Carrinho

A versatilidade é uma das principais características do café e, não por acaso, a bebida é uma das mais consumidas em todo o mundo. Nas cafeterias, por exemplo, é comum encontrarmos nos cardápios muitos tipos de bebidas de café, com variedades que agradam aos mais diversos paladares.

Do tradicional café espresso a versões especiais como o macchiato e o irish coffee, não faltam motivos para você incluir as bebidas no seu dia a dia. No entanto, vale destacar que é essencial escolher sempre os melhores grãos de café para os preparos. Afinal, a qualidade do resultado depende bastante da escolha de boas matérias-primas.

E para inspirar você, listamos abaixo alguns dos tipos de bebidas de café que podem ser feitas até mesmo em casa. Confira!

Macchiato

Essa é uma receita típica italiana, simples de fazer e cujo nome é uma referência à “mancha” de leite que fica no topo da xícara. Ela leva café espresso e espuma de leite, que tem a função de suavizar a intensidade do café.

Sem dúvidas, o macchiato é uma das receitas com café mais consumidas ao redor do mundo. Essa é a pedida certa para quem não dispensa um cafezinho, mas, ao mesmo tempo, prefere um sabor mais suave.

Cappuccino

O cappuccino é outra estrela nas cafeterias e, novamente, teve sua origem na Itália. Ele se chama assim porque é uma referência aos frades Capuchinhos, que usam um capuz que serviu como inspiração para o nome da bebida.

Powered by Rock Convert

Para preparar a receita clássica, é preciso misturar o café espresso com o leite vaporizado e a espuma de leite. Algumas cafeterias costumam acrescentar ingredientes como chocolate, mas isso não faz parte da proposta original. Um detalhe que faz toda a diferença no preparo é prestar atenção à temperatura do leite.

Mocha

O mocha é bem parecido com a receita do cappuccino. A diferença é que, aqui, é necessário usar chocolate, que pode ser em calda ou em pó. Você fica à vontade para decidir conforme o seu gosto.

Em alguns lugares, a gente encontra o mocha com o nome de mocaccino. Basicamente, na xícara ou no copo da bebida, são adicionados café espresso, leite vaporizado, creme e chocolate.

Irish coffee

O irish coffee, que traduzido é café irlandês, foi criado pelo chef Joe Sheridan na década de 1940. Os ingredientes da receita são café, whisky irlandês, açúcar mascavo e creme. Mesmo tendo sido inventada na Irlanda, a bebida se tornou muito famosa em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Também podemos encontrar variações do irish coffee, como as receitas em que o whisky irlandês é substituído por outra bebida alcoólica ou aquelas que são servidas com cubos de gelo. Mas a versão clássica e original é feita apenas com os ingredientes mencionados acima.

Bom, agora você já tem uma ideia sobre alguns tipos de bebidas de café que pode apreciar naqueles dias em que quiser variar um pouco o cardápio. Nossa dica é se certificar a respeito da qualidade do café usado nas receitas, para que a sua experiência seja a melhor possível.

E se você gostou deste post, aproveite o embalo da leitura e aprenda a fazer um delicioso café especial em casa!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.