Skip to main content

Imagine em sua xícara de café quente uma bebida encorpada e doce com notas de chocolate e aroma intenso. Deu água na boca? Essas são apenas algumas características de uma das variedades mais queridas do grão mais brasileiro. Entenda o que é café Bourbon e suas principais particularidades.

Conhecer as principais variedades de café e seus diferenciais é uma atitude muito útil na hora de escolher as melhores bebidas. Para os coffee lovers, explorar novos sabores e notas da bebida verídica é uma aventura de proporções sensoriais espetacular. 

O café Bourbon está presente em muitas xícaras, mas sua história é pouco conhecida, assim como as suas particularidades. Entender o grão e de onde ele vem pode aumentar a experiência de degustar o café, ou mesmo despertar a identificação de novas notas e sabores.

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Contents

História do café Bourbon

A origem do café Bourbon começa em um lugar paradisíaco no leste de Madagascar, mais especificamente na Ilha de Bourbon (hoje, chamada de Ilha de Reunião). O cultivo dessa variedade prosperou bastante na região, que mais tarde deu o nome a esse tipo de grão.

No Brasil, o café Bourbon só chegou em 1859, quando o país já era referência na cafeicultura, mas buscava inovar a sua capacidade produtiva. Atualmente, a variedade é altamente cultivado no país, em especial na região cafeeira do Cerrado Mineiro, em Minas Gerais.

O grão costuma ser produzido em solos com altitude acima de 800 metros e não é uma das variedades mais produtivas, pois seus frutos têm tamanho menor se comparado às cultivares Mundo Novo. Porém, uma das grandes vantagens do Bourbon é que o café ganha em aroma, sabor e qualidade.

Quais as diferenças entre o Bourbon vermelho e o amarelo?

As diferenças entre as subvariedades vermelho e amarelo estão, principalmente, no sabor. Enquanto o vermelho é mais adaptável, o amarelo tem uma presença maior no paladar. Entenda as distinções dos grãos.

Café Bourbon vermelho

Com fama de ter boa qualidade e com chances de se adaptar bem  no clima brasileiro, em 1859 o governo central encomendou sementes do Bourbon vermelho da Ilha. Foi assim que essa subvariedade chegou primeiro em solo nacional que sua irmã amarela. 

A habituação da subvariedade no Brasil foi um sucesso e rapidamente ocupou lugar de destaque na cafeicultura, sendo responsável, em muitas cidades, pela cultura do café. 

O nome é decorrente da coloração do grão quando maduro. Com formato oblongo e de folhas verdes, os pés de Bourbon podem chegar até 3 metros de altura com ciclo de maturação precoce. Porém, para se atingir a máxima qualidade dos grãos, leva-se em torno de 30 a 40 anos.

Plantação de café

Os arbustos de Bourbon vermelho podem medir de 2 a 3 metros de altura.

Café Bourbon amarelo

Encontrado pela primeira vez no ano de 1930 em São Paulo, o Bourbon amarelo tem distinções em relação a sua origem. Há pesquisadores que acreditam que o grão amarelo é uma mutação natural do Bourbon vermelho. Porém, outros especialistas batem o pé afirmando que a subvariedade é resultado do cruzamento entre o vermelho com o Botucatu amarelo.

Rixas de pesquisadores à parte, a verdade é que o Bourbon amarelo costuma ser mais adocicado e ter menor índice de ácido oxálico do que seu irmão vermelho, o que deixa a bebida mais suave.

Outro detalhe está no fato de que a variedade amarela oferece 40% a mais de produtividade, fazendo com que muitos produtores optem por ela em relação ao Bourbon vermelho. Contudo, é preciso ressaltar que os dois tipos contam com muita qualidade e sabor.

Os arbustos de Bourbon amarelo atingem até 2,6 metros de altura e apresentam folhas bronze e verde-claro. O clima ideal para essa subvariedade é ameno, ou seja, nem muito quente ou frio, com boa altimetria, em torno dos 1.200 metros acima do nível do mar.

Quais as principais características do café Bourbon?

A variedade Bourbon possui muitas características que diferenciam o grão de outros cafés especiais. Considerada uma bebida de muita qualidade, confira o que torna esse pretão tão especial.

Produtividade

Os pés de Bourbon chegam a 3 metros de altura e seus frutos têm formatos similares em relação aos grãos comuns, mas tamanho reduzido – razão da produtividade ser 50% menor em relação a outras variedades. O cultivo desse tipo de café costuma exigir bastante cuidado, uma vez que é sensível a pragas. 

Sabor

No quesito sabor, o Bourbon se mostra como uma das variedades com mais qualidade para os cafés especiais. Isso porque, além do aroma intenso, o café tem sabor diferenciado com notas doces, lembrando avelãs.

A bebida feita a partir do Bourbon tem características suaves, corpo médio, baixa acidez e uma doçura acentuada com notas de chocolate. Lembrando que, a depender das técnicas de cultivo, essas características podem ser ainda mais potencializadas.

Harmonizações com Bourbon

Técnica culinária responsável por potencializar sabores, a harmonização pode e deve ser feita com o pretão. O café Bourbon, por ter sabor e acidez muito acentuados, combina muito bem com doces, como brigadeiro, bolos de chocolate e mel. 

Tábua com queijos e uma xícara de café ao lado.

A arte da harmonização permite realçar sabores e texturas.

O importante é saber que, por similaridade, os chocolates são pares perfeitos, e por contraste, a aposta é em alimentos com sabor e texturas suaves. 

Quais os Bourbons encontrados no Moka Clube?

Agora que você já aprendeu sobre o que é café Bourbon, certamente ficou com água na boca para provar essa bebida de qualidade. Vale lembrar que o ideal é buscar bons fornecedores para ter certeza de que está levando o melhor para casa. Por isso, confira os melhores grãos do Moka Clube

Sítio Vargem Grande

Cultivado no sul de Minas Gerais a 1.025 metros acima do nível do mar, o café Sítio Vargem Grande traz o Bourbon amarelo na sua melhor qualidade. 

Encorpado e com acidez média alta, o perfil de sabor possui notas de pão de mel e açúcar mascavo.

Botão de compra para o café Vagem Grande.Mezzanotte

Aquele primo italiano de respeito, o café Mezzanotte é cultivado na região da Alta Mogiana, em São Paulo, a uma altitude de 970 metros. É bem encorpado com acidez baixa. 

O perfil de sabor conta com notas de chocolate amargo e melaço. Esse é para os fortes, estilo máfia italiana. 

Café MezanottiDescafeinado

Sem a cafeína, mas ainda com muito sabor, o descafeinado é a escolha perfeita para quem ama o pretão, mas prefere a bebida sem aquela energia toda. 

Um produto de qualidade que não utiliza químicos para a extração da cafeína, com o método Swiss Water e todo o cuidado na torra.

Café descafeinado.

Fazenda Recanto

Um café de qualidade, pioneiro e premiado, Fazenda Recanto é cultivado no sul de Minas Gerais a 1.100 metros acima do mar e oferece o melhor do Bourbon amarelo.

É encorpado com acidez alta. O perfil de sabor possui notas de frutas amarelas e mel, ou seja, a doçura é garantida.

 

Café fazenda recanto

Já conhecia o café Bourbon? Agora, você já pode se chamar de mestre cafeeiro da variedade Bourbon! 

Para conhecer mais sobre esse grão e explorar novos sabores de café, não deixe de experimentá-lo. É só acessar a loja virtual do Moka Clube clicando no banner abaixo, escolher o seu e receber na sua casa. 

Banner café boubon