Skip to main content

Nada como apreciar um café especial, não é mesmo? E é muito bom saber que existem várias maneiras de preparar a nossa bebida favorita e conseguir um sabor diferenciado em cada uma delas. Pensando nisso, elaboramos este post para apresentar mais um jeito de fazer café: a prensa francesa.

Como o mercado tem muitas opções, mostraremos aqui os benefícios desse equipamento, quais as características e, principalmente, tudo o que é preciso entender caso esteja pensando em uma prensa francesa comprar. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.O que é prensa francesa?

A prensa francesa, ou french press, é um equipamento para preparo de café que não necessita de eletricidade ou filtros de papel. Na verdade, trata-se de um procedimento de infusão muito simples, que utiliza uma filtragem para separar os sólidos, com ajuda de uma tela bem fina.

O preparo

Para preparar o café em uma french press, é só seguir estes passos:

  1. escalde o interior do béquer e descarte a água;
  2. adicione o pó e a água quente;
  3. espere 4 minutos e misture com uma colher;
  4. empurre o êmbolo;
  5. aprecie um café delicioso feito em casa.

O sabor do café

Prensa francesa disposta sob a mesa.

A prensa francesa faz cafés deliciosas, de qualidade e com excelente aroma.

O aroma e sabor do café feito a partir desse tipo de preparo é uma das vantagens de comprar uma prensa francesa. Como a moagem ideal para ela é a média-grossa e a sua fina tela preserva os óleos essenciais do café, o resultado é uma bebida bem encorpada, bastante aromática e livre de resíduos.

Na verdade, a única desvantagem desse método é que ele precisa que você esquente a água com outro utensílio, o que significa mais um passo na preparação. Contudo, isso não é problema para a maioria dos amantes de café, afinal, todo o processo vira uma espécie de ritual.

O que considerar na hora da compra?

Agora que já conhece mais sobre a prensa francesa, chegou a hora de entender quais os critérios devem ser levados em conta na hora de escolher o equipamento.

Para início de conversa, saiba que são basicamente 3 aspectos: qualidade, capacidade e estética. Entenda sobre cada um deles logo abaixo!

Qualidade

Esse critério está muito ligado ao material em que a cafeteira é feita. Portanto, analisar esse detalhe é essencial para a sua escolha. Você pode encontrar a prensa francesa em plástico, vidro e inox. 

Prensa francesa tendo o pino de metal pressionado para baixo.

A prensa francesa do Moka Clube é de vidro e revestida com inox, mas você também pode encontrá-la em outros materiais no site.

Antes de decidir, tenha em mente que o plástico pode interferir no sabor, o que pode atrapalhar toda a experiência. Já a de inox é resistente, mas não é possível ver o interior, enquanto a de vidro é fiel ao sabor, mas um pouco mais frágil.

Capacidade

Aqui, quem manda é a sua necessidade. Pretende receber amigos para apreciar a bebida feita com esse equipamento? Então, o melhor é adquirir uma versão maior. Lembre-se de que a média normal dessas cafeteiras é de 300 ml a 1 litro. Sendo assim, considere o uso que o equipamento vai ter antes de comprar.

Estética

Por último, mas não menos importante, a estética. A prensa francesa, além de fazer um café intenso e delicioso, é um equipamento muito bonito e certamente fará parte da decoração da sua cozinha. Por isso, considere também as suas preferências quanto a estética do produto.

Comprar uma prensa francesa significa ganhar mais possibilidades para apreciar um delicioso café feito diretamente da sua cozinha. Além de ser um equipamento prático, produz uma bebida rica em sabores e é um item muito bonito para sua casa.

Está pensando em comprar uma french press, então venha conhecer os modelos disponíveis no Moka Clube! São peças com muita qualidade e design elegante, você não vai se arrepender!

Clique e confira prensas francesas para cafés no ecommerce do Moka.