Skip to main content

Todos os anos, competições como o Cup Of Excellence e o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café escolhem os melhores cafés do Brasil

Avaliando quesitos como cadeia de produção do grão, qualidade, aroma, sabor, entre outros, os pretões passam por rigorosos processos avaliativos até que sejam classificados de melhor para pior. 

São cafés do Brasil inteiro que participam dessas competições. Quer descobrir qual grão foi escolhido como o melhor do país? Continue a leitura e descubra! 

Eleição dos melhores cafés

Contents

Como elencado acima, no Brasil, as duas maiores organizações de competição e eleição dos melhores cafés são o Cup of Excellence e o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. 

Cup Of Excellence

O Cup of Excellence, além de ser importante nacionalmente, é o principal concurso de qualidade para café internacionalmente. A competição acontece desde 2000 e é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Atualmente, o Cup Of Excellence é apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e também pela Alliance for Coffee Excellence (ACE). 

Plantação de café

Os concursos avaliam o café tradicional de todas as regiões do Brasil.

A competição é aberta para todo o produtor de café brasileiro de variedade 100% Arábica. O objetivo é auxiliar, recompensar e reconhecer esses trabalhadores pelos esforços e pela dedicação. 

Além disso, o Cup Of Excellence faz parte do de uma das propostas da BSCA, o Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros.

Realizado com o auxílio do governo e de ONGs, esse concurso já reconheceu e mudou a vida de diversos cafeicultores. 

Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Na 17ª edição, o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café é a premiação da Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC). A competição aceita grãos de variedade Arábica e Canéfora, contanto que sejam de produtores brasileiros. 

Uma diferença desse concurso está quanto à avaliação. Além dos tradicionais requisitos, a ABIC verifica se os lotes inscritos possuem algum nível de sustentabilidade das propriedades produtoras. Esse fator representa 10% da nota final do café. 

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Café, Ricardo Silveira, afirma que o 17º Concurso ABIC reforça a excelente qualidade da safra de 2020. “Nós temos orgulho de promover as diversas origens, produtores e oferecer, através das nossas indústrias, o melhor dessa safra aos consumidores brasileiros.” 

Como são escolhidos os melhores cafés do Brasil?

Todos os inscritos ao título de melhor café do Brasil passam por uma série de avaliações, até terem suas notas finais. 

Entre os principais critérios estão o tipo, a cor, o aspecto, a umidade, a atividade de água, os defeitos e a qualidade da bebida. Geralmente, são cinco ou seis grupos de especialistas que avaliam os grãos de café. 

A ABIC utiliza a metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC), que atribui uma nota de Qualidade Global, a qual vai de zero a dez pontos. Nesse caso, a avaliação é feita dentro do Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, que é credenciado pela ABIC. 

Dois homens provando café.

Vários avaliadores analisam diversos grãos para determinar qual deles é um bom café.

Depois da avaliação e das notas, os 25 primeiros que tiverem média superior a 73 são os vencedores das competições e são comercializados para as melhores marcas de café do país.

Os melhores cafés do Brasil em 2020

Banner para comprar cafés online

Os concursos Cup Of Excellence e Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café já anunciaram os vencedores de 2020. Separamos alguns deles para conhecer. 

Vencedores do Cup Of Excellence

No Cup Of Excellence, o primeiro lugar nacional foi para Adila Pereira Coli, do Sítio dos Coli, na região da Mantiqueira de Minas. Essa produtora conseguiu alcançar o 11º lugar na etapa internacional com 88.44 pontos. 

O primeiro colocado da etapa internacional do concurso foi Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa, do Sítio Escondica, das montanhas do Espírito Santo. Esse produtor alcançou 90.03 de pontuação. 

Os outros ganhadores do concurso que também foram classificados entre os melhores cafés do Brasil 2020, em sua maioria, são da região de Minas Gerais e da Bahia. 

Vencedores do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 

Já no concurso da ABIC, quem levou o primeiro lugar foi Sílvio Leite, da Fazenda Cerca de Pedra São Benedito, na Chapada Diamantina, na Bahia. Esse produtor recebeu a nota 87 por seu café, que foi comprado no leilão por cerca de R$ 5 mil a saca. 

O segundo lugar do café premiado ficou com a produtora Renee Van Der Goot, da fazenda Harmonia, no Paraná. As sacas dessa cafeicultora atingiram nota de 85. Os outros ganhadores são da Alta Mogiana de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

Compre os melhores cafés no Moka

O Moka Clube está sempre se preocupando em oferecer as melhores qualidades de café especial. De olho nos concursos e nas competições, busca encontrar produtores qualificados para disponibilizar os grãos para os coffee lovers. 

Alguns dos melhores cafés são possíveis de encontrar na loja virtal do Moka. Confira! 

Bala de Caramelo

O Bala de Caramelo é uma bebida que agrada a todos. Impossível de resistir, ele possui baixa acidez, mas é superencorpado. Esse é um pretão que podemos apreciar todos os dias, sendo no café da manhã ou da tarde. É bem doce, com notas de baunilha e caramelo, claro. 

Botão para comprar no e-commerce

Capricórnio

Produzido no trópico de Capricórnio, o café homônimo combina bem com essa região. Com notas de caramelo e de chocolate, esse café é forte e possui baixa acidez. É bem encorpado e bastante saboroso.

Botão para comprar no e-commerce

Moranguete

O café Moranguete é bem saboroso. Com notas de morango e de chocolate, esse café é perfeito para ser degustado e apreciado, seja no café da manhã ou da tarde. De variedade Obatã Vermelho, tem corpo médio e acidez equilibrada.  

Botão para comprar no e-commerce

Os melhores cafés do Brasil são escolhidos após uma série de avaliações bastante meticulosas. O Moka Clube procura sempre os grãos de excelente qualidade para oferecer aos clientes e, por isso, está atento aos principais concursos. 

Para conferir mais cafés torrados e moídos do Moka, clique no banner abaixo.

Clique e acesse os cafés especiais para análise sensorial do Moka.