Skip to main content

Banner para comprar cafés online

O pretão é uma bebida tão icônica que tem uma data toda dedicada a ele! O dia do café acontece mundialmente em 14 de abril, enquanto o dia nacional do café é comemorado em 24 de maio

Você conhece a história por trás dessa celebração? Pensando nisso, preparamos um conteúdo festivo para você aproveitar essa data da melhor maneira possível. Confira! 

O que é o dia do café?

Contents

O dia do café foi criado para celebrar o grão, que também é conhecido como ouro preto, e toda a história por trás dele. É a data para declarar a paixão por essa bebida, que aquece o coração de dentro para fora e dá aquela energizada para que possamos aguentar mais um dia. 

O dia do café nacional é a data para lembrar de toda a cadeia de produção do grão e para celebrar os cafeicultores que sempre estão se dedicando para cultivar o melhor do pretão, com qualidade e responsabilidade. 

Essa data foi adicionada ao Calendário de Eventos do Brasil pela Associação Brasileira da Indústria de Cafés (Abic) em 2005. De lá para cá, esse dia vem sendo utilizado por coffee lovers para declarar todo seu amor pelo pretão. 

Conhecendo as datas do café

No Brasil, comemoramos três datas especiais para o grão. A primeira delas ocorre em 14 de abril, com o dia mundial do pretão. Depois, vem 24 de maio, com a celebração nacional e, por último, 1º de outubro, em que festejamos o dia internacional do café

Não fique confuso sobre qual é o dia do café. Existem diversas datas ao redor do mundo. 

No entanto, em outros países, o dia do café também existe, pois todo o mundo comemora. A maioria dedica o mês de setembro para o grão, já no oriente, essa data aparece em novembro. 

Confira os dias nacionais do café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, em diferentes países:

  • Brasil — 24 de maio
  • Indonésia — 17 de agosto
  • Costa Rica — 12 de setembro
  • Irlanda — 19 de setembro
  • Alemanha — 24 de setembro
  • Suíça — 26 de setembro
  • Estados Unidos — 29 de setembro
  • Canadá — 29 de setembro
  • Malásia — 29 de setembro
  • Etiópia — 29 de setembro
  • Inglaterra — 29 de setembro
  • Japão — 1 de outubro
  • Filipinas — 21 de outubro
  • Taiwan — 7 de novembro
  • Nepal — 17 de novembro

Por que o café tem um dia só para ele?

O café é tão especial que tem um dia todo dedicado a ele. Líderes da indústria cafeeira, tais como a Abic e a International Coffee Organization (ICO ou, em tradução, Organização Internacional do Café), decidiram deixar registrado uma data para comemorar o grão, que faz parte de uma cultura bastante rica

Além disso, o café é fonte de receita e movimenta a economia de diversos países. Inclusive, o Brasil é o maior exportador de café do mundo.

O primeiro dia internacional do café oficial foi celebrado em março de 2014. Nessa data, estiveram presentes 74 estados membros do ICO, além de 26 associações globais, que são ligadas ao setor cafeeiro.

Para esse dia, a ICO definiu uma série de ações, como a utilização da hashtag #InternationalCoffeeDay, que poderia ser utilizada em diversas redes sociais. 

Além disso, foi criada uma campanha com o conceito caffè sospeso — uma prática italiana em que uma pessoa paga uma segunda xícara de café a alguém que está em situação de vulnerabilidade.

Por isso, o dia do café vai muito além de tomar uma xícara do seu pretão favorito. Também é um período para analisar o quão esse grão impacta na vida de todo mundo. Os organizadores da ICO afirmam que essa data é para “celebrar a diversidade, a qualidade e a paixão do setor cafeeiro”. 

Eles ainda completam afirmando que o dia também é “uma oportunidade para que os amantes do café possam compartilhar seu amor pela bebida e dar apoio aos milhões de agricultores cujas vidas dependem desse produto aromático”. (tradução livre do inglês).

Paisagem de plantações de café

O café no mundo é tão importante quanto no Brasil.

O que fazer de especial no dia do café?

Com o dia do café chegando, você pode se perguntar “o que eu posso fazer para comemorar?”. Pensando nisso, separamos algumas indicações bacanas para celebrar essa data. Confira! 

Conhecer a cafeicultura da sua cidade

Uma boa programação para celebrar o dia do café é conhecer uma cafeicultura da sua cidade. Ir até as fazendas e saber como o pretão é em sua fase ainda imprópria para o consumo é uma experiência bastante enriquecedora. Geralmente, não é difícil encontrar pequenos produtores de café até mesmo em regiões bastante urbanizadas. 

Faça buscas online, entre em contato com pessoas que possam indicar alguém, confira em grupos nas redes sociais. Com certeza, terá um cafeicultor que ficará feliz em abrir as porteiras das plantações de café para você.

Ir em quantas coffee shops conseguir em um dia

Se visitar fazendas de cafeicultura for complicado para você, há a possibilidade de ir direto ao destino final de muitos cafés: as cafeterias e coffee shops. 

Nesses lugares, é possível encontrar muitos sabores e cafés diferenciados, bem como aproveitar outros quitutes e o próprio espaço. 

Aproveite para se desafiar e tentar visitar o maior número de lugares que você conseguir. Essa é uma boa celebração para os coffee lovers da cidade. 

Experimentar cafés diferentes

Outra boa forma de celebrar o dia do café é experimentar pretões que você não está acostumado. Essa aventura para os sentidos pode fazer com que haja a possibilidade de descobrir novos sabores e aromas que você nunca imaginou. 

Vivenciar a cultura do café

No dia do café você pode aproveitar para saber mais sobre o grão. Uma boa ideia é ler livros, assistir filmes e mergulhar nessa experiência. 

Você também pode pesquisar “dia do café frases”, escolher as suas preferidas e enviar para amigos e familiares. Assim, mais pessoas comemoram essa data com você.

Cafés especiais para comemorar a data

Para aqueles que escolheram passar a data tomando o café especial, deixamos algumas sugestões para se aventurarem. Confira! 

Mezzanotte

De variedade Catuaí Amarelo, o Mezzanotte vem da região de Alta Mogiana, a 970 metros de altitude. Esse é para aqueles que curtem um café bem fortão, ao estilo Rocky Balboa. 

As notas de sabor deste café são bem acentuadas, lembrando chocolate amargo e melaço. O Mezzanotte é bastante encorpado e possui baixa acidez. 


Botão para comprar no e-commerce

Bourbon Barrel Aged

Este é para os verdadeiros apreciadores de um café encorpado. O Bourbon Barrel Aged é uma bebida verídica com toque de uísque, uma combinação que explora  todos os sentidos. 

A variedade do grão é a Tupi, cultivado a 980 metros de altitude, e a técnica utilizada no Bourbon Barrel Aged consiste em deixar o café mergulhado em barris de carvalho com o licor de Bourbon. 

As notas sensoriais são de carvalho, de baunilha e de licor. É encorpado e de acidez média. 

Botão para comprar no e-commerce

Chá de Cascara Orgânico

O verdadeiro e único chafé. Prepare-se para explorar todos os recursos do grão de café com o Cascara, a casca de café sequinha e pronta pra virar chá. 

As notas de sabor incluem frutas vermelhas e lembranças cítricas. Não possui acidez e o corpo é médio. 

Botão para comprar no e-commerce

Com esses grãos especiais e essas dicas para curtir o dia do café, temos certeza de que você não vai deixar a data passar despercebida. Aproveite para relaxar, para  pensar o quanto o pretão é importante, como ele faz parte da sua rotina e para compartilhar seu amor nas redes sociais. 

Para se preparar para esse dia, não esqueça de renovar seu estoque. Clique no banner abaixo e peça seu café preferido do Moka Clube. Feliz dia do café!

Banner para comprar kit koar no Moka