Skip to main content

Você já ouviu falar em chá de café? Essa iguaria não é a mesma coisa que o famoso chafé, como as avós chamam o pretão que está aguado. Muito pelo contrário: a bebida é rica em sabor e em propriedades benéficas para o organismo.

Com tantos pontos positivos, vale a pena saber mais sobre esse tal do chá de café. Muito famoso na Europa e em países nortistas, vamos abrasileirar-lo e te contar tudo o que você precisa saber para se convencer que a bebida é boa mesmo.

Banner para comprar cafés online

Conheça o chá de cáscara

O chá de café também é conhecido como cáscara ou chá de cáscara sagrada. O nome vem da casca do grão chamada de “cáscar”. Muito comum no exterior, lá chamado de cascara tea, possui sabor marcante, doce e levemente frutado

A bebida foi descoberta pelos — até então — estudantes canadenses Max Rivest e Arnaud Petitvallet. Eles realizaram uma pesquisa que conseguiu comprovar que as cascas e as folhas de café podiam ser infusionadas e ingeridas. 

Surpreendendo os pesquisadores, foi descoberto que a casca do café possui níveis baixos de cafeína e é rica em polifenóis e em antioxidantes, compostos nem mesmo encontrados no chá verde em tanta abundância. Além do ótimo sabor e aroma, as cáscaras são muito benéficas ao organismo.

Sendo ótima para o comércio, essa notícia agradou os cafeicultores, pois o café só produz durante três meses do ano, fato que deixa a fonte de renda dos agricultores instável. 

Dessa forma, com a possibilidade de também comercializar as cáscaras, eles se mantêm por mais alguns meses tranquilos. 

Essa é a mais pura prova que o pretão é muito versátil e pode ser aproveitado de diversas maneiras. 

Homem no cafezal

A cáscara é uma bebida versátil, prática e que resulta em um sabor surpreendente.

Benefícios do chá de cáscara

Como afirmamos anteriormente, o chá de café é rico em benefícios para o organismo. Compostos fenólicos, como a mangiferina, ésteres de ácidos hidroxicinâmicos (HCEs) e antioxidantes são bastante encontrados nas cáscaras e auxiliam na prevenção de algumas doenças. 

A mangiferina ajuda a reduzir o colesterol, além de abaixar o risco de desenvolver diabetes e possuir função neuroprotetora. Já os HCEs são responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo cânceres.

Além disso, a cáscara possui propriedades antioxidantes, que protegem as células sadias da oxidação natural do corpo, deixando-o com um aspecto mais jovem, e anti-inflamatórias, que restauram o equilíbrio e as forças de defesa do organismo. Muitos utilizam, ainda, o chá de café para emagrecer.

Assim como há benefícios do café, a cáscara não fica muito atrás. Sendo uma ótima forma de começar o dia, opte por alternar entre as bebidas e melhore seu bem-estar.

O chá de cáscara do Moka

Acompanhando umas das tendências mais saborosas dos países internacionais, o Moka Clube traz o inigualável chá de cáscara orgânico abrasileirado, produzido nas nossas próprias terras. 

Verdadeiro e único chafé — aquele que até as avós vão gostar —, é o café nos mostrando o quão versátil ele é e oferecendo tudo o que há de melhor. Prepare-se para explorar uma viagem rica em sabores e aromas, enquanto você caminha pelas estradas da deliciosa cáscara.

Feita com toda a qualidade que pede, a casca de café orgânica, ou seja, sem agrotóxicos, passa por um processo até ficar sequinha e pronta para virar chá. É uma bebida pura e saborosa.

Produzida no Espírito Santo, possui perfil de sabor que destaca as notas cítricas e de frutas vermelhas. Tem alta acidez e corpo médio. 

Botão para comprar no e-commerce

Como preparar o chá de cáscara

Preparar o chá de cáscara de café não tem segredo. É bastante simples e rápido. Veja como fazer:

Chá de cáscara tradicional

Primeiro, pegue 200 ml de água mineral (nunca da torneira) e aqueça no fogo alto até atingir a temperatura de 96 graus. Enquanto não atinge o calor necessário, utilize uma balança e pese 10 gramas de cáscara. Depois disso, despeje-a em sua caneca ou copo preferido. 

Em seguida, assim que a temperatura da água chegar a 96º C — quando bolhas grandes se formarem na superfície —, desligue o fogo e torne o líquido na sua xícara, onde a cáscara está depositada. 

Aguarde de quatro a cinco minutos para infusionar e a bebida está pronta. Você pode ajustá-la para se adequar ao seu gosto pessoal, acrescentando adoçantes ou não. O chá de cáscara pode ser consumido quente ou gelado. 

Drink de chá de cáscara

Outra receita que faz bastante sucesso é o drink de chá de cáscara. Nesse caso, você precisará deixar a infusão mais concentrada, utilizando 20 g da casca do café para 200 ml de água. 

Faça o mesmo processo do chá de cáscara tradicional e espere esfriar — você pode deixar descansando na geladeira ou no freezer. 

Depois disso, preencha uma taça ou um copo próprio para drinks pela metade com gelo. Na sequência, acrescente o chá de cáscara com 100 ml de água tônica e 100 ml de gin da sua preferência. O resultado é um drink refrescante e perfeito para o verão. 

O chá de cáscara é uma bebida surpreendente, rica em benefícios e sabor. Além disso, é bastante versátil e pode ser preparada de diversas maneiras. Assim como o café, é um grão admirável que pode ser utilizado de variadas formas

Para conferir mais produtos que o grão de café é capaz de produzir, clique no banner abaixo e confira os melhores pretões do Moka Clube

Banner para comprar kit koar no Moka