Skip to main content

Aumentar a produtividade com o café: confira 3 dicas

By 16 de março de 2023junho 3rd, 2023Café e Produtividade4 min read

Caro e cara aprendiz de coffeelover, você já deve ter ouvido sobre um segredo antigo, usado por muitos sábios e magos ao longo dos séculos, para melhorar o humor e elevar a concentração: o café! E estamos aqui para te guiar na melhor forma de aumentar a produtividade com o café.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, a cafeína tem um impacto significativo na produtividade. A pesquisa examinou o desempenho de trabalhadores em tarefas diárias e descobriu que aqueles que consumiram café durante o dia tiveram um desempenho melhor em suas tarefas do que aqueles que não o fizeram.

Além de aumentar a produtividade, é um momento para respirar de verdade.

3 maneiras de aumentar a produtividade com o café

1. Faça do café um ritual

O café pode ajudá-lo a começar o dia com energia, e uma xícara do pretão pela manhã é útil se você tiver dificuldade para acordar cedo. Todavia, esse momento pode ser estratégico. Como mágica, o primeiro contato com a luz do sol já ativa o nosso corpo, que desperta naturalmente. Evite o pretão na primeira hora acordado, deixe o seu corpo fazer o trabalho, mesmo que se arrastando. Além disso, use o seu cafezinho como um ritual diário, uma maneira de sua mente entender que é hora de focar. O ato de preparar o café sempre no mesmo horário, depois de estar arrumado para o dia, é uma ótima forma de fazer isso!

Cantinho do café: ideias para te inspirar

O coffeelover merece um mimo para o dia a dia produtivo: xícaras bonitas!

2. Use o café para se concentrar e aumente a produtividade

O café é uma bebida que pode ser desfrutada com prazer, em momentos de contemplação e introspecção. Pode ser uma oportunidade para se concentrar no momento presente ou em tarefas que exigem mais atenção, saboreando o sabor e o aroma da bebida, enquanto reflete sobre questões importantes. É comum o pensamento “vou passar um cafezinho e resolver isso”, e se alinhado à ideia de ritual, funciona melhor ainda! Além disso, o café é sempre um convite para um trabalho em equipe ser bem sucedido.

3. Tome o café para fazer uma pausa

Se você precisar fazer uma pausa durante o trabalho, tomar uma xícara de café é uma ótima maneira de recarregar as energias e se preparar para voltar ao trabalho. O café também melhora o humor, ajudando a seguir com o que deve ser feito! Quando estamos de bom humor, somos capazes de pensar com clareza e nos conectar com os outros de maneira mais profunda. Além disso, a cafeína pode ajudar a aumentar sua capacidade de processar informações rapidamente, permitindo que você tome decisões mais rápidas e precisas. Assim, você pode aproveitar ao máximo cada oportunidade que a sorte te apresenta.

Só o cheirinho de café já nos faz abrir aquele sorrisão.

O café é uma ferramenta valiosa para melhorar a produtividade. No entanto, vale lembrar que manter uma dieta equilibrada, exercitar-se regularmente e dormir o suficiente são fundamentais para alcançar a máxima produtividade. Além disso, cada organismo reage de uma maneira à cafeína. Para entender melhor sobre isso e analisar a maneira mais estratégica de usá-la a seu favor, leia: Café faz mal?

Agora é só passar um café e ir para a próxima tarefa! Aos aprendizes mais dedicados, que tal maratonar o nosso blog?