Skip to main content

Carrinho

A versatilidade é uma das principais características do pretão e, não por acaso, ele é um dos líquidos mais consumidos em todo o mundo. Nas cafeterias, por exemplo, é comum encontrarmos nos cardápios diversos tipos de bebidas de café, com variedades que agradam muitos paladares.

Do tradicional espresso às versões especiais, como o macchiato e o irish coffee, não faltam motivos para você incluir essa bebida no seu dia a dia. No entanto, vale destacar que é essencial escolher sempre os melhores tipos de grãos de café para os preparos. Afinal, a qualidade do resultado depende bastante da escolha de boas matérias-primas.

Banner para comprar cafés online

Para inspirar você, listamos abaixo algumas receitas dos principais tipos de bebidas de café que podem ser feitas até mesmo em casa. Confira!

Bebidas feitas com café

Podendo ser utilizado em diversos preparos e produzido de variadas maneiras, o café é uma bebida muito versátil e fácil de se adaptar ao paladar de cada um. Misturado com leite, espumas ou mesmo água, descubra os sabores de algumas receitas para degustar o pretão

Espresso

Inventado na Itália, em 1884, o espresso é a forma mais tradicional e antiga de preparar o café. Feito pela primeira vez por uma máquina patenteada por Angelo Moriondo, em Turim, ao longo dos anos, foram introduzidos e aprimorados outros jeitos de produzir essa bebida tão única.

O espresso é uma das formas de consumir café mais utilizadas nos dias atuais. Tanto que é possível encontrar máquinas caseiras para preparar essa bebida em qualquer horário sem sair de casa. 

Receita

Uma alternativa para quem deseja um café espresso em casa é apostar na AeroPress, já que ela adiciona pressão ao preparo.

Para isso, adicione duas colheres de sopa de café em pó e 100 ml de água filtrada. Na AeroPress, coloque os ingredientes, misture levemente, feche o utensílio e coloque-o sobre a caneca ou o recipiente desejado. Aguarde por um minuto e depois é só pressioná-la e saborear a bebida.

Café ristretto

O ristretto é uma versão do café espresso, porém com mais intensidade. Feito com metade da água do tipo de bebida anterior, esse tem um sabor mais forte e concentrado.

Café americano

O café americano possui um preparo um pouco diferente dos demais. Feito a partir da adição de água quente no café, o sabor destoa um pouco de  um clássico coado.

Receita

A proporção é de uma colher cheia de café (cerca de 7 g ou 8 g) para cada 100 ml ou 150 ml de água fervente. Para preparar um café americano em casa, é preciso estar atento à torra (clara ou média) e à moagem (média).

Homem servindo café

O café americano é um dos diversos tipos de café.

Cold brew

Se você já se perguntou “o que é cold brew?” agora saberá. Surgido em meados do século 17, esse tipo de bebida veio para suprir a necessidade do transporte do café durante a guerra. Misturado em água fria e armazenado assim, o sabor do pretão ficava muito mais ácido e aromático, o que conquistou o paladar mundo afora. 

O cold brew coffee atualmente segue os mesmos princípios do preparo antigo. É realizado com a infusão do café já gelado, fazendo com que a doçura do grão seja ressaltada e o amargor diminuído. 

Receita

Primeiramente, é necessário infusionar 40 g de café moído. Para isso, pegue um recipiente de vidro com tampa possível de ser vedada e coloque o pó. Depois, despeje 400 ml de água fria, feche o recipiente e deixe descansar de 10 a 15 horas. 

Passado o tempo correto, coe a bebida e está pronto o cold brew

Café gelado

Ao contrário do cold brew coffee, o café gelado tradicional é feito por meio de uma infusão quente, mas que foi resfriada por meios naturais, seja o banho-maria ou a geladeira. 

Esse tipo de bebida é muito consumido no mundo todo, mas principalmente no Japão, onde o mercado de iced coffee supera o de refrigerantes. 

Receita

Para preparar um café gelado é só infusionar a bebida da forma que desejar, como french press, AeroPress, coado ou espresso e resfriá-la. 

Há a possibilidade de acrescentar pedras de gelo, colocá-la na geladeira ou no banho-maria. Depois de frio, é só apreciar.

Macchiato

Essa é uma receita típica italiana, simples de fazer e cujo nome é uma referência à “mancha” de leite, que fica no topo da xícara. Ela leva café espresso e espuma do laticínio, que tem a função de suavizar a intensidade do café.

Sem dúvidas, o macchiato é uma das receitas com café mais consumidas ao redor do mundo. Essa é a pedida certa para quem não dispensa um cafezinho, mas, ao mesmo tempo, prefere um sabor mais suave.

Receita

Para preparar o verdadeiro macchiato, é preciso uma dose de café espresso com 130 ml de leite vaporizado e calda de chocolate a gosto. 

Primeiramente, em uma taça ou um copo, coloque o leite já vaporizado e aguarde em torno de 20 segundos antes de colocar o espresso. Isso fará com que o café fique no meio da bebida, dando a textura e o desenho desejados. Caso goste, acrescente calda de chocolate em cima.

Separamos uma receita do canal Receitas sem Fronteiras para te auxiliar no preparo. Confira:

Cappuccino

O cappuccino é outra estrela nas cafeterias e teve sua origem na Itália. Ele se chama assim porque é uma referência aos frades Capuchinhos, os quais usam um capuz que serviu como inspiração para o nome da bebida.

O cappuccino é uma ótima opção de combinação entre café e leite para tomar de manhã.

Receita

Para preparar a receita clássica, é preciso misturar o café espresso com o leite vaporizado e a espuma de leite. Algumas cafeterias costumam acrescentar chocolate em pó, mas ele não faz parte da proposta original. 

Mocha

O mocha é bem parecido com a receita do cappuccino. A diferença é que, neste preparo, é necessário usar chocolate, que pode ser em calda ou em pó. Você fica à vontade para decidir conforme o seu gosto.

Em alguns lugares, pode-se encontrar o mocha com o nome de mocaccino. Basicamente, na xícara ou no copo da bebida, são adicionados café espresso, leite vaporizado, creme e chocolate.

Receita

Para esta receita você irá precisar de 50 ml de café espresso (ou solúvel), leite, espuma de leite e creme de chocolate.

Com os ingredientes em mãos, é só misturar em uma caneca o espresso, o leite e o chocolate e acrescentar a espuma por cima. 

Irish coffee

O irish coffee (em tradução livre, “café irlandês”) foi criado pelo chef Joe Sheridan, na década de 1940. Os ingredientes da receita são café, whisky irlandês, açúcar mascavo e creme. Mesmo tendo sido inventada na Irlanda, a bebida se tornou muito famosa em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Também podemos encontrar variações do irish coffee, como as receitas em que o whisky irlandês é substituído por outra bebida alcoólica ou aquelas que são servidas com cubos de gelo. 

Receita

Para fazer um verdadeiro irish coffee, você irá precisar de meia xícara de café coado forte, 50 ml de whisky, creme de leite fresco e duas colheres de sopa de açúcar mascavo.

Para começar, coloque o açúcar mascavo na taça ou no copo e, em seguida, acrescente o whisky. Mexa bem para que todos os componentes fiquem homogêneos. Logo depois, adicione o café espresso, dessa vez sem misturar. Finalize com o creme de leite fresco em cima. 

No vídeo abaixo, feito pelo canal do Gibra, você encontra o método de preparo imageticamente. Olha só:

Café latte

O latte, atualmente, tem se popularizado de forma considerável devido às impressionantes artes de espuma em cima da xícara. Essa bebida consiste em uma mistura de café com leite vaporizado.

Receita

Para o café latte, são necessários 500 ml de café coado de torra mais acentuada e 100 ml de leite integral e pasteurizado quente. 

Primeiramente, coloque o leite pasteurizado quente em um recipiente e bata até ficar espesso, o que dura cerca de 10 a 20 segundos. Depois, em um pote com tampa, adicione o leite integral e chacoalhe o líquido por 45 segundos. Tire a tampa e leve ao microondas por 15 segundos. 

Para finalizar, em uma xícara, acrescente 1/3 de café e 2/3 de leite vaporizado, com duas colheres de sopa de espuma. É só servir e aproveitar.

Café affogato

Outro tipo de bebida muito tradicional na Itália, o affogato mistura gelato de creme com o café espresso. É uma ótima opção para sobremesas e dias mais quentes.

Receita

Para fazer um verdadeiro affogato, são necessários 50 ml de licor de café, 50 ml de café espresso e uma bola de sorvete de creme. 

Comece preparando seu café espresso. Em seguida, na taça ou no copo, acrescente o licor. Depois, adicione a bola de sorvete de creme e finalize colocando o espresso por cima. Sirva. 

Confira o passo a passo da receita no vídeo abaixo, feito pelo canal Cuk-it:

Frappé

Outra bebida gelada com café, o frappé é originário da Grécia e é muito semelhante ao café gelado. 

Bata, em um liquidificador, o espresso frio, os cubos de gelo e o leite. O resultado é uma bebida de textura cremosa e de sabor agradável.

Receita

Para o frappé, são necessários meia xícara de leite, uma dose de café filtrado frio, uma colher rasa de açúcar e gelo a gosto.

No preparo, misture o café, o açúcar e uma pequena quantidade de água no liquidificador até formar uma espuma cremosa. Despeje em um copo e preencha o restante do espaço com os outros ingredientes e sirva. 

Bom, agora você já tem uma ideia sobre alguns tipos de bebidas de pretão que pode apreciar naqueles dias em que quiser variar um pouco o cardápio. Desde os clássicos do café até os mais modernos e cheios de ingredientes, há diversas receitas para surpreender a família e os amigos.

Há várias formas de entender como fazer café, já que a bebida é bastante versátil e, por isso, consegue agradar diversos paladares. Com os grãos do Moka Clube, as receitas ficam ainda mais saborosas, pois são produzidas com excelente qualidade. 

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e aproveite para aprender mais sobre as bebidas à base de café!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório