Skip to main content

O café espresso é um impulso de energia para o corpo e a mente, a força do café concentrada em um único gole. Então, é fato que precisa ter as ‘manha’ pra tirar um espresso de respeito.

Muitas vezes visto como uma bebida de café sofisticada e elegante, associada a cafeterias e bistrôs da moda, também é consumido em locais tão diversos quanto cafeterias de beira de estrada, escritórios e bares. Ou seja, é uma bebida democrática demais, tem coisa melhor? Talvez, mas fica aqui e bora aprender sobre esse cafezão.

Café espresso

O café espresso é uma expressão de excelência e precisão.

O que é um espresso?

O espresso é uma bebida de café preparada através sob alta pressão, o resultado é um líquido espesso e rico em sabor. 

Criado pelo abençoado Luigi Bezzera, e originário da Itália, o café espresso foi a alternativa encontrada para aumentar a produtividade das fábricas. Afinal, passar café para uma cambada de gente, não é fácil e nem rápido. Luigi fez a sua parte e ficou marcado na história. E que parte boa, hein? A bebida é popular em todo o mundo e base para diversas variações de café, como cappuccino, latte, macchiato e americano.

[Blog: produtividade e café]

Imagine uma pequena cafeteria na Itália, onde os clientes se amontoam em volta do balcão, e, enquanto a pressão da máquina faz um som de assobio, o aroma de café fresco preenche o ambiente. O primeiro gole é intenso, forte e poderoso, mas desce como seda.

O que é café espresso?Técnica de preparo do espresso

Do ponto de vista técnico, o espresso é produzido a partir de grãos de café arábica de alta qualidade, com torra escura e uma moagem fina e uniforme. A água deve estar entre 90 °C e 96 °C e, em seguida, forçada através do café moído em uma máquina de espresso. A pressão da máquina é geralmente mantida em torno de 9 bar, que é suficiente para a extração ser uniforme e produzir uma bebida espessa com um sabor intenso.

Agora, vamos explorar cada um desses aspectos em detalhes:

Grãos de café

Os grãos devem ser de alta qualidade, de preferência arábica, e devem ser torrados escuros para desenvolver sabores ricos e intensos.

Café com precisão pede por qualidade, como estão os seus grãos de café?

Moagem do café

A moagem ideal produz um café com textura fina e homogênea, pois é a uniformidade que garante a extração de todo o sabor. Muita calma nessa hora: se for a moagem for fina demais, a água passará com dificuldade, o que fará com que o espresso saia amargo. Por outro lado, com uma moagem muito grossa, a água passará com facilidade e o espresso sairá fraco.

O café espresso precisa de moagem fininha, para aquele resultado encorpado e cremoso!

Temperatura da água

A água usada para preparar o espresso deve estar em uma temperatura entre 90 °C e 96 °C. Presta atenção! Se estiver quente demais pode queimar o café e deixar um sabor amargo, e se a água estiver morna, não vai extrair o sabor do café.

Pressão da máquina

Além de essencial para extrair todo o sabor do grão, a pressão da máquina também a responsável pela famosa “crema” do café espresso. A pressão ideal é de 9 bar, que é suficiente para forçar a água quente através do café e produzir um líquido espesso. 

Aquela espuma dourada que cobre a superfície do espresso, se forma com a emulsão dos óleos presentes no café com a água quente e a pressão, e se chama CREMA.

A chave para um espresso de qualidade é a prática. Experimente diferentes combinações de café, moagem, quantidade de café e temperatura da água até encontrar a regulagem perfeita para a sua máquina. Nem precisamos te lembrar também de limpar e manter a sua máquina em ótimo estado, né? Os detalhes fazem o café ser memorável.