Skip to main content

Muitos coffee lovers têm uma dúvida muito comum na hora de preparar um pretão especial: é necessário ter uma balança para café? A resposta é não, evidentemente. Várias pessoas vão no chutômetro, porém essa não é uma prática tão recomendada. 

As balanças dão mais precisão e fazem com que o café tenha o sabor valorizado, equilibrando o grão e a água na medida certa. Por isso, para verdadeiros apreciadores do pretão, esse é um equipamento indispensável no cantinho do café

Preparamos um conteúdo especial para você conhecer todos os modelos de balanças para café e descobrir qual é o mais indicado para o seu preparo preferido, confira!

Banner para compras cafés verídicos no Moka

Balanças de café: por que são necessárias?

De maneira geral, existem vários motivos para ter uma balança de café. O principal deles, claro, é que, apenas com esse equipamento é possível garantir a precisão da água despejada e dos gramas de café. Até o valor mínimo de 0,1 pode alterar no resultado, principalmente nos preparos de pretão individuais.  

Ter os ingredientes colocados na medida correta com exatidão otimiza as reações químicas do café, mantendo um padrão no preparo e ressaltando o aroma e o sabor da bebida. 

Além disso, essas balanças para café são extremamentes rápidas na velocidade de pesagem. Isso acontece porque essa é uma necessidade essencial para quantificar o volume da água enquanto ocorre o processo de preparo. 

Outra função bastante interessante, presente em algumas balanças, é o cronômetro. Esse dispositivo mede, de acordo com o método de preparo do café escolhido, o tempo de pré-infusão, de infusão e de filtragem. Isso facilita ao coffee lover atingir o resultado desejado. 

Como escolher a balança ideal?

Existem diversos tipos de balança de café e todos esses modelos podem confundir quem está entrando no mundo do pretão. No entanto, para escolher o produto ideal para você, é preciso analisar suas próprias necessidades. 

Balança de café Moka

A balança dosadora é um dos diversos tipos de modelos deste equipamento para café.

A quantidade de café que você prepara e a frequência vão ser essenciais para essa decisão. Para aqueles que gostam de fazer quantidades individuais e poucas vezes ao dia, um equipamento básico já é o suficiente. 

No entanto, caso a intenção seja explorar o mundo do pretão, investindo nos melhores equipamentos para fazer café, talvez compense apostar em balanças mais robustas e modernas. 

Principalmente com esses modelos, é possível testar e ir mudando a dosagem a cada preparo, para conseguir diferentes resultados e explorar todos os aromas e os sabores do grão.

Melhores modelos de balanças para café

Conheça os melhores modelos de balança para café para testar nos preparos dos cafés especiais

Balança dosadora

A balança dosadora é um dos modelos mais básicos existentes. Perfeita para quem quer começar a utilizar esse equipamento, ela é bastante prática e fácil de manusear.

Para utilizar esse modelo, é preciso mover a tarja de plástico até a medida em gramas desejada. Depois disso, é adicionado o pretão e o equilíbrio do equipamento mostrará se a dose está ou não certa. Conforme a necessidade, é preciso acrescentar ou tirar a quantidade de pó de café ou do grão. 

Por ser indicada para o preparo de cafés individuais, a balança dosadora tem a medida para fazer café de até 25 gramas, por isso, atente-se. 

Balança dose certa do Moka

A balança dosadora Dose Certa é um equipamento da marca Pressca e possui duas funções: pegar o café e pesá-lo. 

Botão para comprar no e-commerce

Para saber como pesar as gramas de café especial, confira o vídeo explicativo do canal Pressca.

Balança eletrônica (sem timer)

Outro modelo de balança para café é o tipo eletrônico. Esse equipamento já é mais preciso e tem mais funcionalidades se comparado à dosadora. 

Funcionando a pilhas ou a baterias, a balança tradicional eletrônica, além de pesar as gramas de café, consegue determinar a quantidade de água. 

Utilizar esse equipamento é bastante fácil. Pressionando a opção “tara”, você pode eliminar o peso da jarra ou do pote e, depois disso, acrescentar o café para que a balança mostre apenas o valor em gramas do pretão. 

Após pesar o grão de café, você pode adicionar e quantificar a água utilizada no preparo, o que dará precisão ainda maior na receita. 

Balança eletrônica (com timer)

Tendo os mesmos princípios que a balança anterior, este modelo se difere apenas pela funcionalidade do timer. Você pode estar se perguntando “mas por que eu vou precisar disso?”. E a resposta é: para cronometrar o tempo de infusão. 

O preparo do pretão não é feito apenas com o café, a água e pronto. Fazer uma bebida saborosa requer um tempo de extração determinado. Se for muito infusionado o amargor do grão será muito intenso, deixando um gosto adstringente desagradável. 

Dessa forma, controlar o tempo que o café ficará em contato com a água é essencial e, nessa hora, a balança com timer é uma grande aliada. 

A balança digital com timer é a mais comumente utilizada em cafeterias.

Com esse equipamento, é possível experimentar tempos de infusões diferentes, testando e descobrindo novos sabores de um mesmo grão de café. 

A balança para café não é um item obrigatório para a preparação da bebida, no entanto, com esse equipamento, é possível atingir o resultado mais próximo do desejado. Além disso, é esse dispositivo que permite fazer diversos experimentos de infusão do pretão. 

Ótima opção de presente para um coffee lover e um equipamento que precisa fazer parte da rotina de quem sabe apreciar um bom pretão, a balanças é um dispositivo bem bacana para investir. 

Para conferir mais produtos necessários na hora de preparar café especial como um verdadeiro expert, clique no banner abaixo e encontre ótimas opções do Moka Clube

Banner para comprar equipamentos de café no Moka.