Carrinho

Preparo

Saiba como fazer leite vaporizado em casa com estas ideias

Por 28 de Maio de 2020Sem comentários

Ir a uma cafeteria para apreciar um bom café com creme é uma ótima experiência. Mas o que você acha de aprender como fazer leite vaporizado em casa e com utensílios comuns da sua cozinha? É o que vamos ensinar nas próximas linhas!

A gente vai compartilhar não só ideias práticas e fáceis para esse preparo, como também alguns segredos para que o resultado saia perfeito. Acompanhe a leitura e tome nota de todas as dicas!

Quais os principais cuidados com o leite?

O primeiro passo é escolher o leite seguindo alguns critérios importantes. Por exemplo, você quer um creme brilhante, denso, adocicado e delicioso? Opte por uma bebida integral, de boa qualidade e com percentual de gordura de, pelo menos, 5% — esta última característica é que garante cremosidade e firmeza.

Quanto ao preparo do leite vaporizado, vale destacar que não é recomendado ferver o líquido, mas apenas esquentá-lo até que se formem as primeiras bolhas. Isso porque o calor dissipa as moléculas de proteínas, o que pode fazer com que o leite perca cremosidade.

Como fazer leite vaporizado em casa?

É fã de café e gosta de receber amigos em casa? Então aprenda agora os modos de fazer leite vaporizado diretamente da sua cozinha e ofereça uma experiência de cafeteria aos seus convidados.

Mixer de mão

Eis a forma mais prática de vaporizar o leite e que dá um resultado bem cremoso. Esse processo é feito com um mixer e funciona com todos os modelos, até mesmo os menores e mais simples.

Antes de iniciar o processo, você pode aquecer o leite ou usá-lo bem gelado, a depender da sua preferência. Depois, tudo o que precisa fazer é ligar o utensílio e colocá-lo no leite até que esteja com aspecto brilhante e mais consistente.

Prensa francesa

Pensou que a prensa francesa, ou frech press, servia apenas para fazer um delicioso café encorpado e rico em aroma? Pois saiba que também é possível criar aquela espuma deliciosa de leite para deixar sua bebida favorita ainda mais cremosa. Sim, dá para preparar tudo com um só equipamento!

O melhor é que o processo todo é muito simples: basta colocar o leite dentro do recipiente da cafeteira francesa e puxar e empurrar o êmbolo para cima e para baixo. Apesar de ser um pouco mais demorado que o procedimento do item anterior (cerca de 1 a 2 minutos), o resultado fica ainda melhor.

Micro-ondas

Se não tiver mixer ou prensa francesa, você pode usar o micro-ondas. É só colocar o leite num pote com tampa que possa ir ao aparelho, e fazer movimentos rápidos e constantes até o líquido dobrar de tamanho. Depois, leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto para que a espuma atinja o topo do pote e fique na consistência ideal para adicionar ao café.

Assim como o arroz e o feijão, o leite e o café formam uma combinação perfeita. Por isso que há tantas receitas em que essa espuma deliciosa acompanha nossa bebida favorita, como o mocaccino, o café latte e o famoso cappuccino. Ah, também tem como deixar aquele espresso mais bonito com a latte art.

Aproveite para reproduzir esses cafés deliciosos agora mesmo com as nossas dicas de como fazer leite vaporizado em casa. Depois disso, as idas à cafeteria vão ser apenas uma opção, uma vez que o mesmo resultado já pode ser obtido na sua própria cozinha.

Conhece mais amantes de café que adorariam essas ideias? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que eles tenham acesso!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.