Skip to main content

Em italiano, macchiato significa “manchado”. O nome surgiu para que os baristas conseguissem explicar a diferença entre um espresso tradicional e o que leva um pouco de leite. Por isso, o espresso com uma pequena dose de leite é conhecido atualmente como café macchiato.

Neste post vamos falar tudo sobre o macchiato: como surgiu, como é feito e como preparar essa bebida em sua casa. Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

O que é café macchiato?

Como dissemos, o macchiato é um espresso servido com um pouco de leite. Aqui no Brasil, também é conhecido como “café com espuminha”. A bebida é muito popular, pois a crema do leite quebra um pouco o amargor intenso do espresso.

No entanto, ele não deve ser confundido com o famoso pingado, que é o café misturado com leite, geralmente servido em copo americano, muito comum em bares e padarias. O macchiato perfeito não tem leite na sua preparação — só uma leve espuma feita com a bebida por cima do espresso.

O café macchiato também é diferente do latte macchiato. Na verdade, um é justamente o contrário do outro. No latte machiato, é colocada uma pitadinha de café por cima do leite quente com espuma.

Como ele é feito?

O macchiato é feito com café espresso. Nas cafeterias, o primeiro passo é moer os grãos de café até que cheguem a uma consistência parecida com o sal — essa é a textura ideal para esse tipo de bebida. Depois, o pó é colocado na máquina de espresso, onde será compactado.

Café macchiato sendo servido na xícara.

O café macchiato é uma ótima bebida para servir aos amigos ou tomar sozinho.

O espresso fica pronto em cerca de 30 segundos. Depois disso, é hora de vaporizar o leite. O procedimento é feito com um vaporizador, que aquece o líquido até deixá-lo na temperatura de 60ºC, ideal para a preparação do macchiato. Por fim, o leite é colocado em cima do café, que pode ser saboreado com açúcar e canela.

Dá para fazer macchiato em casa?

Sim, dá para fazer macchiato em casa. Quer saber como? Nós vamos mostrar! O primeiro passo é juntar todos os ingredientes necessários:

  • 1 colher de sopa de leite condensado;
  • 1 copo de leite líquido integral;
  • 1 xícara de café espresso.

Para preparar, encha um copo com dois terços da quantidade de leite e leve ao fogo ou micro-ondas para aquecer bem. Depois, despeje todo o leite condensado no copo de uma vez só, para que ele desça até o fundo do copo.

Agora é a hora de colocar o espresso. Esse passo deve ser feito com muito cuidado, para que não haja mistura dos dois líquidos durante esse processo. Ao final do procedimento, o café deve estar abaixo da camada de leite.

Para fazer o acabamento, bata o restante do leite com um mixer em outro recipiente, até formar uma espuma densa e coloque-a sobre o café. Agora é só servir e degustar a bebida! O café macchiato vai bem acompanhando a sobremesa, mas pode ser apreciado em qualquer momento da sua rotina. Se você não tiver como preparar um espresso em casa, não se preocupe. Na versão caseira, ele pode ser substituído por um café coado bem forte.

Gostou de saber mais sobre o café macchiato e como prepará-lo em casa? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos assim no e-mail!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório