Skip to main content

Que o pretão é muito versátil, isso não é segredo para ninguém. Agora, duvido que você saiba que já existem empresas que estão criando bebidas para quem não gosta do grão! Parece loucura, mas esses são os cafés aromatizados ou saborizados — como eles preferem chamar. 

Brincadeiras à parte, aprecie ou não a bebida, continue a leitura do post para entender como esse pretão é feito.

Banner para comprar cafés online

O que é café aromatizado?

O café aromatizado é uma das novas e interessantes formas de consumir essa bebida tão amada e clássica. Como o nome já diz, nada mais é que o método de inserir essências ao pretão, com o objetivo de adicionar mais sabor à bebida — ou mesmo escondê-las. 

Acrescentar esse toque a mais pode gerar resultados surpreendentes que agradam até o mais exigente dos paladares. Para quem adora se aventurar nos sabores e experimentar diferentes sensações, o café aromatizado é uma ótima opção. 

Esse processo foi criado para oferecer nova alternativa ao pretão, com sabores artificiais que escondem o aroma do café e o seu amargor característico. Esse processo faz com que a bebida seja mais fácil de tomar, claro, para pessoas não acostumadas. 

A qualidade dos grãos de café utilizados nesse processo não é necessariamente ruim. No entanto, poderia ser, já que as essências escondem todas as impurezas e os defeitos no sabor. Por isso, é necessário se atentar sobre a origem e a procedência desse pretão.

O pretão saborizado pode ser feito em casa ou já adquirido direto das cafeterias, o método é diferente, mas o resultado é o mesmo. Os sabores mais comuns de serem encontrados são cafés com aroma de chocolate, nozes, avelã, baunilha e caramelo, mas as possibilidades são infinitas. 

Mulher bebendo café em uma xícara branca

Os sabores do pretão são identificados pela análise sensorial do café.

Esse tipo de café é uma alternativa interessante ao convencional pretão de todos os dias e uma ótima opção para quem quer mudar e experimentar novos sabores. Além disso, por ser muito mais versátil, agrada um público muito maior. 

Fazer o café aromatizado não tem segredos, é igual ao tradicional e pode ser feito em todos os métodos de preparo do pretão, desde Aeropress até French Press

Como tornar um café aromatizado?

Você pode estar se perguntando “se o café aromatizado é uma bebida com um toque a mais de sabor, então, como esse preparo é feito?”. 

Pois bem, isso acontece durante e depois da torra do grão e, como já afirmamos anteriormente, pode ser feito por profissionais ou em casa mesmo. Saiba como!

Saborização por profissionais

Durante a torra do café, os grãos podem alcançar até 230°C. Essas altas temperaturas modificam toda a estrutura do pretão e podem deixá-lo ainda mais poroso. 

Quando a torra termina — e o café sai do cilindro quente —, ele é despejado em uma bandeja para resfriamento rápido, evitando que continue a cozinhar, já que a parte interna do grão ainda segue muito quente.

Homem mexendo em café

O perfil de torra de café influencia diretamente no aroma e no sabor da bebida.

É no resfriamento, após a torra, que a mágica acontece. Vapores de água com as mais diversas essências são borrifadas por cima dos grãos — que absorvem essas gotículas enquanto ainda estão quentes. Depois que resfriam, o café parece comum como qualquer outro.

As essências podem ser de macadâmia, chocolate, nozes, avelã, creme e até frutas exóticas, como o açaí. São diversas opções para agradar todo tipo de “não tomador de café” por aí. Ops, falei.

Saborização em casa

O café saborizado pode ser feito em casa, com sabores não industriais que, inclusive, são muito utilizados no Oriente Médio. É possível obter o resultado nas moagens, misturando o grão com cardamomo, raspas de chocolate, canela e até anis-estrelado.

Também é possível utilizar uma rodela de laranja diretamente no filtro do pretão, deixando a bebida um pouco mais ácida e exótica. Combinação ótima para cafés gelados e cold brew.

Cold Brew Coffee com laranjas

A laranja ajuda a ressaltar a acidez do café.

Como armazenar o café aromatizado

Assim como o café tradicional, o aromatizado ou saborizado precisa de cuidados para guardar as embalagens. Isso acontece porque o oxigênio “rouba” as notas de sabor do pretão. Em três ou quatro dias, o grão já perde suas principais características. 

Por isso, as embalagens precisam ser armazenadas em potes bem fechados, de preferência herméticos, e longe da luz solar. Além disso, é importante deixá-las distantes de outros pacotes para que não peguem cheiro.

Cafés aromatizados x cafés especiais

Vale a pena ressaltar que os aromatizados são diferentes dos especiais, aqueles que possuem notas sensoriais do café descritas nas embalagens. A diferença entre eles é a forma como os sabores são encontrados. 

Nos cafés especiais, o processo é muito mais natural e é feito a partir de reações químicas no momento da torra do grão

Já o aromatizado, como já explicado, é um processo que ocorre após a torra já ter sido finalizada e é um sabor mais artificial.

Os cafés aromatizados ou saborizados são uma alternativa aos tradicionais e, para aqueles que já estão torcendo o nariz, vale a pena experimentar para conhecer mais sobre o produto. 

Na dúvida de qual o melhor café para escolher, o Moka Clube te ajuda. Clique no banner abaixo e conheça todas as nossas opções de pretões especiais para alegrar seu dia. 

Clique e acesse os cafés especiais para análise sensorial do Moka.