Carrinho

Dono de um espírito inovador e criativo, o engenheiro e empresário Alfonso Bialetti inventou um produto que revolucionou o mercado de café no mundo: a cafeteira Moka ou italianinha. O nome é uma homenagem à cidade de Moca, no Iêmen, local de cafés excepcionais. Mas você sabia que existem diferentes tipos de cafeteira italiana?

O modelo Moka sofreu poucas transformações desde a sua criação, em 1933. Até ganhou versões coloridas e algumas no estilo retrô, mas manteve o formato parecido com o original. A evolução mais significativa foi na qualidade do café preparado nesse utensílio, graças ao avanço da tecnologia.

E aí, vamos conhecer mais sobre essa máquina a vapor de fazer café?

Clique para acessar a loja virtual do Moka Clube.Como uma cafeteira italiana funciona?

Bialetti teve a ideia do funcionamento da Moka ao observar mulheres lavando roupas em um caldeirão. A água quente e o sabão em ebulição subiam pelos tubos até os tanques. O italiano trocou o cesto pelo filtro e as roupas pelo pó de café. Assim, desenvolveu um método de extração que funciona por pressão da água.

A Moka tem dois compartimentos. O pó de café é comportado entre eles, em uma peça de metal com vários furos minúsculos. Estes servem para que a água colocada na parte de baixo (que fica em contato direto com o fogo) passe pelo café ao subir.

Já a parte de cima apresenta um pequeno tubo com dois orifícios. O café passa por eles em virtude da pressão que a água exerce quando aquecida. O nicho de cima também tem uma placa de metal com furinhos para que o pó de café não suba com a água em direção à superfície.

Cafeteira italiana tombada.

As cafeteiras italianas preparam bebidas deliciosas.

Como melhorar o café feito na italianinha?

O resultado do processo explicado anteriormente é um café denso e encorpado, que lembra o espresso. Mas na hora de preparar seu café na cafeteira italiana, vale seguir alguns conselhos:

  • coloque água e pó nas medidas certas para fazer a pressão ideal;
  • desligue o fogo quando a ebulição começar para não queimar a bebida;
  • use a moagem certa (nem tão fina nem grossa demais);
  • adicione gotinhas de águas na parte superior para seu café não amargar.

Quais os principais tipos de cafeteira italiana?

Agora que você já sabe como a Moka funciona, vamos listar alguns modelos. Escolha o seu favorito e experimente o verdadeiro sabor do café italiano todos os dias.

1. Cafeteira Italiana Bialetti Moka Express

Quer tradição? Então, a Bialetti Moka Express é o modelo ideal para você. Ela é feita de alumínio e segue o design do produto original, que lembra a silhueta das italianas. Além disso, tem uma válvula de segurança e marca as proporções de água e de café para você não errar.

2. Bialetti Break Alpina

Um dos tipos de cafeteira italiana na cor verde.

Em diversas cores, as cafeteiras italianas combinam com qualquer cozinha.

Se você quer ousar, que tal ter uma Bialetti Break Alpina? Com o estilo Robin Hood ou Peter Pan desse modelo, você é capaz de enfrentar qualquer desafio com muita energia. Ele também é feito com alumínio e apresenta um design charmoso de oito lados como as Mokas clássicas.

3. Bialetti aço inox Venus

Outro modelo do homenzinho de bigode é a Bialletti aço inox Venus. Ela reúne a qualidade e a tradição italiana com um visual sofisticado e arrojado. Além do seu estilo futurista, chama a atenção o fato de ser feita de inox, o que aumenta a sua durabilidade.

4. Bialletti Mini Express

De diferentes cores, a Bialletti Mini Express têm um design inovador e diferente. O café é preparado diretamente nas xícaras, que ficam posicionadas em duas bases que nos lembram as máquinas de espresso. Assim, garantem a temperatura ideal enquanto bebemos.

Um clássico em todo o mundo, a Moka tem atraído os coffee lovers e conquistado seu espaço. Basta escolher um dos tipos de cafeteira italiana disponíveis no mercado para experimentar um café incrível todos os dias.

Ainda não tem uma italianinha? Visite o site do Moka Clube e veja as opções que oferecemos!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.