Carrinho

O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo, e também um dos lugares onde mais se consomem os diferentes tipos de café.

O típico cafezinho faz parte da maioria das mesas brasileiras, da refeição matinal a outras ocasiões ao longo do dia. E, como veremos neste artigo, motivos não faltam para que os consumidores se importem mais em saber a respeito da qualidade e variedades do grão.

Neste artigo, vamos diferenciar os tipos de café, além de citar algumas das bebidas mais saborosas produzidas a partir deles. Leia até o fim e fique por dentro do assunto!

Por que saber sobre os diferentes tipos de café

Cada tipo de grão tem características próprias, que podem agradar ou não o paladar de cada consumidor. E, sabendo quais são essas diferenças, o processo de escolha se torna mais fácil, diante da gama de opções que o mercado oferece.

De modo geral, o resultado final do sabor e aroma do café, por exemplo, dependem de inúmeros fatores, desde a escolha do local o plantio, passando pelos processos de secagem e torrefação do grão.

É claro que, além dessa variedade natural, o café também é muito versátil e possibilita inúmeras combinações em diferentes tipos de bebidas e receitas, do tradicional espresso ao cremoso cappuccino.

As variedades dos grãos de café

Existem dezenas de tipos de grãos, produzidos nas mais diferentes partes do mundo. Alguns dos nomes mais conhecidos são o Bourbon, Catuaí e Novo Mundo.

Inclusive, muitas variedades são derivadas do Arábica — considerado o tipo mais consumido. Veja cada variedade em detalhes abaixo:

Bourbon

O café Bourbon é muito comum, e seu aroma intenso é complementado pelo sabor levemente adocicado em geral oferece uma bebida suave. Muito produzido no sul de minas gerais.

Catuaí

Variedade muito cultivada no Brasil, o café tipo Catuaí é resultado do cruzamento dos tipos Novo Mundo e Caturra. Sua principal característica é a doçura natural e bom rendimento para o produtor. Produzido em praticamente todas as regiões do Brasil.

Novo Mundo

Com sabor marcante e aroma suave, o Novo Mundo é muito usado em torras mais escuras pois é geralmente é mais encorpado e doce que os outros. Variedade que se adaptou na maioria das regiões produtoras.

Tipos de bebidas feitas com café

Tomar um bom café é uma excelente maneira de começar o dia. E a vantagem de apostar na bebida são as inúmeras possibilidades que ela oferece.

Powered by Rock Convert

Entre os tipos de café mais consumidos e que podem ser feitos em casa ou apreciados na padaria ou cafeteria estão:

  • espresso;
  • cappuccino;
  • Irish coffee;
  • caffè latte;
  • macchiato;
  • mocha;
  • duplo.

Veja os detalhes de cada uma dessas receitas!

Café espresso

O espresso, receita tradicional, é o café puro feito sob pressão, sem adição de leite ou qualquer outro ingrediente. Quando bem feito, ele apresenta 2 camadas: a bebida e sua crema (espuma).

Apesar de ser um detalhe que passa despercebido aos olhos de muitas pessoas, a crema tem a função de criar uma barreira que ajuda a preservar o aroma e também a temperatura da bebida além de incorporar o corpo e o retrogosto do café.

Cappuccino

O cappuccino é uma deliciosa invenção italiana, que mistura o café espresso com leite vaporizado, resultando em uma crema bem consistente.

Irish coffee

Receita criada na Irlanda, o Irish Coffee leva, além do café, o tradicional uísque irlandês e uma camada de creme.

Caffè latte

O caffè latte também tem origem italiana, e nada mais é do que o café com leite, conhecido como pingado em algumas regiões do Brasil.

Café macchiato

O macchiato é uma versão adocicada do espresso com uma “macchia di latte” (mancha de leite) vaporizado, que traz cremosidade e valoriza os açúcares da bebida.

Café mocha

O mocha ou mocaccino é para os fãs de chocolate, já que ele é feito com café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.

Café duplo

Essa variedade da bebida nada mais é do que aquilo que o nome diz: duas medidas do café espresso servidas na mesma xícara.

Viu como o café é versátil tanto na variedade dos grãos quanto nas receitas em que aparece? Esteja sempre em busca de mais informações sobre a bebida, testando diferentes variedades para encontrar as que mais estão de acordo com o seu paladar. E, principalmente, nunca deixe de buscar as melhores matérias-primas.

E se você gostou dessas dicas sobre os diferentes tipos de café, aproveite também para conferir como fazer um café especial em casa!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.