Carrinho

Você sabe o que é latte art? Essa técnica, muito utilizada pelos baristas, consiste em criar desenhos sobre o café. Imagina poder saborear um cappuccino gostoso e ser surpreendido com uma pequena obra de arte. Seria incrível, não é mesmo?

Quer saber tudo sobre essa técnica? Então, confira este post. Nele, você vai conhecer a história do latte art e entender por que essa técnica tem conquistado os apreciadores da bebida, além de conferir um passo a passo sobre como ela é feita. Vamos lá!

O que é latte art e por que ele virou tendência?

São técnicas de desenhos que utilizam o café espresso como base e o leite vaporizado para a finalização das produções. A latte art se popularizou e ganhou o mundo quando os baristas notaram que essa é uma forma de cativar seus clientes, pois proporciona uma experiência agradável aos olhos e ao paladar.

A técnica também agregou mais valor à bebida. Com isso, competições surgiram para promover o barista e a sua arte, surpreendendo o público com a sua criatividade. Nesse contexto, os métodos mais utilizados na latte art são:

  • free pour: consiste em fazer desenhos e formas apenas usando o leite vaporizado;
  • grafismo: são utilizadas ferramentas para desenhar sobre a bebida, como uma caneta de aço ou palitos, e caldas.

Mas de onde vem o latte art? A origem dessa técnica é incerta. Sabe-se que, desde o século XIX, os baristas italianos decoravam seus espressos com figuras ao misturar espuma e bebida.

Porém, foi o barista David Schommer, da cafeteria Espresso Vivace em Seattle, que trouxe para a América as primeiras e principais técnicas de latte art. Quer descobrir como ela é feita na prática? Confira o próximo tópico!

Como fazer um latte art incrível?

Para realizar esse processo, são necessárias uma pitcher, uma xícara grande, café de qualidade e uma máquina com haste de vaporização. É claro que também precisamos de leite. Aliás, ele deve ser integral, pois o seu alto teor de gordura e proteína produzem um creme mais estável.

Powered by Rock Convert

Preparo do espresso

Para fazer o espresso ideal, é necessário utilizar um café de alta qualidade. Em seguida, escolha a moagem correta, meça e compacte ele. Imediatamente, coloque o filtro na cafeteira, posicione a xícara e ligue-a. Desligue quando a bebida atingir um terço da xícara.

Vaporização do leite

Encha a pitcher com leite gelado, aproximadamente até o fundo do bico, e ligue o vaporizador. Mergulhe-o e levante-o até o ponto em que você possa ouvir alguns assobios. O leite deve estar girando uniformemente. Quando o recipiente estiver quente ao toque, desligue o vapor.

Distância da pitcher

Despeje lenta e uniformemente a uma distância razoavelmente alta. Isso permite que o leite e o café continuem incorporando. Você pode derramar em movimento circular para garantir que se mistura bem. Pare quando atingir metade da xícara.

Ângulo da xícara

Aproxime a pitcher da superfície da xícara, de modo que ela quase toque o café. Para facilitar o desenho, inclina um pouco a xícara. Também aumente o fluxo de saída do leite, criando uma distinção entre a espuma branca e o corpo do latte. Então, comece a desenhar.

Os desenhos mais comuns e fáceis do latte art são corações, flores, folhas e animais. Se você precisar de inspiração, a internet é uma boa fonte. Já se quer aprimorar a sua técnica, o ideal é realizar cursos específicos.

Agora que você já sabe o que é latte art, que tal transformar seu cappuccino em uma obra de arte? Mas lembre-se de que a qualidade do café é tão importante quanto o leite e a técnica em si. Por isso, escolha um bom grão para treinar em casa.

Quer aprender mais sobre o universo do café e se tornar um especialista no assunto? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretos no seu e-mail!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.