Skip to main content

10 filmes sobre café em que o grão rouba a cena

By 3 de agosto de 2020agosto 17th, 2020Entendendo de café9 min read

Quem é coffee lover de carteirinha não se contenta em só passar um pretão de qualidade e vive atrás de outras referências sobre o grão. Nas representações artísticas, como nos livros e nos filmes sobre café, é possível descobrir curiosidades e histórias sobre a bebida mais amada do Brasil.

Para quem ama cinema e café, separamos 10 filmes sobre o grão em que é mostrada a saga da bebida em diferentes gêneros: documentários, comédias, romances e muito mais. Continue a leitura e confira!

Contents

1. Sobre cafés e cigarros

Para os fãs de diálogos envolventes e de histórias mais rápidas, este filme é a união de 11 curta-metragens com um elemento em comum: conversas sobre café regadas a cigarros.

Os assuntos são extremamente variados, indo de picolés com cafeína a como preparar um chá inglês de verdade. Foi dirigido por Jim Jarmusch em 2003, inteiramente em preto e branco, e reúne grandes estrelas do cinema, como Bill Murray, Tom Waits, Roberto Benigni e Iggy Pop. 

Para quem busca filmes com café dinâmicos, leves e divertidos, esta é uma ótima opção para ver como o pretão conecta vidas!

2. O fabuloso destino de Amélie Poulain

Esta comédia romântica conta a vida de Amélie, uma garota do interior que se muda para Paris e começa a trabalhar em um café francês.

O grão ocupa o plano de fundo de uma aventura emocionante, de um romance delicado e da descoberta do mundo vivenciada por Amélie. É um longa-metragem de 2001 dirigido por Jean-Pierre Jeunet, extremamente aclamado pela crítica e com uma pegada cult que conquista todos os apaixonados em cinema.

Além disso, o filme tem lições valiosas que podem ser levadas para a vida envolvendo amor, respeito ao próximo e vontade de fazer o bem. É, sem dúvidas, o grão encontrando o carinho!

3. Café

Este longa italiano lançado em 2016 e dirigido por Cristiano Bortone é um drama que conta três histórias diferentes ligadas por um elemento: o café.

A primeira delas acontece na Bélgica e acompanha um iraquiano que tem sua loja saqueada e seu pote de café tão precioso roubado. A segunda, apresenta um sommelier que se envolve em um assalto a uma fábrica do nosso amado grão. Já a terceira é sobre um jovem gerente que vai cuidar de uma indústria sob o risco de poluir todo o vale de Yunnan.

Além de ser um drama extremamente bem construído, o longa-metragem mostra como o café é recebido em lugares diferentes do mundo, destacando os tons principais da bebida: o amargo, o ácido e o perfume. 

A dica é tomar café enquanto vê, para sentir a experiência da bebida se encaixando nas narrativas do filme.

4. Onde tudo acontece

Para quem gosta de rir na frente da TV, esta comédia mostra a vida de Rachel, a gerente de um café, após demitir o namorado – que também era chef da cozinha. O problema é que ela decide fazer isso minutos antes do horário de almoço, quando o movimento no estabelecimento começa.

Cena de Onde tudo acontece, um dos filmes sobre café.

Em Onde tudo acontece, é possível entender melhor e com muita comédia o dia a dia nas cafeterias. Foto: Reprodução| iMDb

É um longa dirigido por John Cosgrove extremamente divertido e que mostra como uma cafeteria reúne histórias diferentes. Os funcionários, enquanto servem café, fazem você se apaixonar e rir durante as cenas.

É uma opção leve e engraçada, perfeita para um encontro com amigos regado a café de qualidade, petiscos e risadas.

5. Black Coffee

Este documentário canadense de 2007, dirigido por Irene L. Angelico, é um convite para compreender a história do café e sua influência política, social e econômica. 

O filme demonstra como o grão é a oitava mercadoria mais comercializada do mundo e o quarto produto agrícola mais valioso. É uma representação incrível de todo o caminho já percorrido pelo café.

6. Café com amor

Para os apaixonados e apaixonadas em comédia românticas, esta é mais uma opção que traz o gênero unido ao amor pelo café.

Café com amor conta a história de Claire, uma garçonete, em sua relação com os diferentes clientes do estabelecimento em que trabalha. O filme ainda reúne aventura, ação e acontecimentos inesperados.

Para quem gosta de surpresas e cenas fofas, é uma ótima pedida para acompanhar um pretão.

7. Coffee Town

Uma produção do CollegeHumor, o longa foi lançado em plataformas digitais e em parcerias teatrais ao redor do mundo.

Cena de Coffee Town, um filme sobre café repleto de comédia.

Coffee Town é uma homenagem a todos os apaixonados por cafeterias e por bebidas de qualidade, com uma narrativa divertida e apaixonante. Foto: Reprodução | iMDb

Ele conta a história de um empresário que faz de uma cafeteria seu escritório. De uma forma divertida e cheia de comédia, ele explora o ambiente cheio de cafeína enquanto o protagonista tenta impedir que seu escritório se torne um lugar gourmet.

Para os viciados em café verídico, este filme vai render boas gargalhadas!

8. A film about coffee

Um documentário artístico e extremamente bem feito, que recebeu dos produtores o título de “uma carta de amor ao café especial”.

Basicamente, o longa visita fazendas e cafeterias ao redor do mundo para destacar o que o grão de qualidade tem de especial. É uma homenagem a produtores, baristas e demais profissionais do café que dedicam suas vidas a trabalhar pelo amor à bebida.

Além das imagens lindas e de takes bem feitos, o filme é uma coletânea da história do café.

9. Caffeinated

Seguindo na mesma linha de A film about coffee, este documentário reúne informações sobre a indústria do café e sua história por meio de um belo registro artístico.

A premissa do filme – “todo copo de café tem uma história” – faz relação à paixão das pessoas pela indústria do grão. Ele retrata cada parte do processo de cultivo, de produção e de preparo, e é indicado para quem quer conhecer mais informações sobre o pretão.

10. Barista

O último filme da lista é outro documentário que reúne curiosidades sobre o universo do grão verídico.

Desta vez, são retratados cinco baristas na missão de preparar o melhor café do mundo e ganhar o United Barista Championship – um concurso que seleciona os melhores profissionais da área.

É uma representação apaixonada e íntima de uma profissão que auxilia consumidores a provar bebidas que proporcionam experiências únicas ao redor do mundo todo.

Cada um desses longa-metragens te ajuda a conhecer mais do universo cafeeiro e adentrar na arte do café. 

Para conhecer mais ainda sobre o grão mais amado do mundo, assine a newsletter do Moka Clube e receba informações, curiosidades e conteúdos sobre café toda semana na sua caixa de e-mail. É só preencher o formulário abaixo!

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório