Skip to main content

A prateleira do Moka Clube está cheia de opções, e fica até difícil saber como escolher o café que tem mais a sua cara. Por isso, assim como o mestre Yoda, vamos te guiar para descobrir no mundo dos cafés especiais qual o pretão perfeito para você. Continue a leitura para descobrir! 

Banner para comprar cafés online

Antes de mais nada, o Moka Clube

nossa história começa lá em 2012, com a missão de ser a conexão entre o produtor de café e o consumidor brasileiro. Comprar e vender, dentro do país, uma fatia dos melhores cafés produzidos em nossas roças.
 
O Brasil é um dos países que possuem os melhores cafés do mundo e, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), um dos que mais exporta. Repleto de diferentes terroirs, de variedades arábica e robusta, são muitos sabores possíveis para o grão. 
 
Anteriormente, a maioria dos grãos especiais ia para fora do país. Todas as notas de sabor e os aroma do café eram sentidos apenas pelos gringos e, isso, o Moka não acha justo.
 
Dessa forma, decidimos deixar o melhor café produzido no Brasil para os brasileiros. Em um primeiro momento, criamos um modelo de assinatura, desta forma teríamos todo mês um café diferente — e, assim, trabalharíamos com um café por vez.
Plantação de café

No primeiro ano do Moka Clube, nós já trabalhávamos com diversas variedades de café.

Com o tempo, ficamos conhecidos pela escolha dos bons cafés e, junto com o Moka, as pessoas foram conhecendo um pouco mais sobre os grãos especiais. No entanto, em 2018, nossos clientes já estavam se formando e sabiam tanto quanto qualquer expert de pretões por aí.
 
Essa foi a demanda que mudou toda nossa maneira de vender cafés. Passamos a buscar cafés exóticos, exclusivos, blends e uma dezena de equipamentos para fazer o pretão.
 
E agora, com mais de 20 cafés na prateleira, estamos defronte a outro desafio: qual café escolher?

Como escolher o café do Moka Clube

O Moka Clube é uma curadoria de cafés especiais, nós escolhemos os cafés que vão estar na prateleira e os diferenciamos com base em algumas características. 

Hugo Rocco, um dos fundadores e responsáveis por caçar os cafés pelo Brasil, viaja para mais de 20 regiões produtoras em época de safra. 

Ele é o responsável por provar, escolher e fazer amizades desde que tudo começou. Está sempre encarando um novo lote, avaliando todos os cafés maravilhosos que precisam ter unicidade e não serem parecidos com nenhum outro pretão que já escolhemos; essas são as coisas que pesam em sua decisão.

Todos os cafés do Moka são únicos, da história ao sabor. Por isso, temos grãos frutados, com características sensoriais de chocolate, florais, encorpados, suaves, azedinhos e até aqueles mais torradinhos.

Dessa forma, é possível encontrar uma variedade de notas sensoriais do café no Moka Clube. São diferentes tipos de grãos, com variados corpos e aromas. Na hora de escolher qual pretão é o perfeito para você, algumas dicas podem ajudar. 

Qual a SUA preferência de sabor?

Se você ainda está começando, a escolha de um café em meio a tantas opções pode ser uma decisão difícil de tomar. O medo de errar e arruinar a experiência é grande. Para começar, seria legal pensar em coisas que você gosta mais e compará-las com as notas sensoriais das etiquetas.

Se o “doce de leite” é uma de suas paixões, procure um café cremoso com poucas notas de frutas. Se você já é tomador de pretão há muito tempo e está entrando no mundo dos especiais, escolha um com uma torra mais escura, ao invés dos mais suaves. Deixe esses para os tomadores de chá, por exemplo.

Homem torrando café

O perfil de torra de café é um dos elementos mais importantes para definir o sabor da bebida.

Mas lembre-se de ir provando os cafés mais “diferentões” conforme for afinando o seu paladar.

Qual o método de preparo que você vai usar?

Este é outro indicativo que uns pretões podem se sair melhores que outros na sua casa. Alguns métodos de preparo podem evidenciar a doçura e outros, a acidez do café. Isso não quer dizer que você precisa seguir essas regras, esse é só um guia de como fazemos aqui.

Método Koar para extrair café

Alguns métodos de preparo acabam trazendo o dobro de cafeína e realçando o sabor da bebida.

  • Cafés florais e frutados: Hario V60, Mellita, French Press, Koar e Chemex
  • Cafés chocolate/caramelo: Cafeteira italiana, Espresso, Mellita
  • Cafés com especiarias e fermentados: todos os métodos, esses são sempre uma nova experiência

Comprar pelo site do Moka Clube

Comprar café online pelo site do Moka Clube é muito fácil. Com diversas categorias e filtros, a navegação é fácil e intuitiva. Confira. 

Categorias 

Categorias Moka

Existem diversas categorias no site do Moka.

Procurar as categorias é muito fácil. Basta clicar nos três traços no canto superior direito da tela. Lá aparecerão links clicáveis, como “Kits e presentes”, nos quais você encontrará opções para presentear pessoas especiais; “Comprar Café”, em que será possível ver todos os pretões especiais; e “Assine já”, para participar do Clube Moka.

Além disso, é possível encontrar “Equipamentos”, com todos os materiais que você precisa para fazer cafés especiais; “Blog”, para conferir conteúdos exclusivos com algumas dicas e preparos; e “Quem Somos”, para você ler a história do Moka Clube.

Como utilizar os filtros do site?

Como já reforçamos acima, são diversos pretões disponíveis, desde grão arábica até blends com o robusta. Para facilitar a vida dos coffee lovers, pedimos para o nosso Coffee Hunter formar filtros em nosso site de acordo com a análise sensorial do café.

Dessa forma, com um sabor já em mente, fica muito mais organizada a sua compra e a possibilidade de acertar no grão especial é maior. Por isso, caso tenha dúvidas de qual pretão escolher, acione os filtros, lá você vai encontrar notas e cafés com aromas de chocolate/caramelo, doce, especiarias, fermentado, floral e frutado.

Filtros do site

O perfil de torra do café é responsável por ressaltar as notas de sabor do grão.

Se você já é fera no café e quer uma variedade específica, você vai encontrar os grãos de Araras, Blends, Bourbon amarelo, Catuaí, Catucaí, Obatã, Topázio e Tupi.
 
Depois do pretão escolhido, você  decide a quantidade de café que deseja e qual o tipo de moagem, com opções de receber em grão ou moído. E aí chega a melhor parte: preencher seus dados e esperar o entregador chegar até sua casa! Muito fácil, fala aí.
 
Nada se compara a ficar horas analisando as notas de sabores e os perfis sensoriais de um pretão e se surpreender.
Agora que você já sabe do que gosta e como escolher seu café, entre no site do Moka Clube e escolha a sua próxima experiência. Clique no banner abaixo e aproveite! 

Clique para acessar os cafés especiais do Moka e fazer sua análise sensorial.