Skip to main content

Sabemos que há uma crise climática, portanto, reduzir a quantidade de produtos de origem animal que consumimos é uma ótima maneira de reduzir nossa pegada de carbono pessoal. Uma maneira fácil de começar é com alimentos à base de plantas. Com essa filosofia é que os leites de origem vegetal começaram a se popularizar entre os tomadores de café.

Mas com tantos tipos de leites veganos agora disponíveis, a escolha de produtos não lácteos pode ser bem confusa. Cada alternativa ao leite tem um sabor diferente – e alguns imitam com sucesso os laticínios quando servidos em uma xícara de café quente, enquanto outros se separam em pedaços de leite boiando no seu café.

E como o leite de aveia beneficia o meio ambiente?

O leite de aveia parece ter o menor impacto ambiental de todos os leites de origem vegetal. A aveia é amplamente alimentada pela chuva e tem menos emissões de carbono, em comparação com algumas outras alternativas. Mesmo a aveia precisando de mais terra que amêndoa ou arroz, seu impacto é bem menor, pois requer apenas um sexto da água necessária para o crescimento das amêndoas por exemplo. Se em comparação com outros leites vegetais a aveia já sai ganhando, quando compararmos com a produção de leite animal, o impacto, principalmente na quantidade de terra e água para a produção, chega a ser 10 vezes maior.

E o sabor? Dentre os vegetais por que o de aveia é o mais saboroso?

O “leite” de aveia é uma mistura de aveia, água e, ocasionalmente algum óleo vegetal orgânico. Quando a aveia é moída para criar um líquido, o resultado tem um sabor bastante encorpado, o que, em nossa opinião, é semelhante ao leite integral. O leite de aveia também é rico em fibras, o que significa que há alguns benefícios adicionais para a saúde em tomá-lo, dentro ou fora da sua xícara de Moka Clube. Dentre os leites vegetais o de aveia é o que contém mais fibras e sua natureza cremosa é a principal diferença entre os outros leites disponíveis. A cremosidade dá um match perfeito com café e mesmo puro chega ser um deleite para o nosso paladar.

E qual o melhor leite de aveia?

Como sabem, nosso negócio é café, e para escolher um leite que fosse perfeito para acompanhar os cafés do Moka Clube (e o tipo de torra que fazemos por aqui), testamos diversos leites vegetais do mercado e fizemos uma avaliação baseada em três pilares: cremosidade e possibilidade de vaporização para fazer cappuccinos, sabor com café e o sabor sem a adição do café.

Dentre todos os leites testados um deles se destacou e deixou os outros bem para trás, principalmente no sabor e, como a marca mesmo afirma, quando provamos foi um deleite para nosso paladar.

Podemos confessar que aqui no Moka nosso apetite pelo café é tão grande, que provar leite não era uma tarefa que pensávamos em realizar algum dia. No entanto, a surpresa acabou mudando a cabeça de muitos por aqui.

O grande campeão foi o NAVEIA, o único dos leites que nos permitiu fazer tudo o que fazíamos com o leite de origem animal o qual estávamos acostumados. Sim, pode tomar puro, no café, na vitamina, naquele bolo que é receita de família – enfim, mudou nossa cabeça.

O NAVEIA não tem lactose, não tem adição de açúcares e nem conservantes. Totalmente plant based e pronto pra ganhar um lugar na sua cozinha e no seu coração, assim como fez nos nossos.

Foi por isso que escolhemos vender NAVEIA em nossas lojas e logo também em nosso site. Prove esse deleite e entenda a nossa felicidade em anunciar essa mudança.