Skip to main content

Banner para compras cafés verídicos no Moka

Tomar aquele gole de um bom cafezinho é indispensável para começar o dia bem, não é mesmo? Desde os coados aos espressos, a rotina não é a mesma sem essa bebida! 

Porém, às vezes, nos cansamos de tomar sempre a mesma coisa e queremos algo diferente. Uma solução para esses momentos é aprender como fazer espuma de leite, para incrementar seu pretão e deixar seu dia mais feliz!

Separamos dicas infalíveis para que você consiga fazer, de uma vez por todas, aquela espuma bem cremosa para adicionar na sua bebida preferida. Continue a leitura e teste hoje mesmo! 

O que é espuma de leite?

Contents

A espuma de leite é um processo físico que adiciona ar na bebida, fazendo com que o líquido fino se torne algo cremoso e mais aerado. 

Esse ar, o qual é adicionado ao leite, é encapsulado por moléculas de proteínas — muito presentes nesse produto —, que formam uma barreira de proteção, fazendo com que a aeração fique guardada ali e deixando o líquido mais cremoso.

Dessa forma, quanto maior a proteção das proteínas, mais estável e espessa será a espuma.

Para que serve a espuma de leite?

A espuma do leite é muito utilizada para incrementar diferentes bebidas. Além de fazer com que o café fique mais bonito e possibilitar criações como latte art, essa técnica acrescenta sabor às receitas. 

Por isso, a espuma de leite tem ganhado bastante destaque ultimamente em trends nas redes sociais e no pedido dos clientes das cafeterias. 

Dicas infalíveis de como fazer espuma de leite

Fazer espuma de leite é bem mais complicado do que parece. Se você já tentou fazer em casa, mas assim que colocou em cima do café ela se desfez, saiba que preparar essa cremosidade precisa de técnica e de paciência. Pensando nisso, separamos dicas infalíveis para você acertar sempre! 

O leite correto

Como já dito anteriormente, a espuma de leite é formada graças às proteínas desse composto, portanto, ele precisa ser bem gorduroso. Porém, para ter sucesso nesse preparo, é preciso se atentar não só ao teor de gordura, mas também ao tipo de processamento pelo qual ele passou.

Barista fazendo Latte Art

Café com leite espumado é uma ótima ideia para impressionar visitas.

Para os iniciantes o leite desnatado frio é uma ótima opção, pois faz espuma facilmente. No entanto, ele em temperatura ambiente já não consegue ter um bom resultado.

Para aqueles que estão fazendo essa técnica pela primeira vez, o ideal é fugir dos tipos frescos e dos vegetais, já que são mais difíceis de atingirem o resultado esperado. 

Para uma espuma consistente, estável e mais saborosa, o leite integral é o melhor para ser utilizado, porém, não pode ser sem lactose. Devido ao processo de pasteurização que os compostos sem lactase passam, isso os tornam impossíveis de formar a camada protetora necessária.

A temperatura

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a espuma não é feita com o leite fervente. Ao atingir 60ºC, as proteínas do líquido quebram, por isso, é crucial que, para a técnica ser feita de maneira correta, o composto não ultrapasse essa temperatura. 

Além disso, é muito importante se atentar para qual tipo de leite está sendo usado. Os desnatados conseguem capturar melhor o ar quando estão gelados, já para fazer a espuma com o integral, é preferível que ele esteja em uma temperatura média de 30ºC a 50ºC. 

A jarra

Homem com jarra de espuma de leite

A jarra correta é um dos principais fatores de como fazer leite vaporizado dar certo.

Outra importante dica na hora de acertar na espuma de leite é escolher a jarra ideal para a técnica. Geralmente, as mais indicadas são as de aço inox, que conservam a temperatura por mais tempo. 

O bico mais avantajado também auxilia na hora de servir e de fazer desenhos no latte art. 

Para que a espuma de leite seja feita de forma correta, não basta apenas ter a jarra especial. É necessário que ela esteja limpa, sem nenhuma outra impureza. 

Equipamentos para fazer espuma de leite

Agora que você já conhece as dicas para fazer uma boa espuma de leite, é preciso saber quais os equipamentos indicados para essa técnica. 

Há diversas formas de fazer, porém todas acabam resultando em um creme bastante parecido. Nas cafeterias, geralmente, é utilizado o bico de vapor das máquinas de café espresso. Em casa é possível improvisar e utilizar o que já temos.  

espuma de leite no espresso

Geralmente, a máquina de espresso é a cafeteira que faz espuma de leite.

Com mixer

Tanto o mixer de cozinha profissional quanto aqueles mais básicos e de mão são possíveis para fazer uma boa espuma de leite

Para atingir o resultado esperado, coloque, em uma caneca ou em uma xícara, o leite gelado e ligue o equipamento fazendo movimentos de vem e vai. 

Bata com o mixer de leite até chegar na textura desejada e sirva. Esse processo é fácil de fazer e o resultado surpreende. 

Com coqueteleira

Isso mesmo, você não leu errado. Mesmo não sendo um fazedor de espuma de leite, é possível, sim, preparar o creme com uma coqueteleira. Para isso, basta colocar o leite gelado no equipamento, fechar e agitar bem, chacoalhando por cerca de 30 segundos

Depois, retire a tampa da coqueteleira e verifique se está da textura desejada. Caso não, repita todo o processo até você gostar do resultado.

Com espumador elétrico

O espumador elétrico se tornou bastante popular nos últimos tempos. Ele pode ser utilizado para diversos fins e é um utensílio que consegue fazer uma espuma de leite cremosa e consistente, se manuseado de forma correta. 

Para que o preparo fique como desejado, é preciso usar o espumador elétrico apenas na superfície do leite. Não o afunde até o final, vá gradualmente trabalhando a parte mais rasa do líquido. Demora cerca de um minuto para atingir a consistência correta. 

Com batedeira

Para aqueles que não querem investir em nenhum equipamento novo, a batedeira — muito utilizada para fazer bolos — é uma ótima aliada na hora de fazer a espuma de leite. 

Nesse caso, esquente a bebida no fogão (sem ultrapassar os 60ºC) e leve para a batedeira — manual ou automática. Bata o líquido por cerca de um minuto ou até atingir o ponto desejado. Depois, é só servir a espuma para café. 

Com essas dicas, vai ser muito fácil preparar um espumado sem a máquina de fazer espuma de leite profissional de cafeteria. Agora, quando você quiser sair do comum, já sabe o que fazer e incrementar seu pretão. 

Uma ótima combinação para testar é o café espresso com espuma de leite, um preparo que cria equilíbrio entre os líquidos e é excelente para os dias frios.

Para conferir mais conteúdos como esse, assine a newsletter do Moka Clube, preenchendo o formulário abaixo, e saiba tudo sobre o mundo do café. 

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório