem prefere ver a poesia do café em forma de imagens, a coletânea de fotos de Sebastião Salgado passa por diversos países para representar a cultura cafeeira em cada um deles.

Fotografias feitas no Brasil, na China, na Índia, na Colômbia e na Etiópia ilustram o trabalho dos produtores de café ao redor do mundo, demonstrando a beleza por trás do processo.

12. The blue bottle craft of coffee, da Blue Bottle

Este livro é escrito por uma das torrefações mais célebres dos Estados Unidos, que foca no mercado de cafés especiais, considerado como de Terceira Onda. Ele apresenta informações sobre o cultivo do grão, torrefação e preparo da bebida. Além de uma série de receitas e várias fotografias.

13. The world atlas of coffee, de James Hoffmann

Com suas imagens vibrantes e descrições detalhadas, Hoffmann, um expert em café, leva os leitores às regiões produtoras de café no mundo. O livro mostra a história do pé à xícara, com conteúdos organizados por continente, país ou região. Também conscientiza sobre a política de comércio justo na indústria do café ao redor do mundo.

14. Craft coffee, de Jessica Easto

A ideia deste manual é simplificar a vida para quem deseja aprender a preparar um bom café em casa.

Mulher servindo café especial na xícara.

O livro de Jessica Easto fala sobre os diferentes métodos de preparo do café.

Seu livro apresenta 10 métodos de fazer café, que incluem a French press, V60 e Chemex. A autora também dá conselhos sobre seleção de grãos e equipamentos para ser um mestre cafeeiro.

15. Brew better coffee at house, de Brian W. Jones

Este é um livro para os amantes de cafés e baristas iniciantes. Ele ensina como fazer café de qualidade em casa, desde a escolha dos melhores grãos até os diversos modos de preparar a bebida, apresentando também receitas práticas e simples à base de café.

Passar um pretão, deitar confortável na rede com um bom livro sobre o grão e relaxar é uma das experiências mais gostosas ao degustar a bebida. Escolha qual será a pedida da vez, marque os outros na lista e viaje por esse universo sem sair de casa.

Antes, não se esqueça de se cadastrar na newsletter do Moka Clube para receber mais dicas, receitas, curiosidades e informações sobre o mundo do café – é quase uma faculdade sobre o assunto. Inscreva-se e confira!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório