Assim como o vinho, o café é uma bebida que também pode ser harmonizada com diferentes tipos de comidas, transformando uma simples refeição em uma experiência gastronômica complexa.
Por ser uma bebida muito versátil, o pretão pode entrar no preparo de diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a harmonização de café.
Entendendo a harmonização
A harmonização é a arte de combinar alimentos com bebidas equilibrando os sabores, seja por proximidade ou por contraste. Dessa forma, as características dos alimentos são potencializadas, proporcionando uma experiência única para quem está desfrutando do prato.
Popularmente, as harmonizações mais conhecidas são com o vinho e com a cerveja, porém também existem as combinações que aprimoram o sabor do café, ressaltando as notas que existem na composição de sabor da bebida.
O que combina com café?
Doce com café
Se tem uma combinação que dá muito certo é o café com doces e sobremesas. A bebida verídica pode ser utilizada dentro da preparação do prato – como na clássica receita italiana, o tiramisu – ou harmonizada separadamente.
Outro clássico que conhecemos é a harmonização de café com chocolate. O espresso funciona com excelência, contrastando com o chocolate ao leite, e um cappuccino complementa a cremosidade de uma trufa.
Para quem não dispensa um chocolate meio amargo ou mesmo o clássico brigadeiro, a dica é combinar com um café encorpado, com baixa acidez. Se tiver notas de cacau, melhor ainda! No caso do chocolate meio amargo, os sabores ficam mais intensos no paladar.
Em geral, os bolos, como o de fubá, laranja e cenoura, podem ser servidos com café coado. As sobremesas mais doces, como o quindim, ficam melhores quando acompanhadas por um café com acidez mais acentuada, sendo uma harmonização de contraste.
O doce de leite com café é uma receita muito brasileira e um clássico em Minas Gerais. O grão mais brasileiro é incorporado no preparo do prato, e o resultado final pode ser usado para comer junto com pães e bolos.
Para entender, é fácil: quanto mais açúcar tiver a sobremesa, mais encorpado o café precisa ser. Assim, o pretão contrasta com o dulçor da sobremesa, elevando os sabores. Há também, para uma harmonização de sucesso, a possibilidade de combinar cremoso com cremoso, macio com macio e assim por diante.
Salgados com café
A combinação de doces com café é mesmo um prazer que não tem como resistir. Mas sabia que é possível harmonizar a bebida também com opções salgadas? Pão de queijo, pães, tortas e, inclusive, carnes! O maior clássico dessa combinação, que é impossível dar errado, é o café com queijo.
A harmonização com salgados funciona da mesma maneira que com os doces: por semelhança e contraste. Pense nas similaridades dos sabores dos queijos com os tipos de café. Se o queijo é forte, o café deve seguir a mesma linha.
Um exemplo disso é o queijo parmesão, que tem sabor acentuado e é bem salgado, ou seja, a melhor combinação de pretão será um café encorpado. Já um queijo mais suave, como o coalho, pode ser servido com um café coado.
Seja com pratos doces ou salgados, o café tem o poder de destacar o sabor da comida. Use também sua criatividade e gosto pessoal para fazer, em casa, a harmonização de café com seus pratos preferidos. Mas não se esqueça de sempre escolher cafés de qualidade para que sua experiência seja ainda melhor.
E se você gostou deste post, aproveite para assinar a newsletter do Moka Clube e receber em primeira mão várias dicas!