Skip to main content

Carrinho

Banner para comprar cafés online

Muitos métodos de preparar o pretão foram inventados em outros países e não têm o jeitão brasileiro de ser. Esse não é o caso do Koar! Com porta-filtro de cerâmica, rodeado de sulcos especiais para a passagem do líquido e um design bem característico do Brasil, esse coador de café pernambucano sabe fazer a bebida que o povo gosta. 

Quer entender mais sobre esse processo de extrair o melhor do grão de café? Continue a leitura e descubra tudo sobre o Koar

Koar: o método de coar café brasileiro

Criado em Pernambuco, em 2017, pelo publicitário Fernando Sá, pelo engenheiro mecatrônico Filipe Santiago e produzido pela barista Lidiane Santos, o Koar é um método nordestino de coar café, como o próprio nome sugere. 

Desde o início do processo de desenvolvimento, a ideia era que o café tivesse a acidez reduzida e a doçura acentuada. Por isso, foram desenvolvidos os sulcos de filtragem, os quais deveriam ser harmonizados o suficiente para que não fossem muito abertos. 

Koar método

O Koar é ecologicamente correto, pois é um coador de café reutilizável.

Caso os sulcos fossem bem espaçados, fazendo com o processo de filtragem fosse rápido demais, o Koar não iria funcionar, já que isso faria com que a acidez fosse ressaltada. Por isso, todo o processo de desenvolvimento foi complexo e minucioso. 

Como funciona o Koar?

O porta-filtros Koar possui 16 sulcos – mais especificamente, ondas oblíquas – inclinados em formato de cone, e saída com 16 mm de diâmetro. Esse aspecto do equipamento faz com que a pressão diminua, aumentando a velocidade. 

Além disso, os sulcos não deixam o papel entrar em contato com a parede do Koar, influenciando no controle da água, que, passando pelo pó, ocasiona na extração de café produzido durante o tempo de filtragem. 

Confira o processo de preparo do pretão no porta-filtros de café Koar por Rafa Mendes.

O que difere o Koar dos demais coadores?

A diferença entre o Koar e os outros coadores é que, feito com materiais escolhidos para o propósito de ressaltar as características do café, o utensílio acaba sendo um ótimo equipamento para aproveitar o máximo do grão e propiciar uma bebida encorpada.

O acrílico e a cerâmica foram idealizados para destacar a doçura do pretão, já o aço inox foi pensado para aqueles que preferem a agradável acidez da bebida.

Koar cerâmica

Botão para comprar no e-commerce

Como utilizar o equipamento?

O Koar é uma técnica bastante fácil de utilizar. Primeiramente, esquente a água a uma temperatura de até 90ºC e escalde o papel para que o gosto da celulose não acabe interferindo no sabor final da bebida. 

Depois disso, com o grão já moído (forma fina), coloque-o dentro do recipiente e faça a pré-infusão com 50 ml a 70 ml de água por 30 segundos. Na sequência, despeje parte do líquido em movimentos circulares na direção dos sulcos. 

Para finalizar, antes que o café comece a gotejar, derrame o restante da água no centro e o pretão está pronto. Uma bebida encorpada ressaltando a doçura do grão.

Cafés do Moka para testar no Koar

Para degustar o verdadeiro pretão de qualidade, nada melhor do que grãos selecionados para ressaltar o sabor da bebida. Confira os melhores cafés para Koar

Bala de Caramelo

Com baixa acidez, mas bastante encorpado, este é um café especial que pode ser apreciado todos os dias, no café da manhã, da tarde ou até mesmo para dar o punch de energia que só o pretão é capaz de fornecer. É doce, com notas de baunilha e de caramelo.

Café bala de caramelo

Botão para comprar no e-commerce

Moranguete

Com o grão Obatã vermelho, o Moranguete tem corpo médio e acidez equilibrada.

As notas de sabor incluem morango e chocolate, combinações que são ressaltadas no Koar

Café Moranguette

Botão para comprar no e-commerce

Mr. Chocolate

Cultivado no cerrado mineiro, Mr. Chocolate é produzido de maneira natural e de forma fermentada. Possui corpo médio e acidez equilibrada, as notas presentes são de chocolate e bem cremosas. Fica ótimo consumido com leite. 

café Mr. Chocolate

Botão para comprar no e-commerce

O porta-filtros Koar é uma invenção made in Brazil e, por isso, sabe fazer o café do jeito que o povo brasileiro gosta. Com características que ressaltam a doçura da bebida, esse é um ótimo equipamento para se ter na coleção, ou melhor, na cozinha. 

O Moka Clube possui todas as opções do Koar e os melhores tipos de grãos de café selecionados para degustar. Clique no banner abaixo e confira os produtos.

Banner para comprar kit koar no Moka

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo e garanta o desconto em sua primeira compra.GANHE 15% DE DESCONTO EM TODOS NOSSOS CAFÉS

Site protegido por reCAPTCHA e Google Política de privacidade e Termos de serviço aplicados.