Skip to main content

Ir a uma cafeteria para apreciar um bom café com creme é uma ótima experiência. Mas o que você acha de aprender como fazer leite vaporizado em casa e com utensílios comuns da sua cozinha? Continue a leitura para aprender todos os passos nas próximas linhas!

Para que seu leite vaporizado fique perfeito é preciso prática e também, realizar o preparo de forma correta, mas para você evitar o erro, vamos compartilhar alguns segredos de baristas. Acompanhe a leitura e tome nota de todas as dicas!

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.

Quais os principais cuidados com o leite?

O primeiro passo é escolher o leite seguindo alguns critérios importantes. Por exemplo, você quer um creme brilhante, denso, adocicado e delicioso? Opte por uma bebida integral, de boa qualidade e com percentual de gordura de, pelo menos, 5% — esta última característica é que garante cremosidade e firmeza.

Homem depositando leite vaporizado na xícara de café.

Na hora de fazer leite vaporizado, cuidar do leite é extremamente importante.

Quanto ao preparo do leite vaporizado, vale destacar que não é recomendado ferver o líquido, mas apenas esquentá-lo até que se formem as primeiras bolhas. Isso porque o calor dissipa as moléculas de proteínas, o que pode fazer com que o leite perca cremosidade.

Como fazer leite vaporizado em casa?

É fã de café e gosta de receber amigos em casa? Então aprenda agora os modos de fazer leite vaporizado diretamente da sua cozinha e ofereça uma experiência de cafeteria aos seus convidados.

Mixer de mão

Eis a forma mais prática de vaporizar o leite e que dá um resultado bem cremoso. Esse processo é feito com um mixer e funciona com todos os modelos, até mesmo os menores e mais simples.

Antes de iniciar o processo, você pode aquecer o leite ou usá-lo bem gelado, a depender da sua preferência. Depois, tudo o que precisa fazer é ligar o utensílio e colocá-lo no leite até que esteja com aspecto brilhante e mais consistente.

Prensa francesa

Pensou que a prensa francesa, ou frech press, servia apenas para fazer um delicioso café encorpado e rico em aroma? Pois saiba que também é possível criar aquela espuma deliciosa de leite para deixar sua bebida favorita ainda mais cremosa. Sim, dá para preparar tudo com um só equipamento!

Café para prensa francesa sendo preparado.

O café para prensa francesa é muito mais saboroso e, inclusive, ecológico!

O melhor é que o processo todo é muito simples: basta colocar o leite dentro do recipiente da cafeteira francesa e puxar e empurrar o êmbolo para cima e para baixo. Apesar de ser um pouco mais demorado que o procedimento do item anterior (cerca de 1 a 2 minutos), o resultado fica ainda melhor.

Micro-ondas

Se não tiver mixer ou prensa francesa, você pode usar o micro-ondas. É só colocar o leite num pote com tampa que possa ir ao aparelho, e fazer movimentos rápidos e constantes até o líquido dobrar de tamanho. Depois, leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto para que a espuma atinja o topo do pote e fique na consistência ideal para adicionar ao café.

Assim como o arroz e o feijão, o leite e o café formam uma combinação perfeita. Por isso que há tantas receitas em que essa espuma deliciosa acompanha nossa bebida favorita, como o mocaccino, o café latte e o famoso cappuccino. Ah, também tem como deixar aquele espresso mais bonito com a latte art.

Aproveite para reproduzir esses cafés deliciosos agora mesmo com as nossas dicas de como fazer leite vaporizado em casa. Depois disso, as idas à cafeteria vão ser apenas uma opção, uma vez que o mesmo resultado já pode ser obtido na sua própria cozinha.

Quer receber mais dicas de métodos de preparo e outros conteúdos sobre café? Então assina a newsletter do Moka Clube e fique de olho no seu e-mail!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório