Skip to main content

A procura pelo café perfeito exige saber escolher os grãos de café e entender a importância de cada etapa da preparação. Conhecer os melhores moedores de café vai te ajudar a passar nosso energético preferido com excelência e respeitando a bebida!

De forma geral, cada tipo de preparação de café, como o coado ou espresso, exige níveis de moagem diferentes. Assim, você extrai os aromas dos grãos da melhor forma

Outro detalhe é o moedor, que precisa ser regulado de acordo com os tipos de grão de café. Do contrário, o resultado pode ser uma moagem mais grossa ou mais fina que o recomendado. Sem esse cuidado, seu café pode ficar mais fraco ou mais amargo que o esperado. 

Para auxiliá-lo a compreender os tipos de moedor de café, reunimos informações importantes sobre esse equipamento para a hora de preparar aquele pretão bem feito. Siga a leitura!

O que é um moedor de café?

Contents

O moedor de café, muitas vezes também chamado de moinho, é um acessório fundamental para a preparação de um café. Claro que, para aqueles que já compram o grão moído ou o café liofilizado, ele não é necessário. No entanto, para quem busca apreciar melhor a bebida, saber como moer café na hora do preparo faz toda a diferença no sabor!

Cada tipo de preparo exige uma moagem especial para que se possa obter o máximo das propriedades naturais do grão, como aroma e intensidade de sabor. Dentre as formas de preparos, podemos destacar algumas mais comuns, como o café espresso, o clássico coado no pano, o coado no papel ou o feito na prensa francesa.

Ou seja: cada café exige um tipo de moagem que precisa ser calibrada no moedor e, justamente por isso, você precisa se certificar que seu acessório é de qualidade na hora de escolher qual o melhor moedor de café

Existe, no mercado, uma infinidade de modelos de moedores, sendo necessário entender as diferenças entre eles antes de fazer sua escolha.

Qual a diferença entre os moedores de café?

A diferença básica está no funcionamento do equipamento. Para te ajudar a preparar uma bebida raiz, você pode escolher entre o moedor de café manual e o elétrico.

Moedores de café manuais

Este tipo de moedor é mais clássico, charmoso e nos remete à origem do café. Ele reúne história e conecta quem bebe com quem produz. Por isso, muitas vezes, acaba sendo o preferido dos consumidores, por mais que não seja tão funcional.

Um dos melhores moedores de café, da Tramontina, sendo preparado para uso.

Moedor de café manual sendo preparado para a moagem.

Moedores de café elétricos

Esta é uma opção mais prática, para quem gosta de agilidade e tem que preparar um café pra pegar no batente em 5 minutos. Outro ponto positivo dos elétricos é que a moagem é mais precisa. 

Dá para definir os detalhes, como a espessura em que o pó ficará – o que interfere diretamente no gosto. Assim, o resultado é mais uniforme do que o obtido em moedores manuais.

Como funciona um moedor de café?

Na hora de preparar um café da tarde especial com seu moedor, é preciso considerar alguns quesitos cruciais sobre ele e sobre a preparação em si. Por exemplo:

Cafeteira ou máquina

A primeira preocupação deve ser com o tipo de cafeteria ou mesmo máquina que você vai usar. Apesar de não faltarem opções no mercado, nem todas são adequadas para o preparo de um café de qualidade

Por exemplo, ao usar uma máquina, lembre-se que ela irá garantir apenas a temperatura correta da água e a pressão exata para extrair a melhor bebida. O preparo do grão depende de você!

Tipo de moedor utilizado

Outro quesito importante, claro, é o moedor, para os casos em que o consumidor prefira café em grãos

O mais importante é se certificar de que o moedor esteja bem regulado, para que a espessura do pó fique de acordo com o esperado.

Detalhes de um dos melhores moedores de café, feito em alumínio.

Regulador do moedor de café feito para controlar a espessura do grão.

O moedor manual funciona com uma manivela, e você precisa ficar girando para que os grãos sejam moídos. Se este for o seu caso, fique atento no quanto você a roda para não passar do ponto! 

O processo de moagem é interessante e para quem ama café pode até ser simbólico, porém não é nada prático. Por outro lado, existem moedores elétricos que são perfeitos para serem usados em casa. 

Já nas cafeterias, os moedores usados são profissionais, com maior capacidade e também melhor precisão no quesito granulometria.

Lâminas presentes no moedor

Uma outra diferença que pode ser encontrada nos moedores são as lâminas. As mais comuns são as de metal, mas existem também aparelhos com lâminas de cerâmica, como é o caso do moedor de café Bialetti

Comparando as duas, as de cerâmica são as mais apropriadas, pois garantem uma moagem homogênea. Já as lâminas de metal podem esquentar durante o processo, o que interfere no aroma do café, além de não serem tão precisas quanto a de cerâmica.

Por que ter um moedor de café em casa?

As vantagens de se ter um moedor de café em casa são inúmeras, mas entre os principais motivos podemos destacar os seguintes:

Preservar as melhores características do café

Quanto mais fresca for a torra e a moagem do grão, melhor será o café. Por isso, com um moedor, você consegue comprar o produto novo e aproveitar melhor sua bebida. 

Quando o café fica muito tempo moído e parado – como acontece nos supermercados –, ele perde muito da experiência sensorial. O gosto e o aroma mudam, e, na hora do preparo, muito da acidez e da doçura já podem ter sido perdidos.

Controlar a granulometria

Cada tipo de café pede que a moagem tenha um tamanho. Simplificando, você decide se o pó ficará mais fino ou mais grosso, o que influencia no aroma, no sabor e até na qualidade da bebida.

Por exemplo: cafés feitos em prensas francesas pedem que o pó fique grosso como um floco de aveia. Assim, a bebida fica mais encorpada e mais forte. Quando moído na hora, o café fica mais personalizado e potencializado.

Preparar cafés especiais

Cafés especiais do Moka pronto para sendo preparados após a moagem.

Cafés especiais do Moka: a melhor experiência para quem ama a bebida.

Quando falamos de cafés especiais, o ideal é passar o seu do zero. A experiência de fazer um pretão já começa quando você abre o saco com o grão, passa pela moagem, vai para a cafeteira e termina com aquele cheiro delicioso pelo ar enquanto você degusta o resultado desse processo lindo.

Como escolher o moedor ideal?

Para te ajudar a decidir qual moedor comprar, separamos quatro pontos para pensar antes de comprar seu aparelho!

1. Defina para o que será usado

O primeiro passo é decidir para o que será usado seu moedor. Se for para preparar um café mais raiz, não existem muitas razões para investir em um moedor profissional, que com certeza pedirá um investimento de mais de mil reais.

Caso você nunca tenha utilizado um moedor, a dica é ir pelo simples. Existem muitos moedores manuais que são bons e que irão atender suas necessidades. Eles são ótimos para pequenas produções e para se conectar com o preparo.

Para mais praticidade, o melhor é escolher os elétricos. Além de serem mais rápidos, eles permitem moer uma maior quantidade.

2. Praticidade para limpeza

Outro ponto interessante, que pode influenciar a decisão de compra, é a limpeza. Modelos mais simples podem ser desmontados e lavados com agilidade, enquanto moedores mais completos pedem mais cuidado na manutenção.

Uma dica importante é sempre limpar a parte que entra em contato com o grão com água quente, para que o óleo e as partículas de café sejam removidos e não interfiram no sabor e no aroma da próxima moagem.

Cadastre-se no Moka e se torne um coffee lover!

* Obrigatório



3. Valor do investimento

Quando falamos em preço, os moedores manuais são os mais acessíveis. Eles geralmente não permitem ajustar a granulometria, por exemplo, mas, para uso domiciliar, são ótimos. 

Se você decidiu começar a explorar o mundo da moagem agora, também indicamos o moedor manual. Assim, você vai conhecendo o processo e se conectando com nosso amado grão brasileiro.

Agora, caso esteja procurando um equipamento potente, com mais funcionalidades e para um uso profissional, os moedores elétricos são a melhor opção. Serão mais caros, mas (alguns modelos) possibilitam o controle completo da moagem.

4. Tamanho do moedor

Por mais que este ponto não seja tão alarmante, é válido falar sobre. Moedores elétricos costumam ser maiores e precisam ficar próximos à tomada. Para cozinhas pequenas, eles podem não ser a melhor opção.

Moedores manuais são mais compactos e leves. Além de encaixar em qualquer espaço, podem ser levados a diferentes lugares e usados em diversas ocasiões – como na casa de um amigo e durante um encontro.

Quais as principais marcas de moedores?

Existem algumas marcas de moedores de café bem famosas por conta de diferentes características e benefícios. Aqui, você conhece um pouquinho mais delas!

Hario

A Hario é uma marca japonesa fundada em 1921 que se mantém relevante ainda nos dias de hoje. Sua especialidade são produtos feitos com vidro, e um dos seus moedores mais famosos é o modelo manual Domme.

Aliás, a Hario tem uma infinidade de modelos, tanto manuais quanto elétricos, com diferentes funções e capacidades, sendo uma ótima ideia tanto para quem tem uma demanda diária pequena como também para aqueles que fazem muito café ao longo do dia.

Bialetti

A marca italiana Bialetti é outra bastante conhecida no mercado, contando com diferentes equipamentos e soluções para a produção de café, como cafeteiras, chaleiras e cremeiras

Tramontina

Uma marca nacional que cada vez mais expande o repertório de produtos para café, colocando, à disposição dos cafeeiros de plantão, moedores, cafeteiras e outros utensílios de muita qualidade. 

Vale a pena pesquisar o que o mercado oferece e, de acordo com a sua necessidade e o seu poder aquisitivo no momento, comprar o moedor de café com base nesses critérios. 

A princípio, encontrar o produto ideal pode parecer algo complexo, mas, ao fazer pesquisas, você vai se familiarizar com o assunto e tomar uma decisão.

Quais os principais modelos do mercado?

Na hora de comprar um moedor de café, é importante se atentar aos quesitos citados. Além do tipo de equipamento e das lâminas presentes nele, decidir onde você vai usar é muito importante.

Se for pra uso doméstico, você não precisa investir em um modelo cheio de funções. Agora, caso vá utilizar seu moedor profissional, é melhor comprar um mais potente e com utilidades mais específicas.

Moedor manual Hario Slim

Perfeito para quem se preocupa em preservar as principais características do grão e para preparar uma quantidade menor de café, o Hario Slim é um moedor compacto, leve e fácil de usar.

Ele é produzido em plástico e em metral, tritura até 24 gramas de grão e ainda tem lâminas de cerâmica – as mais indicadas para moagem!

Hario Slim: um dos melhores moedores de café do mercado. Clique e compre!

Moedor elétrico Bialetti

Produzido pela marca italiana Bialetti, este moedor é moderno e automático. Fácil de usar, consiste em apertar o botão por no máximo 30 segundos e observar a mágica acontecendo. 

Não é o mais recomendado para a moagem de muitos grãos – suporta até 50 gramas –, mas, por trabalhar “sozinho”, fica fácil fazer vários ciclos até atingir a quantidade desejada.

O moedor de café da Bialetti é um dos melhores do mercado. Clique e compre!

Moedor elétrico Tramontina Breville

Este é para os profissionais e para quem quer um moedor com todas as funções possíveis. A tela LCD disponibiliza mais de 60 configurações diferentes para a moagem.

Dá para moer até 450 gramas de grão por vez, e no monitor você consegue conferir quantas xícaras dá para fazer com o que está sendo moído. É mais caro, mas possui utilidades que fogem do comum.

O Tramontina Breville é um dos mais tecnológicos para comprar. Clique e confira!

Como a internet pode te ajudar a comprar o moedor ideal?

A internet é uma fonte de informações sem fim e pode te ajudar a entender melhor como escolher o moedor ideal para ter em casa. 

Agora que você já sabe quais são os principais pontos que deve considerar ao escolher o aparelho, a dica é visitar as lojas online especializadas em café para ver quais são as alternativas disponíveis.

No Moka Clube, você encontra moedores de café e muitos outros equipamentos para preparar seu pretão todos os dias. Clique no banner e acesse!

Clique na imagem e confira os melhores moedores de café no site do Moka.