Skip to main content

Você há de concordar que um café de qualidade ou um doce cai muito bem depois de uma refeição, mas já experimentou unir as duas coisas em uma combinação deliciosa? Chegou a hora de incluir a sobremesa com café no seu cardápio. Pois é, nossa bebida favorita é tão versátil que pode até sair da sua versão tradicional e partir para o mundo dos doces.

Gostou da ideia? Então venha aprender três sobremesas incríveis que levam diferentes tipos de café na receita!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Contents

1. Brigadeiro de café

Existe sobremesa mais brasileira que o brigadeiro? Então, por que não combiná-la com outra paixão nacional? O melhor de tudo é que a receita é bem fácil, até para quem tem pouca intimidade com a cozinha. Confira como fazer um delicioso brigadeiro de café!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de café espresso;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • granulado para decoração.

Modo de fazer

Não tem segredo: o preparo é igual ao de um brigadeiro comum. Basta levar ao fogo médio/baixo o leite condensado, o café, o chocolate e a manteiga, e mexer constantemente para não queimar. Quando estiver desgrudando facilmente do fundo da panela, é porque o seu brigadeiro está no ponto.

Vitrine com diversos bolos servidos, receitas doces com café que combinam com um pretão.

Um clássico da cozinha, o brigadeiro com café é apenas uma das sobremesas que podem ser preparadas com o grão.

Depois, é só colocar em outro recipiente, esperar esfriar e fazer as tão conhecidas bolinhas — passe um pouco de manteiga nas mãos para ajudar nessa parte do processo. Por fim, envolva cada uma com chocolate granulado e sirva.

2. Mousse de café

Mousse é uma das sobremesas mais versáteis do mundo da confeitaria. Afinal, são muitas as opções de sabores, como maracujá, chocolate, morango e, claro, café. A cremosidade desse doce e o sabor característico da sua bebida predileta combinam muito bem. Veja só!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • a mesma medida de leite (395 g);
  • 2 colheres de sopa de café solúvel;
  • 1 envelope de gelatina incolor (12 g) misturada em ¼ de xícara de água aquecida;
  • 3 colheres de chocolate em pó;
  • 4 claras.

Modo de fazer

O primeiro passo é misturar o café e o chocolate no leite até que se dissolvam. Em seguida, coloque em um liquidificador, acrescentando o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor. Mantenha até que todos os ingredientes formem uma mistura homogênea e cremosa.

Bata as claras em neve e adicione à mistura, misturando aos poucos. Depois disso, leve a sobremesa à geladeira e deixe-a lá por aproximadamente três horas ou até que o creme fique mais firme. Na hora de servir, coloque em uma taça bonita e decore com chocolate em pó ou até mesmo com grãos de café.

3. Pudim de café

Mais uma sobremesa com café especial, simples e deliciosa. A versão tradicional do pudim é incrível, mas é sempre bom presentear o nosso paladar com novas receitas. Portanto, vamos lá!

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • a mesma medida de leite (395 g);
  • ½ xícara de chá de café coado;
  • 1 colher de sopa de achocolatado;
  • 1 xícara de chá de açúcar para a calda.

Modo de fazer

Derreta o açúcar até caramelizar e formar uma calda. Coloque-a na forma e reserve. Para o pudim, tudo o que você precisa fazer é bater todos os outros ingredientes no liquidificador.

Em seguida, coloque a mistura cuidadosamente na forma com a calda, cubra com papel-alumínio e leve ao forno, em banho-maria, a uma temperatura de 180 °C por cerca de 1h30. Depois, é só esperar esfriar e levar à geladeira por algumas horas.

Pessoa com saco para armazenar café ao lado da chaleira, preparando a bebida.

Quando preparo com um café especial coado do Moka, esse pudim fica ainda mais gostoso.

Ao preparar as receitas, busque equilibrar os ingredientes para que o doce não tire a potência do café. Para harmonizar, analise a composição da sobremesa. Se tiver sabor intenso de chocolate, por exemplo, indicamos bebidas encorpadas e cremosas, como o cappuccino. Já sobremesas mais açucaradas vão bem com café mais forte e de maior acidez.

Gostou das receitas de sobremesa com café? Então se inscreva na newsletter do Moka Clube e receba mais dicas, curiosidade e novidades sobre o grão mais brasileiro do mundo!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório