Carrinho

Conhecer as principais variedades de café e quais os seus diferenciais é uma atitude muito útil na hora de escolher as melhores bebidas. Em razão disso, hoje explicaremos o que é café Bourbon, assim como suas principais características.

Ficou interessado? Então é só continuar a leitura para conhecer mais sobre esssa variedade tão querida entre os cafés especiais. Confira!

O que é café Bourbon?

A origem do café Bourbon começa em um lugar paradisíaco no leste de Madagascar, mais especificamente na Ilha de Bourbon (hoje, chamada de Ilha de Reunião). O cultivo dessa variedade prosperou bastante no lugar, que mais tarde deu o nome a esse tipo de café.

No Brasil, o café Bourbon só chegou em 1859 quando o país já era um grande produtor de outras variedades, mas buscava inovar a sua capacidade produtiva. Atualmente, o Bourbon é altamente cultivado aqui, como na região cafeeira do Cerrado Mineiro (MG).

O grão costuma ser produzido em solos com altitude acima de 800 metros e não é das variedades mais produtivas. Por outro lado, o café ganha em aroma, sabor e qualidade.

Quais as principais características?

Quais os diferenciais do café Bourbon? Confira a seguir as informações sobre a variedade e o sabor desse café que está entre os melhores. Veja só!

Powered by Rock Convert

Variedade

Os pés de Bourbon chegam a 3 metros e seus frutos têm formatos similares em relação aos grãos comuns, mas tamanho reduzido. O cultivo desse tipo de café costuma exigir bastante cuidado, uma vez que é sensível a pragas — razão pela qual tem produtividade inferior a outros tipos.

Sabor

No quesito sabor, o Bourbon se mostra como uma das variedades com mais qualidade para os cafés especiais. Isso porque, além do aroma intenso, o café tem sabor diferenciado com notas doces lembrando avelãs.

A bebida feita a partir do Bourbon tem características suaves, corpo médio, baixa acidez e uma doçura acentuada com notas de chocolate. Lembrando que, a depender das técnicas de cultivo, essas características podem ser ainda mais potencializadas.

Quais as diferenças entre o Bourbon vermelho e o amarelo?

As diferenças entre as subvariedades vermelho e amarelo está, principalmente, no sabor. O Bourbon amarelo costuma ser mais adocicado e ter baixo índice de ácido oxálico, o que deixa a bebida mais suave.

Outro detalhe está no fato de que a variedade amarela oferece 40% a mais de produtividade, fazendo com que muitos produtores optem mais por ela em relação ao Bourbon vermelho. Contudo, é preciso ressaltar que as duas variedades contam com muita qualidade e sabor.

Agora que você já aprendeu sobre o que é café Bourbon, certamente ficou com água na boca para provar uma bebida de qualidade! Vale lembrar que o ideal é buscar bons fornecedores para ter certeza de que está levando o melhor para casa.

Já conhecia o café Bourbon? Ainda não provou? Então, não deixe de experimentar essa variedade, surpreenda-se com o sabor e aroma marcantes e compartilhe suas impressões com a gente aqui nos comentários.

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.