Skip to main content

Avaliação do café especial

By 27 de fevereiro de 2023junho 3rd, 2023Entendendo de café, Hunting5 min read

Você toma café especial pela qualidade, mas você sabe o que define esse grau de qualidade? A resposta está além de “grãos selecionados”, e chegou a hora de descobrir como funciona a avaliação do café especial! Além de mais conhecimento sobre a melhor bebida do mundo, ainda aprende a resposta para quando aquela pessoa chata falar que café é tudo igual.

Avaliação café especial

Quem inventou essa teoria da conspiração de que café é tudo igual? Um cafezão especial é aventura pra se compartilhar!

Padrão Técnico para avaliação do café especial

Contents

Se você está há um tempo no universo do café, com certeza já ouviu falar no tal “café acima de 84 pontos”, já que a escala de avalição vai até 100 pontos. O padrão mundial para pontuar o café é o criado pela Specialty Coffee Association (SCA), uma associação comercial que atua como uma força unificadora na indústria de cafés especiais e trabalha para tornar o café melhor, elevando os padrões em todo o mundo por meio de uma abordagem colaborativa e progressiva.

Características avaliadas

A pontuação funciona da seguinte maneira: 5 xícaras são analisadas, para cada xícara com defeitos presentes, é descontado 2 pontos. Ou seja, além de avaliar a presença das características necessárias, também se considera a falta delas! Pensou que era fácil encontrar um cafezão por aí? É preciso caçar, e para isso que o Moka Clube vive essa missão. Os pontos avaliados são:

Fragrância/Aroma

Para facilitar: fragrância = pó de café seco, e o aroma = pó úmido. O aroma do café é algo muito importante tanto para os especialistas, quanto para os consumidores. Por isso, se espera que o café especial traduza aroma em poesia!

Sabor

Descreve as notas mais importantes.

Retrogosto

Sensação que fica na boca após tomar o café. Para alguns, é a parte mais importante, pois mostra a qualidade residual do café. Queremos gostinho de quero mais, não é mesmo?

Acidez

Vamos usar uma analogia rápida para explicar uma acidez boa: temos frutas como morango, limão e tangerina (ou as mil variações), certo? Essas frutas possuem acidez, mas de jeitinhos diferentes. O limão não tem doçura, já o morango possui uma parcela de doce. Em contrapartida, a tangerina equilibra doçura com acidez. É isso que queremos de um café: o equilíbrio perfeito entre acidez e doçura.

Corpo

Sensação de preenchimento na boca. Um café encorpado possui óleos essencias marcantes e agradáveis.

Uniformidade

Aqui é avaliado o padrão do café em cada uma das xícaras, elas devem ter gostos iguais.

Ausência de defeitos

Sabores estranhos no café diminuem a nota! É difícil acontecer com grãos selecionados, mas nada é impossível nesse mundo. Quando mais cuidado com o plantio e colheita, maior será a nota.

Doçura mínima

A torra modifica o açúcar natural do café, mas, de qualquer maneira, ainda é esperado um nível de doçura para cada torra. É o sabor adocicado residual que faz toda a diferença.

Balanço

Em um trio é esperado harmonia, e o balanço corresponde ao equilíbrio entre sabor, acidez e corpo.

Conceito final

Aqui fica a impressão individual do provador sobre o café.

Resultado final

Por fim, depois de todas as características avaliadas, temos a nota final, que varia de 80 a 100 pontos SCA.

A nota final não leva em consideração as individualidades de cada café, por isso, vale a pena conhecer o seu paladar e escolher entre o que faz mais sentido aí no seu coração.

Pontuação café especial

Café é jóia que precisa ser caçada e lapidada.

O que é importante para o Moka Clube na avaliação do café especial?

Provamos centenas de cafés durante a safra, visitamos pelo menos 90% de todos os produtores para certificar os critérios acima e conhecer a pessoa que está por trás do café que estamos comprando, mas é claro que o café especial vai além de caraterísticas técnicas. Nunca foi só o sabor. É por isso que levamos em conta como é a relação do produtor com os funcionários e com o meio ambiente. Café verídico precisa honrar a roça brasileira e seu povo.

Café especial

Caçamos e torramos o melhor café do mundo: o do povo brasileiro!

O Moka nasceu como um manifesto pelo café brasileiro para brasileiros, com o propósito de distribuir o aclamado melhor café do mundo em território nacional.

Sendo assim, tomando a verdade como base de tudo, a relação estreita com os produtores é o possibilita uma remuneração justa, garantindo sustentabilidade para toda a cadeia ao longo dos anos.

Além de toda a cadeia de produção, o café especial passa por esse processo de avaliação. São muitas pessoas unidas no mesmo propósito.

Agora que você já conhece a forma de avaliação do café, vai adorar conhecer os certificados!

Leia: certificados e premiações.