Skip to main content

Quem é apaixonado por um pretão bem passado não mede esforços para preparar uma bebida verídica e cheia de aromas. Na hora de realizar essa tarefa, contar com bons equipamentos para fazer café é fundamental.

Além de deixar as características do café especial mais aparente, uma boa escolha dos itens que serão usados para preparar o grão tornam a experiência mais agradável para você e para quem curte a bebida ao seu lado.

Para te ajudar a preparar aquele elixir sagrado da melhor maneira, separamos os melhores utensílios de fazer café que você poderia ter em casa. Confira e prepare seu arsenal!

Filtros

Contents

A não ser que você utilize alguma cafeteria especial, como a italiana ou a francesa, você provavelmente precisará de filtros de qualidade e que acentuem os melhores aromas do café.

Na hora de preparar o pretão com um coador, você pode optar pelo filtro de pano ou de papel. Por mais que tenham a mesma função, eles são diferentes em características de preparo e é bom ficar atento a isso.

Filtro de pano

Um filtro mais raiz, utilizado pelo povo brasileiro desde o início da nossa relação com o café. Feito em tecido 100% algodão, é bastante ecológico já que pode ser reutilizado por um período de tempo.

Ao adquirir um filtro de pano, o indicado é lavá-lo em água quente para remover todos os resíduos da fabricação. Depois, basta lavar com água corrente – e só, nada de detergentes – sempre que preparar um pretão.

O ideal é que o esse tipo de filtro seque ao sol, para garantir que não haverá a proliferação de microorganismo e de fungos. É uma ótima pedida para quem prefere um preparo mais rústico e tradicional.

Filtro de papel

O filtro de papel é, atualmente, um dos mais comuns no mercado. É bastante prático, porém gera muito lixo tendo em vista que é preciso descartá-lo sempre que preparar o café.

Antes de passar o pretão nesse filtro, é indicado despejar um pouquinho de água quente, para que o gosto do papel escorra. Depois, adicione o café liofilizado e prepare a bebida verídica com gosto.

O filtro de papel pode ter a forma de um trapézio ou de um cone, de acordo com o coador que será utilizado para passar o café.

Clique na imagem para acessar os filtros de café do Moka.

Moedores de café

Para quem faz questão de ter a experiência de preparo completa, um moedor de café permite que você faça a moagem do grão em casa, garantindo um pretão fresco.

Moedores manuais

Clássico, charmoso e ligado à origem do grão mais brasileiro do mundo, o moedor manual conecta quem bebe com quem produz.

Basicamente, você adiciona o grão e roda a manivela, transformando-o em pó e levando direto para o preparo no coador, na cafeteira ou na prensa.

Moedores elétricos

Os moedores elétricos são mais funcionais e práticos, feitos para quem gosta de agilidade ou até para quem tem uma cafeteria. A moagem é mais precisa e pode ser ajustada com facilidade para criar bebidas de forma cuidadosa.

Clique na imagem e acesse um dos equipamentos para fazer café: os moedores do Moka.

Coadores de café

Os coadores de café são os equipamentos que, junto do filtro, irão garantir que o café especial seja passado com suas características incríveis bem acentuadas. Produzidos em diversos materiais, separamos os mais famosos para você conhecer.

Coador de plástico

Este é o coador de café mais comum na cozinha dos brasileiros. Além de ser barato e resistente, geralmente vem com listras verticais que ajudam a passar o café com mais velocidade.

Coador de acrílico

Um coador autêntico e brasileiro – criado em Pernambuco, para ser preciso –, o Koar é um equipamento feito em acrílico para cafés encorpados, que ressalta a doçura e a acidez. 

É desenvolvido com 16 sulcos em forma de ondas, que ajudam a passar o café com mais agilidade e respeitando as propriedades do grão. O design é moderno e o sabor é garantido!

Coador de cerâmica

Este modelo, com o mesmo formato do coador de acrílico, se destaca pela aparência rústica e tradicional. De longe, parece esculpido cuidadosamente em barro para te ajudar a fazer cafés verídicos.

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Coador de vidro

O coador de vidro é famoso por seu design moderno e por ser desenvolvido com espirais internas que aceleram o processo de preparo do café, mas com cuidado para que, mesmo assim, bebidas doces e com acidez acentuadas sejam feitas.

Coador de inox

Para quem gosta de dar um ar industrial ao preparo do pretão, o coador de café em inox é uma ótima opção.

O pretão feito nesse coador tende a ser mais suave, com acidez e doçura acentuadas de maneira equilibrada. O melhor é que, de todos, ele é o mais ecológico, já que dispensa o filtro de papel desde que a moagem seja fina ou média.

Clique na imagem e acesse a categoria de coadores de café do Moka Clube.

Prensas e cafeteiras

Para quem é um coffee lover de verdade, as prensas e cafeteiras dão origem a uma bebida diferenciada e com muitas características salientadas.

Prensa francesa

A prensa francesa, também conhecida como french press, resulta em um pretão bem feito e uma experiência de preparo única. Ela dispensa o uso de coadores e é mais ecológica, usando do filtro interno para separar o pó.

É só adicionar o grão moído e a água, empurrar o pino para baixo e esperar alguns minutos para que um cafezão verídico fique pronto.

Cafeteira italiana

Para a galera da massa e dos vinhos, a cafeteira italiana prepara um pretão a la Itália. Os diferentes modelos permitem fazer cafés em maiores quantidades, com a distribuição de calor perfeita e aromas e sabores bem acentuados.

Acesse as cafeteiras e prensas do Moka Clube clicando na imagem.

Outros equipamentos

Além desses utensílios básicos e que todo amante do café precisa ter em casa, existem outros itens que podem te ajudar no preparo do grão. Como exemplo, podemos citar garrafas térmicas, balanças, chaleiras e até copos e xícaras especiais.

Independentemente do que você prefira usar para preparar seu pretão, a dica é ir aos poucos construindo uma cozinha cafeeira de verdade. Assim, você encontra aquilo que mais gosta na experiência que é o mundo do café.

No site do Moka Clube, você encontra equipamentos, cafés verídicos e até cursos para quem é um coffee lover. Para conferir a variedade de produtos, clique na imagem abaixo e comece a arar o solo da internet com a gente!

Clique e confira prensas francesas para cafés no ecommerce do Moka.