Skip to main content

Você sabia que 97% dos brasileiros consomem café coado, seja pelo coador de pano ou de papel? É o que aponta a pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). 

O método de preparo, que, literalmente, é tradição no Brasil, possui um sabor todo próprio e remete às lembranças especiais, principalmente envolvendo tardes de café com a família. Para os mais clássicos, conheça mais sobre o coador de pano para café e saiba as vantagens de usar esse equipamento para preparar bebidas especiais.

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Vantagens do coador de pano

O coador de pano é um ótimo utensílio para preparar cafés especiais. Feito totalmente de algodão em formato cônico e com anel de metal para segurar o tecido, a simplicidade fala mais alto nessa forma de coar. 

Além de ser reutilizável (e amigo do meio ambiente), o coador de pano é econômico e fácil de utilizar. Se bem cuidado, o utensílio pode ser usado mais de 10 vezes sem perder a eficiência. 

O resultado do café no copo

O coador preferido dos brasileiros recebe esse título e não é à toa. Oferecendo uma bebida muito mais cremosa que um coador de papel, por exemplo, o pretão passado em um filtro de pano tem um sabor muito mais completo. 

No processo de torra, os óleos essenciais do grão, que dão o sabor no café, são liberados. Durante a filtragem do pó pelo coador de pano, esses óleos deslizam pelo tecido, resultando em sabores e tons mais marcantes que permanecem na boca após a degustação por mais tempo. Isso, é claro, sem deixar passar nenhum sedimento. 

Diferenças entre coador de pano e de papel

Os dois coadores que são campeões na mesa dos brasileiros possuem grandes diferenças. Eles distinguem no tipo de material e no sabor final do pretão. Enquanto o coador de pano fornece uma bebida cremosa e encorpada, o coador de café individual (de papel) apresenta um líquido muito mais puro, leve e equilibrado. 

Criado em 1908 por uma empresa alemã, o filtro de café reutilizável se destaca por produzir uma bebida com acidez realçada. Isso acontece porque esse tipo de coador possui a trama mais fechada, o que impede que os óleos essenciais e até o mais fino grão de café passe por ele. 

Além disso, o coador de papel tem outra vantagem óbvia: a praticidade. Porém, consequentemente, é carregado de desvantagens, já que, por ser feito de celulose, faz com que bebida fique com gosto de papel. Por reter os óleos essenciais do grão, o resultado não é o sabor real do café. 

Ambos os coadores possuem, portanto, vantagens e desvantagens, quem irá dizer qual o melhor coador de café é seu paladar e gosto pessoal. 

Como fazer café no coador de pano

Coar o café utilizando o utensílio de pano oferece muitas vantagens, no entanto é preciso se atentar a algumas dicas de como extrair ao máximo o melhor da bebida. 

Coador de café de pano com xícara embaixo.

Existem vários tamanhos do utensílio: do pequeno até o coador de pano grande.

Como lavar coador de pano

Por ser de material poroso, alguns cuidados são necessários antes e depois de usar o filtro de pano. Antes de usá-lo pela primeira vez, deixe de molho em uma mistura de água fervendo com café, para que o gosto de tecido saia e não interfira no resultado final da bebida. 

Para armazenar o coador de pano, deixe-o mergulhado em um recipiente com água na geladeira. Ele também pode ser colocado em uma embalagem hermeticamente fechada e protegida de bactérias.

Quando for reutilizar o filtro, é importante lembrar de nunca lavar com detergente ou sabão, apenas escalde com água fervente e ele estará pronto para ser usado. 

Importante: por higiene, é indicado que o filtro de pano seja trocado todos os meses. 

Como fazer café coado

O primeiro passo para fazer um bom café especial coado com qualquer filtro é esquentar a água filtrada. O ponto ideal é quando o líquido começa a borbulhar, um pouco antes de ferver. 

Com o auxílio de um bule de café com coador de pano, despeje a água em fio, fazendo movimentos circulares. O indicado é não mexer ou misturar com a colher. O café deve ficar infusionado por cerca de dois a três minutos. 

Conheça o coador de pano para café do Moka

O Coador da Vovó é para os coffee lovers nostálgicos que adoram o café com gostinho tradicional de vó. Artesanal e rústico, com madeira de reaproveitamento florestal e haste de metal, o utensílio tem um senhor charme. Está incluso o suporte para coador de pano.

Coador de café do Moka.

botão de compra no e-commerceCafés especiais que são ideais para o coador de pano 

Os melhores cafés especiais para os coadores de pano são os de moagem fina. Dessa forma a água fica por mais tempo em contato com o pó deixando o sabor do café bem marcante. Confira vários sabores e notas dos cafés especiais no Moka Clube

Os coadores de pano têm aquele quê de memória afetiva. Combinando perfeitamente com os cafés especiais, entregam uma experiência sensorial deliciosa. Clique no banner e saiba mais sobre o coador de pano do Moka.Botão para ir comprar o coador de café do Moka.