Skip to main content

É fato que o consumo de café no Brasil é bastante grande e existem diversos métodos de preparo do pretão. Você conhece o café liofilizado? Ele é uma solução prática e rápida para quem gosta de tomar uma bebida de alta qualidade, mas não tem muito tempo para prepará-lo. É conhecido como instantâneo ou solúvel. 

Continue a leitura do post para saber o que significa liofilizado e entender tudo sobre esse processo, como ele interfere no grão e, é claro, saber se o café é saboroso ou não.

O que é café liofilizado?

No início, os cafés solúveis eram produzidos apenas com a espécie Robusta, por seu custo ser menor do que o tipo Arábico e, também, por possuir maior teor de sólidos solúveis. Eles foram um grande sucesso comercial. No entanto, com o tempo, encontraram algumas barreiras.

É que o método utilizado para a sua fabricação, a secagem por pulverização sob vácuo, fazia com que o seu sabor deixasse a desejar, uma vez que os componentes voláteis dos grãos eram perdidos por meio da evaporação.

Assim, por muito tempo, o solúvel foi conhecido como uma bebida de baixa qualidade. Com o avanço da tecnologia, a Nestlé apresentou um método de preparação de alimentos solúveis que poderia ser aplicado ao café para preservar a sua qualidade: o processo de liofilização.

Isso permitiu melhorar a qualidade da bebida, criando oportunidades para que os cafés especiais também pudessem ser utilizados para o preparo de solúveis. 

Banner para comprar cafés online

Como acontece a liofilização do café?

Antes de entender a liofilização, vamos voltar um pouco no processo de fabricação de café solúvel. Os grãos são selecionados, higienizados, torrados e moídos. Depois, é feita a extração, em que os sólidos solúveis e os compostos voláteis de aroma e de sabor são extraídos do café torrado.

Depois, eles são recuperados e passam pela etapa de concentração e, quando realizada a frio, resulta em uma substância de maior qualidade de aroma. Após isso, esse extrato concentrado será, então, desidratado via liofilização.

No processo de secagem ou freeze drying, a água do extrato concentrado é primeiramente congelada a cerca de -40°C. Então, a máquina desse processo cria um vácuo para reduzir a pressão. Depois, uma pequena quantidade de calor é aplicada para que a água sublime.

Nesse ponto, o gelo vai diretamente de um estado congelado para um estado gasoso, deixando para trás os grânulos desidratados. Com isso, temos um café instantâneo de maior qualidade do que os cafés solúveis tradicionais. Mas será que ele é bom? Vamos descobrir!

Café liofilizado sendo preparo no copo.

Além de delicioso, o café liofilizado mantém as melhores características do grão.

Quais são as características do café liofilizado?

O processo de liofilização evita a deterioração do aroma e da cor, bem como a degradação de nutrientes, tornando-se adequado para obter cafés de alta qualidade, pois a temperatura mais baixa permite que os compostos aromáticos permaneçam dentro dos grânulos, preservando as suas características.

Embora a sua qualidade não seja exatamente a mesma de um café moído na hora, a sua complexidade é preservada e essa é a única maneira de fazer café solúvel especial. 

Benefícios do café liofilizado

O café liofilizado passa por um processo que destaca seus diversos benefícios. Além dos já elencados, esse tipo de pretão também é muito fácil de ser transportado, pois é encontrado em pacotes individuais

A liofilização também se destaca pela praticidade, já que o preparo é simples, rápido e não requer nenhum tipo de equipamento, apenas uma xícara e água. Engana-se quem acredita que o café liofilizado é inferior aos outros tipos. Bem próximo do café fresco coado, ele preserva as características sensoriais de um grão de qualidade, sendo ideal para coffee lovers

Sendo também bastante versátil, é possível porcionar a quantidade de pó na medida que o apreciador prefere, ou seja, agrada desde aqueles que preferem sabores encorpados até quem gosta de notas mais leves.

Xícara de café preto

O café liofilizado é prático e bastante saboroso.

Desvantagens do café liofilizado

O café liofilizado também apresenta desvantagens. Na hora de escolher investir ou não nesse método de consumir pretão, é necessário colocar tudo na balança. 

A principal desvantagem desse tipo de café é quanto às notas de sabor. Independentemente do processo realizado para o grão se transformar em algo possível de ser infusionado, nada se compara ao café fresco e moído na hora. 

Apesar do liofilizado também ser bastante gostoso, não é possível preservar 100% de todas as características do grão, como aroma e sabor. Por isso, leve essa questão em consideração na hora de escolher preparar seu pretão. 

Outra desvantagem é quanto ao preço. Geralmente os liofilizados costumam ser mais caros que os moídos, inclusive os feitos na hora. 

Como escolher café liofilizado

Geralmente, os cafés liofilizados são um blend 100% Arábica, porém, vale conferir na embalagem para ter certeza do produto que está comprando. Além disso, é necessário checar todas as especificações. 

Dessa forma, atente-se ao processo de produção do café, aos selos de qualidade e à análise sensorial

Como preparar café liofilizado?

Não tem nada mais fácil que preparar o café liofilizado. Para ter a bebida pronta para consumo, basta adicionar a quantidade que preferir do pó na água quente e pronto, as características voláteis da liofilização transformarão a mistura em um pretão digno dos melhores paladares. Confira o vídeo do barista Bruno e faça sem erro:

Já existem no mercado vários tipos de cafés liofilizados. Na hora de escolher, esteja atento à qualidade dos grãos de café e sua procedência. Porém, o mais importante é que ele deve agradar seu paladar.

Agora, quando perguntarem o que é café liofilizado, você já sabe a resposta: é o café de alta qualidade feito por um processo de secagem congelada que preserva as suas características.

E aí, gostou do nosso post? Então, cadastre-se na newsletter do Moka Clube e receba mais curiosidades e informações sobre café por e-mail!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório