Carrinho

Assim como o vinho, o café é uma bebida que também pode ser harmonizada com diferentes tipos de comidas, transformando uma simples refeição em uma experiência gastronômica. Aliás, a bebida é muito versátil, servindo, inclusive, como ingrediente no preparo de diversos tipos de receitas, de doces a salgados. Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre harmonização de café.

Para alguns, a união de bebidas e comidas é algo dispensável, que não faz muito sentido. No entanto, prestar atenção nessa combinação ajuda a deixar as refeições mais prazerosas, mesmo em casa! Além do mais, não é preciso se tornar nenhum especialista para conseguir harmonizar o café do dia a dia com a comida.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja com quais alimentos essa deliciosa bebida combina!

 Café com doces

Se tem uma combinação que dá muito certo é o café com doces e sobremesas como petit gâteau, bolos e pão de mel, por exemplo. O petit gâteau tem sabor intenso e combina muito bem como um café espresso. Já os bolos em geral, como o de fubá, laranja, e cenoura podem ser servidos com café coado.

Enquanto isso, as sobremesas mais doces, como o quindim e outras iguarias inspiradas nas receitas portuguesas, ficam melhores ainda quando acompanhados por um café com acidez mais acentuada. Como regra geral, quanto mais açúcar tiver a sobremesa, mais encorpado o café precisa ser. Além disso, o café pode servir tanto para contrastar com o sabor da sobremesa como para complementar texturas, por exemplo.

 Café com chocolate

Se por um lado, aquele café espresso funciona um excelente contraste para a degustação de um chocolate ao leite, por outro lado, um cappuccino pode complementar a cremosidade de uma trufa.

Para quem não dispensa um chocolate meio amargo ou mesmo o clássico brigadeiro, a dica é combinar com um café encorpado, com baixa acidez e se tiver notas de cacau, melhor ainda! No caso do chocolate meio amargo, os sabores parecidos, quando combinado com o café, ficam mais intensos no paladar.

 Café com salgados

A combinação de doces com café é mesmo um prazer que não tem como resistir. Mas sabia que é possível harmonizar a bebida também com opções salgadas? Pão de queijo, pães e tortas são algumas das alternativas que podem deixar um café da tarde ainda mais delicioso!

Até mesmo queijos podem ser degustados com uma boa xícara de café! Nesse caso, pense nas similaridades dos sabores dos queijos com os tipos de café, por exemplo, se o queijo é suave, o café deve seguir a mesma linha. O queijo parmesão, que tem sabor forte e é bem salgado, é uma opção para um café encorpado. Já um queijo mais suave, como o coalho, pode ser servido com um café coado.

Seja com pratos doces ou salgados, o café tem o poder de destacar o sabor da comida. Use também sua criatividade e gosto pessoal para fazer em casa a harmonização de café com seus pratos preferidos. Mas não se esqueça de sempre escolher cafés de qualidade para que sua experiência seja ainda melhor!

E se você gostou deste post, aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão várias dicas!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.