Skip to main content

Café de processo natural

By 18 de maio de 2023maio 23rd, 2023Entendendo de café5 min read

Como grandes exploradores do café, experimentar diferentes métodos de processamento e sabores, é descobrir novas curiosidades e desafiar nosso paladar.

Sendo assim, preparar um bom café envolve muito mais do que simplesmente colocar água quente sobre grãos moídos. Afinal, existem diferentes métodos de processamento do café, cada um com sua própria história, técnicas e sabores únicos.

Por isso, é uma dúvida recorrente escolher o processamento e entender as características de cada um, e, neste artigo,  vamos falar sobre o processamento natural. Como funciona? De que se alimenta? Onde vive? Hoje, no blog do Moka Clube.

Como funciona o processo natural

O processo natural, também conhecido como processo seco, é um dos métodos mais antigos e tradicionais de processamento de café. Nele, as cerejas de café são colhidas e secas inteiras, sem a remoção da polpa ou da casca, que leva a uma complexidade e riqueza de sabor únicas no resultado.

As cerejas do café são espalhadas em pátios de secagem ou em camas elevadas, onde secam ao sol. Durante esse processo, as cascas das cerejas secam e se rompem revelando o grão de café dentro. Logo, para garantir uma secagem uniforme e evitar a umidade, os produtores sacodem os grãos regularmente.

Processamento natural do café

Processo natural em andamento

O processo natural confere ao café um sabor distinto e complexo, com notas de frutas secas, chocolate e especiarias. 

Uma curiosidade sobre o processo natural é que ele exige muita habilidade e conhecimento dos produtores. Eles precisam selecionar cuidadosamente as cerejas maduras e uniformes e garantir que elas sejam secas de forma adequada para evitar a presença de sabores indesejáveis. Ou seja, isso requer um controle preciso da temperatura e da umidade durante o processo de secagem.

Outra curiosidade sobre o processo natural é que ele pode levar a uma variedade de sabores e perfis sensoriais, dependendo do terroir, das variedades de café e do tempo de secagem. Além disso, pesquisas mostram que o pretão natural tende a ter mais notas frutadas, florais e de especiarias do que os cafés processados por via úmida. Sendo assim, eles podem ter níveis mais elevados de acidez, corpo e doçura.

café de processo natural

Os cafés de processo natural são únicos e se encaixam em todos os gostos!

 

 

 

Cafés de processo natural para comprar

No vasto universo dos cafés especiais, uma verdadeira joia se destaca: os cafés de processo natural do Moka Clube.

Cada xícara é uma viagem aos campos de café, onde a natureza se encontra com a paixão dos produtores e o cuidado artesanal na produção.

Além disso, o Moka Clube é um verdadeiro guardião da qualidade, trabalhamos diretamente com produtores que compartilham da paixão pelo café brasileiro feito para brasileiros. Ou seja, cada grão é cuidadosamente selecionado, provado e avaliado por especialistas, garantindo que apenas os melhores cafés cheguem à sua xícara.

Conheça os nossos cafés

Um convite para desbravar novos horizontes do paladar e se apaixonar pelo café em sua forma mais extraordinária, conheça nossos cafés de processo natural:

Mezzanote: acelere para romper o paradigma da torra escura como maquiagem de café meia boca. O Mezza é pura potência.

Capricórnio: alta doçura e baixa acidez, um cafezão de gorpe fácil e muito gostoso. Impossível tomar uma xícara só.

Morada da Prata: tem sobremesa de raspar  o pote. Este café, digno da mais nobre realeza, é de lamber as beiças: é pudim e chocolate ao leite.

Bioma Paraíso: é a biodiversidade do Brasil em forma de grão. Um café com notas claras de ameixa e acidez vibrante de carambola.

Recanto Djolo: quando o sabor explode os sentidos, o café pode ser escolhido de olhos bem fechados.

Bala de Caramelo: você vai beber o campeão de vendas. Café facin de tomar, docin, docin, baixíssima acidez e caramelo.

Mr Chocolate: é café, café 100% natural, o chocolate vem do toque que só uma torra artesanal bem feita consegue dar.

Conhecer os cafés de processo natural do Moka Clube é mais do que uma experiência gustativa, mas sim uma imersão na história, no cuidado e no amor envolvidos em cada etapa do processo. Ou seja, é uma oportunidade de valorizar e apoiar produtores talentosos, que dedicam suas vidas a cultivar e aprimorar grãos de café excepcionais.

Sendo assim, escolha o seu preferido e, se prepare para apreciar as notas sensoriais com o nosso artigo: como sentir o sabor do café?