Skip to main content

Fazer café coado é como uma arte, e existem alguns segredos para conseguir chegar a um resultado ainda mais delicioso. Se você já foi a uma cafeteria, provou um café coado excelente e ficou se perguntando por que não era possível reproduzi-lo perfeitamente em casa, este post é para você.

A gente separou algumas dicas de como fazer um café coado sem igual. Não vai perder, né?

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.1. Escolha um café de qualidade

O processo de fazer café coado em casa começa bem antes de colocar a água para aquecer. Na verdade, muito do resultado depende da qualidade do grão que você vai utilizar. Sendo assim, pesquise bastante e use alguns critérios como guia. Por exemplo:

2. Atente para a moagem do café

O ideal é que você compre o produto ainda em grãos, pois a moagem na hora preserva as particularidades de sabores e aromas. Agora, resta saber qual a granulação correta para preparar o café coado, não é mesmo?

Moedor de café manual sendo utilizado para preparar café coado em casa.

Moedor de café manual: uma das possibilidades para moagem do grão.

Quando a moagem é muito grossa, a água passa de forma muito rápida, as características do café se perdem e o resultado é uma bebida aguada. Por outro lado, se é muito fina, pode resultar numa extração bem demorada e em um café amargo.

Se você optar por usar o Hario V60, por exemplo, escolha a moagem média, com a espessura similar ao açúcar cristal. Caso o método seja o filtro de papel tradicional e comum, pode utilizar uma gramatura parecida com areia.

3. Verifique a temperatura da água

O primeiro conselho é nunca usar água direto da torneira, e sim filtrada ou mineral, pois o excesso de cloro pode interferir no sabor do café. Outro detalhe importante é ferver água e desligar a chaleira, uma vez que muito tempo fervendo o líquido perde o oxigênio e acaba  transferindo um sabor ruim para o café, esperar em torno de um minuto após a fervura é o suficiente.

Pó de café na colher parar preparar um café coado em casa.

Depois de moído corretamente, é preciso deixar a água na temperatura certa para uma bebida de qualidade.

Portanto, se tiver um termômetro e quiser fazer aquele cafezinho impecável, aqueça a água a uma temperatura de 90 °C a 95 °C.

4. Armazene o café adequadamente

É comum que os amantes do café queiram guardá-lo em potes decorativos. Contudo, saiba que o mais correto é mantê-lo na embalagem original para evitar a oxidação. Após abrir o rótulo, feche bem e reserve em algum lugar longe da umidade, da claridade e das altas temperaturas.

5. Siga o passo a passo do preparo

Fazer café coado é praticamente um ritual com passos muito importantes e que não podem ser esquecidos. Mas antes de tudo, você precisa ter em mãos:

  • 30 g a 35 g de café (para 500 ml de água);
  • moedor de café;
  • balança (ou dosador);
  • filtro;
  • água (90 °C a 96 °C);
  • chaleira;
  • jarra ou caneca.

Vamos ao passo a passo? Preste bem atenção no procedimento:

  1. coloque o filtro de papel no suporte e dobre as bordas;
  2. com a água já na temperatura indicada, escalde o filtro de papel com movimentos circulares para espalhar por todas as partes, depois descarte esse líquido (isso serve para eliminar qualquer impureza e o aroma do papel);
  3. feita a moagem a uma granulação média, coloque o café no filtro, umedeça todo o pó e deixe nessa pré-infusão por alguns segundos;
  4. adicione o resto da água, em movimentos circulares para que ela percorra todo o pó ao mesmo tempo;
  5. espere até que toda a água escoe e aproveite um delicioso café.

E então, o que está esperando para fazer café coado em casa? Siga todas as nossas dicas para não errar em nenhum processo e, com certeza, o resultado vai ser incrível. Ah, e para uma experiência ainda mais completa, acesse a loja do Moka Clube e compre grãos especiais. É só clicar no banner!

Clique no banner e acesse a loja virtual do Moka.