Skip to main content

O ano passado foi um verdadeiro teste para cardíacos. Se lá fora o mundo estava um caos, na maravilhosa terra encantada do pretão não foi tão terrível assim. Ante 2019, a safra de cafés 2020 foi muito boa. Com recordes batidos e milhões de quilos de grãos colhidos, os cafeicultores ficaram felizes da vida.

As safras do ano passado foram verdadeiros tesouros da terra. Para saber mais sobre esses cultivos, continue a leitura e confira quais foram os melhores cafés em 2020.

Banner para comprar cafés online

O que 2020 nos reservou

Contents

O café em 2020 foi fonte de bastante alegria. Guilherme Morya, analista de cafeiculturas, diz que, mesmo com problemas climáticos, a safra de 2020 foi impulsionada por novas áreas de produção.

Além disso, Morya ressalta que, devido a baixa nas produções das safras em outros países, os preços das sacas de 60kg do café do Brasil ficaram bastante atrativos.

A safra recorde de 2020, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), gerou cerca de mais de 4 bilhões de quilos de café, quando somados os produtos verde, solúvel, torrado e moído. O resultado levou as lavouras brasileiras, em especial as do Espírito Santo – Estado que mais produziu –, a ficarem em festa.

Homem arando chão coberto de café

O Brasil é um exportador global de cafés. Superando a estimativa da safra prevista, o país bateu recordes em 2020.

As exportações brasileiras de café deram um salto. Se pegarmos apenas os meses de julho a novembro, notaremos que foram cerca de 19,8 milhões de sacas, o que representa 15% a mais em relação a igual período de 2019.

Se observarmos outros números referentes ao levantamento da safra de café de 2020, veremos que houve aumento quanto ao retorno financeiro. De acordo com o Cecafé, os produtores do grão faturaram cerca de US$ 5,6 bilhões, 10% a mais que em 2019.

Todos esses números demonstram que a safra brasileira de café em 2020 foi um alívio bem-vindo ao caos que foi o ano.

Moka Seleciona

Dentre essas diversas sacas, a equipe do Moka Clube foi em cada canto do Brasil buscar os melhores grãos, desde as safras de café Arábica até diversas outras variedades, para agradar os verdadeiros coffee lovers.

Falar que 2020 foi um ano maluco já virou clichê, por isso vamos focar no que obtivemos de mais verídico no ano: os lançamentos de pretões do melhor clube de assinatura do país.

Os primeiros cafés da safra de 2020/2021 foram provados pela equipe do Moka em meados de junho. Começaram pela Alta Mogiana e, em seguida, desbravaram o Norte Pioneiro do Paraná, o Sul de Minas, o Cerrado Mineiro, a Bahia, o Espírito Santo e as Matas de Minas.

A rota foi escolhida conforme os cafés vão sendo colhidos. Os pretões foram lançados nessa mesma ordem – ainda tem muita coisa bacana para ser colocada nas prateleiras, portanto, aguardem. 

Dentre os já divulgados, alguns deles acabaram e outros estão na raspa do tacho – como diria a avó Dolores. Então, este texto é uma dica do que você não pode deixar de provar antes que esses também virem história.

Bom Jardim – O Orgânico

Orgânico e bão

 O café orgânico da Mogiana.

Não escolhemos café por ideologia e também não nos cegamos para a importância da cultura orgânica, principalmente numa monocultura como a do café. No entanto, não foi por isso que escolhemos esse cafezão. 

Quando o provamos, ele estava sem etiquetas, misturado em uma mesa com mais de 20 lotes diferentes e nós o encontramos. Foi pelo sabor, assim como todos os outros, que ele foi escolhido. O equilíbrio e a doçura nos impressionaram e é por isso que ele compõe nossa prateleira esse ano.

Por enquanto, estamos sem estoque, mas aguardem novidades.

São Silvestre

O irmão mais doce

O irmão mais doce

Botão para comprar no e-commerce

O irmão mais “simples” entre os lotes de café dessa fazenda assídua das primeiras colocações do Cup Of Excellence. O Grupo Andrade é composto pelas fazendas São Silvestre (velha conhecida do clube) e Capim Branco – que estreará neste ano (olha o espóile). 

Com toda essa introdução, já era de esperar que o trabalho para escolha de um café do grupo fosse uma tarefa fácil. Em uma mesa com mais de 16 lotes, escolhemos este, que representava melhor todo o zelo, a tecnologia e o know how de produzir cafés frutados e limpos todos os anos. Esse é um sabor que vamos ter em nossas prateleiras por muitos anos, vida longa ao Grupo Andrade.

São Silvestre Fermentado

Botão para comprar no e-commerce

Diferente do irmão mais equilibrado – aquele de cima –, este café é um teste maluco de fermentação que trouxe o sabor para a margem entre o doce e o muito ácido. 

 

É um pretão equilibrado, com sabor de fruta e finalização vinhosa, densa e inesquecível. Por muitas vezes, o campeão em nossos testes às cegas.

Barinas Topázio

O Topazio da Barinas nunca falta

O Topazio da Barinas nunca falta

Botão para comprar no e-commerce

Mais um velho conhecido de nossas prateleiras, a Fazenda Barinas compõe nosso portfólio desde 2013, quando provamos pela primeira vez a variedade Topázio e nos apaixonamos pelo sabor intenso de frutas amarelas desse café. Figura carimbada e limitada, aproveite.

 Mr. Chocolate

Mr. Chocolate

Mr. Chocolate

Botão para comprar no e-commerce

Este era muito esperado por aqui. Depois do Bala de Caramelo, fomos desafiados a encontrar outros sensoriais bem definidos de sabores populares do nosso povo. 

O Mr. Chocolate tem um nome que já fala por si só: é um café achocolatado, encorpado e pronto para impressionar até os que torcem o nariz para os cafés menos ácidos. Descubra.

 Yirgacheffe, Sudan Rume e Geisha

Botão para comprar no e-commerce
Um dos grandes lançamentos do ano, essas três latinhas chegaram para dar uma nova cara à cafeicultura brasileira.
São três variedades trazidas diretamente da África pelo pessoal da Fazenda Santuário Sul, uma prova que ainda temos muito para aprender sobre a plantação de cafés no Brasil. Edições limitadíssimas, não deixe passar.

Shiraz

Botão para comprar no e-commerce
Na pegada mais noite, este café veio para fazer duplinha com o nosso conhecido café do uísque Barrel Aged. Dessa vez, escolhemos um café mais frutado que combinou muito com a maturação dos grãos verdes em barris de vinho Shiraz. Exclusividade do Moka Clube, esse não precisamos nem falar para você provar.

Cachoeira da Grama

Cachoeira da Grama

Botão para comprar no e-commerce

Este foi até polêmico no começo. No meio de outros cafés mais intensos, não estávamos gostando muito do perfil de torra dele. Foi difícil encontrar delicadeza e acidez ao mesmo tempo. 

Apagamos tudo, refizemos o perfil do zero e voilà (significa alguma coisa de sucesso em francês)! A delicadeza do mel combinou com as frutas amarelas, dando uma elegância jamais vista por aqui neste cafezão. Peça única.

Bioma Café

 

Botão para comprar no e-commerce

O pretão mais “diferentão” até agora, uma característica desse grão deixou baristas, entusiastas e até os que não conheciam café especial impressionados. 

É o mineral — ou a densidade do corpo desse café. Mesmo com uma torra clara, o café é pesado na boca, único, superlimitado e está acabando. Corre que esse tem pouco.

Aterradinho

Este é figura carimbada aqui, pelo menos uns cinco anos com a gente. Em 2021, ele veio menos ácido e com mais corpo e finalização. No entanto, o sabor de frutas brancas e do fermentado ainda estão bem presentes nesta safra.

O sempre fermentado ATERRADINHO

O sempre fermentado ATERRADINHO

Botão para comprar no e-commerce

Moranguete

Botão para comprar no e-commerce

Mais uma aposta em encontrar sabores em cafés pelo Brasil, este é o Moranguete. Não é morango, é morango com chocolate, igual aqueles docinhos da infância, sabe? O primeiro passo para tomar cafés frutados é esse, se joga.

Sítio da Serra 

Safra tardia lá da serra

Safra tardia lá da serra

Este foi lançado junto com os cafés dessa safra, mas ele é, na verdade, da passada. Edição limitadíssima de um café de colheita tardia, tanto que até nos confundia em meio aos outros mais novos. 

Colhido em dezembro, lá nas Matas de Minas, esse Bourbon foi sumindo das prateleiras rapidinho. Uma pena, era bom o miserávi.

Tabaco

 

Sem dúvida, esse grão fez história! Pretão fora da curva, com notas de tabaco e de especiarias. Às vezes, não parecia café, outras não parecia brasileiro. Esse, se você tomou, tomou, se não tomou, que pena porque acabou. Prove o Bioma – que é da mesma fazenda e vai te dar uma ideia do que estamos falando.

Café do Enio

Catucai 2SL do Enio

Catucai 2SL do Enio

O primeiro café lançado da safra 2020, tão delicado, fresco e esperado que acabou em dois meses. Café muito doce, equilibrado e com um leve fermentado que dava um toque especial. Nós adorávamos. Chorei.

Sítio São Bento

Sítio São Bento

Sítio São Bento

Este café chegou para preencher uma lacuna de cafés doces e com baixa acidez, que estava faltando em nossa prateleira. A espera era tanta que não durou muito tempo com a gente, assim que pegou o gosto dos tomadores de espresso esse café voou. Deixou saudades.

Apesar de 2020 ter sido um verdadeiro caos, no mundo dos cafés as coisas foram diferentes e se mantiveram positivas. Desse período, surgiram diversas novas safras, melhores qualidades e variedades. 

Para conhecer mais desses produtos e descobrir novos outros, clique no banner abaixo e permita-se se aventurar nas safras de 2020 do Moka Clube.

Banner para comprar cafés no site do Moka