Carrinho

Conhecido como o maior estado produtor de café do país, Minas Gerais tem se destacado entre aqueles que não vivem sem cafeína. Mas você sabe como esse fruto precioso chegou às terras mineiras? Ou já conhece os melhores cafés especiais em Minas Gerais?

Ainda não? Calma! Pois hoje vamos conhecer mais sobre a trajetória do café nesse estado que escreveu sua própria história com tinta de café. Também vamos conferir porque a cafeicultura mineira é importante para o nosso país. Além de descobrir quais são os melhores cafés das gerais. Vamos lá?

A história do café em Minas Gerais

O café chegou em Minas por volta de 1707, mais especificamente na Zona da Mata. Por meio do Caminho Novo da Estrada Real, os tropeiros levavam o ouro do interior mineiro para as regiões litorais cariocas e na volta traziam consigo os cafés, que encontraram condições favoráveis para o seu cultivo.

Isso fez com que a região da Zona da Mata fosse a mais rica do estado até o início do século XX. Porém as dificuldades no transporte fizeram com que São Paulo ganhasse força no comércio de cafés nessa época.

Então, para diminuir os desafios deste segmento, em 1859 foi construída uma rodovia que ligava Minas Gerais a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Sem contar também que as políticas públicas e os avanços tecnológicos se mostram essenciais para aumentar a competitividade do café mineiro.

Assim, anos depois a produção do grão começou a se despontar em diversas regiões de Minas, alcançando novos horizontes. Com isso, o ouro negro passou a representar novas possibilidades não só para o próprio Estado, mas também para o mercado nacional. Quer entender como? Veja a seguir!

O papel da cafeicultura mineira no cenário nacional

A cafeicultura mineira desempenha um papel crucial na economia agrícola brasileira. Nas décadas de 40 e 50, o café começou a despontar como o principal produto de exportação brasileiro. Desde então, se tornou símbolo de riqueza e seu sucesso garantiu o espaço do Brasil no mercado mundial.

Além da sua importância no desenvolvimento econômico do Brasil, ele trouxe uma contribuição política e social significativa. O café proporcionou a sustentação do aparelho político-administrativo e forneceu recursos para a instalação do parque industrial nacional.

Dessa forma, contribuiu e continua contribuindo para a criação de diversos empregos, tanto em áreas relacionadas ao café quanto em outros segmentos. Além do desenvolvimento das cidades por meio da construção de estradas e diminuição do êxodo rural.

Mas o que faz os cafés mineiros serem tão desejados? Quais são os melhores cafés especiais em Minas Gerais? Vamos descobrir? Confira o próximo tópico!

Os melhores cafés de Minas Gerais

Muito além de quantidade, o café mineiro tem qualidade inigualável. Mas afinal, o que Minas tem de especial? Com temperatura amena e altitude acima de 850 metros, o estado produz grãos de aromas e sabores diferentes.

É possível encontrar diferentes cafés com características singulares, já que Minas Gerais é dividida em microrregiões. Mas podemos encontrar traços em comum entre eles, como acidez elevada, notas cítricas, frutadas ou chocolatadas.

E aí, ficou com vontade de tomar um cafezinho mineiro? Então, que tal experimentar os melhores cafés especiais de Minas Gerais? O 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, organizados por diversas entidades, revelou os melhores cafés especiais mineiros.

O grande campeão estadual é de uma fazenda localizada no município de Espera Feliz das Matas de Minas, do cafeicultor Paulo Gomes. Outros destaques de 2019, na categoria Natural, são as fazendas das cidades de Serra do Salitre no Cerrado Mineiro, Francisco Drumont nas Chapadas de Minas e em Bueno Brandão no Sul de Minas.

Já na categoria Cereja Descascado, os cafés campeões são das cidades de Presidente Olegário no Cerrado Mineiro, Francisco Drumont na Chapada de Minas, Espera Feliz nas Matas de Minas e Dom Viçoso no Sul de Minas.

Quem imaginaria quantas histórias guardadas numa xícara de café, não é? A qualidade dos cafés brasileiros fez com que eles atravessassem gerações, conquistassem todo o país e ainda superassem as fronteiras. E os cafés especiais em minas Gerais fazem parte dessa história.

E aí, gostou do artigo e quer aprender mais sobre o universo do café? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos direto no seu e-mail!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.