Carrinho

Para muitos, o dia não começa sem uma boa xícara de café. Mas imagina poder experimentar diferentes sabores e aromas sem precisar sair de casa? Isso é possível por meio de uma assinatura de café. Muitas empresas já têm adotado esse modelo de serviço para melhorar a experiência dos coffees lovers.

Uma vez que você escolhe um plano, começa a receber mensalmente cafés de diversas regiões produtoras do Brasil, escolhidos por especialistas. Assim, provar café nunca mais será a mesma coisa. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse modelo de serviço, trouxemos neste e-book as vantagens dessa prática.

Também mostraremos tudo o que é preciso saber para fazer parte de um clube e escolher os melhores cafés para você apreciar no conforto do seu lar. Boa leitura!

1. O que é um clube de assinaturas e como ele funciona

Não tem como negar que receber em sua casa os produtos ou serviços desejados sem precisar repetir o processo de compra é um agradinho que todo mundo gosta, não é? É isso que os clubes de assinaturas se propõem a fazer.

Até pouco tempo atrás, os clubes de assinaturas eram restritos apenas aos jornais e revistas, onde os leitores recebiam mensalmente a edição em casa. Atualmente, essa possibilidade se expandiu e sabia que você pode receber seus cafés aí mesmo?

Como isso funciona? Várias torrefações e cafeterias oferecem cafés especiais vindos diretos das fazendas mais incríveis do nosso país para a sua porta todos os meses. Dentre os diversos clubes existentes o funcionamento possui algumas semelhanças.

Quando você escolhe um clube pode geralmente escolher por planos mensais, bimestrais, trimestrais e anuais. O pagamento dos planos é por meio de cartão de crédito e boleto bancário. E o melhor de tudo é que você tem diversas opções de café e na quantidade que precisa.

Depois de escolher as opções mais adequadas para você, basta pagar as taxas em breve você vai receber pelas mãos do carteiro cafés incríveis todos os meses sem precisar realizar todo o processo de compra novamente ou mesmo ter que ir até uma loja física.

É tanto café bão que às vezes fica difícil escolher qual enviar para a sua casa. Por isso, muitos coffee lovers vão se surpreender com os cafés escolhidos pelos caçadores especialistas. E, quais tipos de café você pode receber?

Bourbon

O Bourbon foi encontrado pela primeira vez em 1708 na Ilha de Bourbon, hoje Réunion. Hoje, é umas das variedades mais consumidas no mundo todo. No Brasil, ela foi amplamente plantada no estado de São Paulo. Mas atualmente é plantada com excelência em regiões como Cerrado Mineiro.

O Bourbon é uma variedade do tipo Arábica. Os grãos geralmente dão origem a bebidas suaves, corpo médio e com doçuras acentuadas. Mas vale lembrar que o terroir — clima, solo, relevo, técnicas de cultivo, métodos de secagem e torra — podem acentuar ou amenizar as características do café.

Mundo Novo

Originou-se do cruzamento natural entre as variedades ‘Sumatra’ e ‘Bourbon Vermelho’. O Mundo Novo tem sabor doce e marcante. Corpo médio, perfume intenso de torra e média acidez. Geralmente esse grão apresenta aromas de caramelo e também de chocolate ao leite.

Ele é um dos preferidos pelos baristas para criar usar em diversos métodos de preparo e criar drinks saborosos. E aí? Ficou com vontade de experimentar o Café Mundo Novo? Então, assine um clube de assinaturas para ser surpreendido com essa variedade.

Catuaí

O Catuaí é considerado o primeiro cultivar arábica produzido pelo homem. Essa variedade já é sucesso nas cafeterias devido a sua acidez acentuada, semelhante a frutas amarelas, como o maracujá, suavidade, sabor adocicado e pouco encorpado.

Assim, como o Bourbon, o Catuaí tem subvariedades. Eles podem ser vermelho ou amarelo. Sendo que o catuaí amarelo costuma ser menos encorpado do que o vermelho. Independentemente disso a variedade cafés de qualidade, finos e requintados.

Acaiá

Outro tipo de café que você precisa experimentar é o Acaiá. Essa variedade originou-se de plantas da cultivar Mundo Novo, uma das mais cultivadas no nosso país. Ela recebeu esse nome porque significa “frutos com sementes grandes” em tupi-guarani.

Se você ama cafés com sabor mais suave, com certeza vai ficar feliz em receber um Acaiá em sua casa. Ele possui notas que remetem a frutas, com notas aromáticas de chocolate, corpo intenso e acidez média.

Obatã

É derivado do cruzamento da cultivar Villa Sarchi com o híbrido de Timor e pode ser facilmente encontrada nos quatro cantos do nosso país. E o que você deve esperar ao se preparar uma xícara de café com os grãos Obatã?

As características mais marcantes dessa variedade são sabor suave, corpo médio, alta acidez e alta doçura, apresentando muitas vezes aroma de chocolate, mel e frutas vermelhas.

Mas existem muitos outros motivos para fazer parte de um clube de cafés. Quer saber quais são eles? Então, dá uma olhada no próximo tópico.

2. Conheça 5 benefícios da assinatura de cafés

Participar de um clube de assinatura pode ser muito vantajoso para você. Então, confira a seguir quais são os principais benefícios de receber café especial em casa!

2.1 Comodidade

Imagina não precisar sair de casa e nem ter que enfrentar longas filas no supermercado para comprar seu café? Seria bom, não é? Principalmente para aqueles que têm uma rotina muito agitada e falta tempo para planejar o consumo.

Com a assinatura de café você não precisa sair do conforto do seu lar, e nem realizar os pedidos todos os meses, pois recebe tudo em casa. Para maior comodidade, o pagamento pode ser direto, por meio de boleto ou cartão de crédito.

2.2 Exclusividade

Todo assinante de assinatura de café se torna um cliente VIP. Por isso, recebem amostras recém-lançadas em primeira mão e também, muitas vezes, ainda ganham brindes exclusivos, descontos e amostras grátis.

Powered by Rock Convert

Sem falar que você fica por dentro das principais novidades que a empresa oferece. Então, que tal sentir aquela sensação de receber um pacote especial feito unicamente para você? O ponto alto das assinaturas de café é a exclusividade.

2.3 Qualidade

Um dos fatores que mais motiva as pessoas a participarem de clubes de assinatura é a qualidade do produto que é comercializado. Em se tratando de cafés, isso não poderia ser diferente.

Um café de alta qualidade tem características marcantes como acidez, doçura, corpo e amargor em proporcionais certas. Como nem sempre é possível experimentá-los, é importante estar atento a algumas informações — procedência, data da torra e selos de qualidade, por exemplo.

2.4 Variedade

As empresas que trabalham com clube de assinatura de café costumam disponibilizar uma boa variedade de produtos para os seus consumidores fiéis. Se você aprecia a experiência de testar sabores novos, essa é uma boa alternativa.

Pois todos os meses são enviados para você cafés diferentes e recém torrados. São terroir de diversas regiões do país, com diferentes notas e aromas incríveis.

2.5 Pedidos personalizados

Se você optar por modelos de assinatura que surpreendem com um café diferente todo mês, fique tranquilo. Eles são cuidadosamente selecionados por profissionais experientes, os coffee hunters.

Mas também é possível inserir seus produtos favoritos no pedido. Assim, você pode determinar o tipo de café que mais combina com o seu próprio paladar e escolher a moagem compatível com o método de preparo de que mais gosta.

Agora que você já sabe quais os benefícios do café e de participar de um clube de assinatura, vamos descobrir os critérios que você deve avaliar para a escolha de uma empresa de cafés. Acompanhe!

3. Veja como escolher a assinatura de café

Não sabe como avaliar o melhor clube para você? Então, não se preocupe, pois montamos um mini guia para ajudá-lo a encontrar a assinatura de café mais adequada ao seu desejo e gosto. Vamos lá!

3.1 Avalie o seu consumo mensal

É muito importante escolher o plano do tamanho da sua necessidade. Isso porque algumas empresas não permitem alteração na quantidade após a assinatura e você corre o risco de ficar sem café ou tê-lo em excesso. Então, comece a fazer as contas.

Para tanto, avalie quantos cafezinhos você toma por dia. Se recebe visitas ou clientes, com que frequência isso acontece no mês? Também considere os períodos em que passa mais tempo viajando ou em casa. Após descobrir seu consumo médio mensal, está na hora de avaliar os planos.

3.2 Confira os sabores de café disponíveis

O mix de sabores varia de acordo com os clubes. Por isso, o ideal é dar preferência para aqueles que ofereçam uma boa variedade, além de ter os perfis de cafés que mais agradam ao seu paladar. Assim você não corre o risco de enjoar dos cafés.

Ainda tem a oportunidade de experimentar novas possibilidades. Alguns planos permitem que você escolha entre dois modelos diferentes de assinatura. Então, esse é o próximo fator a ser considerado na hora de escolher seu clube de assinatura.

3.3 Escolha o modelo de assinatura

Algumas empresas trabalham com planos que escolhem os cafés para os clientes. Com isso, os consumidores recebem boas surpresas todo mês. Mas esse modelo de assinatura é ideal para aqueles que gostam de apreciar coisas novas, explorar novos sabores e serem surpreendidos.

Já se você quer mais segurança, ou seja, saber exatamente o que vai receber, então, deve optar por um plano com os cafés que mais gosta.

3.4 Veja a frequência de entrega

A maioria dos clubes de assinatura faz entregas mensais, mas alguns permitem prazos diferentes como semanais, bimestrais e trimestrais. Entretanto, se a empresa for inflexível quanto à frequência, procure adequar seu pedido ao seu consumo dentro do período de entrega.

Mas tome cuidado quanto ao tempo de torra e de validade, pois dependendo da finalidade do seu café, a data de torra interfere na qualidade de bebida — no caso do expresso, por exemplo. Ele deve ser preparado, de preferência, com grãos recém-torrados e com data de torrefação inferior a 30 dias.

3.5 Saiba se o clube oferece informações sobre o café

Todo apreciador da bebida busca por grãos de alta de qualidade, que são os cafés especiais como os verídicos. Para garantir que você esteja recebendo bons cafés, confira se a empresa fornece informações importantes sobre ele — região de cultivo, produtor, variedade etc.

Não se esqueça também de verificar se fornecem informações adicionais, como as principais características dos grãos e quais os métodos de preparo os cafés melhor se encaixam para realçar as suas particularidades.

3.6 Conheça os detalhes do plano de assinatura

Descubra se a empresa permite alterar a quantidade de café, frequência de envio e sabores. Também procure entender sobre a política de cancelamento e se há renovação automática. Além disso, considere o preço do serviço e políticas de reajustes .

Ah! Não se esqueça do frete. Algumas empresas não cobram o envio, mas o valor dos seus produtos saem mais caros do aquelas que a taxa de envio é por conta do consumidor.

Como vimos, existem mais motivos do que você pensa para para fazer parte de um clube de assinaturas de café, não é mesmo? Você receberá diferentes surpresas todos os meses, do jeitinho que você gosta e sem precisar sair do conforto do seu lar ou, até mesmo, escritório.

Mas escolher uma assinatura de café não é uma tarefa muito fácil. Por isso, aproveite as nossas dicas para não errar. Bom, agora é só escolher seu clube de café e começar a se deliciar com os melhores pretinhos básicos.

Se você já estiver pronto para receber em casa cafés exclusivos e diferenciados, então, confira nossa assinatura Moka Clube! É pra isso que o Moka está aqui, nós entregamos cafés especiais todos os meses na sua porta. Aproveite!

Moka Clube

Moka Clube

Nós garimpamos, nós torramos, nós embalamos; o carteiro cheiroso te entrega, você delira.