Skip to main content

O café é famoso em todos os cantos do Brasil, e com certeza você já tomou algumas xícaras que é melhor nem lembrar! Mas, se você descobriu o café especial e quer aprender a escolher o seu, com esse artigo você vai sair fera no assunto.

Existe o café perfeito para você, ele só precisa ser caçado!

O que define um café especial?

Contents

De forma geral, o café que você encontra no supermercado é o tradicional, conhecidos por serem ácidos, amargos e sem sabor. Pela falta de cuidado na produção, o consumo em excesso pode causar todos os problemas relacionados ao café. Do outro lado da moeda, temos o café especial, que é feito com grãos nobres, tem origem controlada e selo de qualidade. A SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) é referência no assunto e desenvolve os critérios que certificam o café especial.

Antes de chegar até você, o café especial envolve um processo que começa com o produtor do grão e só termina na hora do preparo! Acompanha:

Plantação

O produtor estuda a variedade de café mais adequada para o tipo de solo, clima e altitude que ele tem disponível. A fim de garantir um grão de qualidade, esse conjunto de fatores é determinante! Existem várias regiões cafeeiras no Brasil e essa mudança de solo precisa ser estudada.

Normalmente, o café especial vêm das variedades Arábica e Robusta. As diferenças estão tanto na plantação, como também no resultado final.

Café Arábica e Café Robusta

Enquanto o Arábica tem complexidade de aromas, sabor adocicado, mais acidez e menos cafeína, o Robusta tem menos açúcar, o sabor marcante e amargo.

Quanto à lavoura, o Arábica demanda mais cuidados e precisa ser plantado em uma altitude entre 800m e 1.400m. Em contraste, a planta do café Robusta é mais resistente à pragas e parasitas e, em geral, não precisa de cuidados específicos. 

Do pé à xícara, o café especial é o respeito pela qualidade brasileira feita para o próprio povo!

Avaliação

O Q-grader é quem avalia a aparência, notas, aroma e sabor dos grãos. Aliás, outros atributos relacionados ao olfato e paladar também são levados em consideração. É ele quem caça os cafés pelo país! Sempre pensando na melhor experiência, ele trabalha junto com o mestre de torra.

Torra

Na torrefação, há todo o cuidado com detalhes relacionados à transferência de calor, termodinâmica e química do fruto. Afinal, o mais alto nível de qualidade é esperado. É nesse momento que as características do grão ficam em evidência. O mestre de torra é quem dita o sabor do café!

É na torra que a diversão começa!

Características do café especial

Amargor

Sim, café especial tem amargor! Visto que nos cafés especiais essa característica é equilibrada, ela é muito bem-vinda!

Digno de nota, o famoso “café forte” de escritório não tem qualidade só por ser amargo, viu?

Acidez

Nada melhor que acidez fresca e natural para dar vida ao café. A acidez do grão se dá pela torra, quanto mais clara, mais aquilibrada e evidente. 

Doçura

Como resultado da maturidade dos grãos e da caramelização no processo de torra, o grão especial tem altos níveis de doçura. Sendo assim, você não precisa de açúcar para tomar o seu cafézinho.

Aroma

O aroma é o cheirinho de felicidade que anima todas as nossas manhãs. O café de qualidade têm aroma acentuado e mais fácil de ser percebido. Podendo ser florais, cítricos, frutados e achocolatados, depende da variedade do café. 

Corpo

O corpo é a sensação que persiste no paladar após a ingestão do café. Um café que parece mais “pesado” na boca é mais encorpado que uma bebida com uma sensação mais leve.

Sabor do café especial

O sabor do café especial é uma mistura de todas essas características que citamos. Até mesmo os métodos de preparo podem realçar alguma característica específica. Nada melhor que provar e entender o que mais agrada o seu paladar! Tarefa boa, hein.

As embalagens de café especial possuem descritivos do sabor para te auxiliar na hora da escolha.

Como escolher o café especial?

Um pretão de respeito deve ser caçado! Não se encontra em qualquer lugar. Você pode contar com a praticidade da internet ou ter uma experiência sensorial (e com café de graça) em lojas físicas!

É importante avaliar todas as características mostradas aqui e treinar o seu paladar. Além disso, leve em consideração o método de preparo que será utilizado, já que eles enaltecem diferentes características no café! Leia: Equipamentos para fazer café especial: o que não pode faltar?

O melhor caminho é se aventurar em diferentes sabores e métodos, assim você encontra o match perfeito. Se quer receber conteúdos diários sobre café, segue o Moka Clube no instagram e entre para a comunidade de feras do café especial!